Image Map

11 outubro 2010



Mau-Hálito em cães... Livre-se desse mal !


Por Marina Conforti
Oi pessoa, tudo bom? Hoje vamos falar de um assunto muito conhecido de todos nós...
O mau-hálito dos nossos amigos! 
É super comum e cerca de 99% dos cães tem esse problema. Mas... porque isso acontece? Vamos lá.
Assim como a gente, quando os animais comem, sobram  restos de alimento entre os dentes. E pelo dente acabar ficando sujo, surge a placa bacteriana (o tártaro) e o conseqüente mau-hálito.


Isso depende muito da alimentação que você dá ao seu amigo. Se ele é acostumado com alimentação caseira, isso piora bastante! É porque geralmente a alimentação como a nossa, é mais pastosa, mais molinha, acumulando mais entre os dentres. E geralmente é com esse tipo de alimentação em que o odor piora.

Se ele come apenas uma ração de boa qualidade, ele pode ter o tártaro sim, porém, com odor e forma reduzida.

Mas.... tem como prevenir?
Sim! Assim como nós, os animais também devem ter os dentes escovados!! E isso é uma coisa que nem todo mundo sabe... mas que ajuda muito na prevenção do tártaro.

Em pet-shops existem escovas e creme dental específico para o seu animal. Jamais escove os dentes dele com os produtos que nós usamos!! Ele pode ter uma intoxicação, devido ao alto teor de flúor na fórmula.
E também o creme dental deles, não é necessário enxaguar. Então não se preocupe, ele poderá “engolir” o restinho de pasta que fica nos dentes, sem mal algum.
Os dentes do seu animal podem ser escovados diariamente, dependendo do seu tempo. Mas recomendamos uma escovação mínima de 1 vez na semana.
Há quem prefira pedir aos profissionais do banho e tosa para fazer isso, pois eles são acosatumados. Porém nesses casos, lembre-se de levar o creme dental e a escova  que você tem em casa, exclusiva do seu bichinho!
Existem produtos veterinários também para ser colocado na água de bebida. Porém, eles apenas ajudam a prevenir e não dispensam a escovação.

Caso o seu bichinho já tenha placas de tártaro grandes nos dentes, a escovação apenas não resolve. Então é necessário levá-lo ao veterinário para uma avaliação e possível tratamento periodontal.(que geralmente chamamos de limpeza de tártato, mas esse termo é errado!) Esse tratamento necessita de anestesia geral, pois os bichinhos se incomodam bastante e também não param com a boca aberta como nós, não é mesmo? Para isso é necessário que seja feita uma avaliação para saber se seu animal é saudável para esse procedimento que é considerado cirúrgico. Muitas vezes, alguns dentes podem ser até retirados. Mas nada é traumático e seu animal se acostuma com facilidade. Depois, é só manter as escovações e seguir as orientações alimentares que o veterinário indicar.

É isso gente, espero que e tenha tirado algumas duvidas de vocês. Qualquer coisa, só deixar um comentário.

Beijos, até a próxima..

5
Comentários via FaceBook

5 comentários:

  1. Muito legal, adoro esses posts sobre como cuidar bem dos nossos bichinhos.
    Bjuuus

    ResponderExcluir
  2. Oi Ágatha ! que bom que você gostou!

    Logo mais, post novo..

    Bjjss..

    ResponderExcluir
  3. To aprendendo muito com essa tag a cuidar melhor da minha amigona!

    ResponderExcluir
  4. Excelente tópico! Escovo os dentes dos meus peludinhos, desde bem pequenos. Alguns até já acostumaram com o ato e nem ligam, outros odeiam, mas eu não abro mão dessa rotina. Uso creme dental canino (creme dental para humanos, jamais hein galera!) e escovo pelo menos 2 vezes por semana.

    ResponderExcluir
  5. Eu dou osso para as minhas todos os dias no final do dia. Mas a Tuca precisa urgente fazer limpeza de tartaro, pois a bichinha tem preguiça de roer o osso, ela espera a Pitty amolecer o dela pra roubar... rsrs esses bichinhos são engraçados.
    bjkssss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...