Image Map

09 novembro 2010



Beleza à flor da pele: Protetor Solar

Por TahFavreto
Se eu pudesse dar uma só dica sobre o futuro, seria esta: use filtro solar!”

Essa frase é de um lindo texto da colunista Mary Schmich. Vamos descobrir por que ela faz tanto sentido?

Primeiro precisamos entender qual a diferença entre os raios UVB e UVA:
Os raios UVB penetram superficialmente na pele e são os responsáveis pelas queimaduras solares. É no verão que a incidência desses raios aumenta e as principais alterações no DNA que predispõem ao câncer de pele são causadas por eles.

Já os raios UVA penetram profundamente na pele e são os responsáveis pelos efeitos danosos causados à longo prazo, como manchas, fotoalergias e o temido envelhecimento precoce (perda da elasticidade da pele, rugas, ressecamento, flacidez). É importante lembrar que os raios UVA também estão relacionados ao aparecimento do câncer de pele.
Diferentemente da radiação UVB, a radiação UVA mantém-se constante durante todas as estações do ano, por isso devemos nos proteger todos os dias, faça chuva ou faça sol.

Agora vamos falar de um assunto que causa muitas dúvidas: o FPS:

O FPS (Fator de Proteção Solar) diz respeito ao grau de proteção da pele contra a queimadura solar e, portanto, indica APENAS a proteção contra a radiação UVB.
Os melhores protetores oferecem também proteção contra os raios UVA e são esses que você deve escolher.
Importante: O ideal é que a proteção UVA seja equivalente a pelo menos 1/3 do FPS.

Entendendo a embalagem:

Se no protetor solar que você usa não estiver escrito “Proteção UVB” (ou algo parecido), não se preocupe, isso é redundante, uma vez que o FPS já diz respeito a essa proteção.

Quanto à proteção UVA, o ideal (e não obrigatório!) é que realmente a embalagem tenha ela especificada. Pode aparecer escrito só “Proteção UVA”, ou ainda UVA+, UVA++, UVA+++ e também PA+, PA++, PA+++ (a quantidade de “+” indica o grau de proteção: baixa+, média++ e alta+++). Consulte o seu dermatologista porque ele é que vai indicar um protetor com adequada proteção UVA.

É interessante você conhecer a sigla PPD. Ela diz respeito a medida de proteção contra os raios UVA e, como já foi dito, deve ser pelo menos 1/3 do FPS. Se você utiliza o protetor Anthelios XL FPS 60, por exemplo, está se protegendo contra a radiação UVA com um PPD 28, quase 1/2 do FPS, bem maior do que o mínimo exigido. Dê preferência a esses protetores com PPD altíssimo.

 E quanto à escolha do produto, qual é o melhor?

A resposta é óbvia, depende do seu tipo de pele. É importante enfatizar que na Dermatologia não existe apenas a “pele oleosa”, por exemplo. Existe a pele oleosa e sensível, oleosa e resistente, oleosa e pigmentada, oleosa e não-pigmentada, etc. Enfim, são considerados até 16 tipos de pele, por isso não escolha por conta própria e siga a orientação do seu dermatologista, ele vai levar em conta todos esses parâmetros de classificação.

Quanto ao FPS, no mínimo 30. Essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, porque as pessoas dificilmente aplicam o protetor de forma adequada. Alguns estudos sugerem que se você aplicar uma camada fina, o FPS pode ser reduzido para 1/3 do valor original.

Meninas (e meninos!), essa teoria toda é muito cansativa, mas se você tiver entendido direitinho até aqui, considere-se a/o paciente que todo dermatologista gostaria de ter. =) Pelo menos eu - daqui a alguns anos quando me formar - vou ficar muito feliz em ver que meus pacientes estão super informados, já que infelizmente é difícil dar todos esses detalhes durante a consulta.

DICAS:
- Mamães, o uso do filtro solar é recomendado a partir dos seis meses de idade. Os bebês têm a pele sensível, por isso é bom evitar filtros químicos (porque são absorvidos pela pele) e usar filtros físicos.


- Se você tem tatuagem, o protetor solar é imprescindível para manter as cores vivas por mais tempo.

- Se você usa algum produto de maquiagem (como primer, base e pó) que possui filtro solar, não significa que você pode, necessariamente, dispensar o uso do protetor. Algumas bases têm FPS alto, mas PPD baixo, ou seja, a proteção delas contra o envelhecimento da pele que os raios UVA causam não é muito eficaz.
- Todo mundo sabe que as mãos denunciam a idade e a falta de cuidados que tivemos no decorrer dos anos. O protetor é indispensável, mas nem sempre nos lembramos de passá-lo, ou então lavamos as mãos freqüentemente e falta paciência para ficar reaplicando. Por isso eu uso luvas de FPU 50 (essa é a sigla quando nos referimos aos tecidos) para dirigir e super recomendo. Ela nem é tão feia e chamativa assim, né?


- Para as apaixonadas por maquiagem como eu: se você comprou um protetor solar e odiou, achou melequento, oleoso e está prestes a jogá-lo fora, não faça isso! Depois de matificar a pele, use-o como iluminador por cima das maçãs do rosto indo em direção às têmporas em formato de “C”. Siiim! Ele vai dar um efeito muito bonito de brilho e ao mesmo tempo você vai intensificar a proteção contra as rugas periorbitais, os temidos pés-de-galinha.

Agora chega de teoria! Para terminar, mais um trecho do texto Wear Sunscreen, da Mary Schmich:

"Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade. Cante. (...) Não seja leviano com o coração dos outros. Não ature gente de coração leviano. (...) Não perca tempo com inveja. Às vezes se está por cima, às vezes por baixo. A peleja é longa e, no fim, é só você contra você mesmo. (...) Esforce-se de verdade para diminuir as distâncias geográficas e de estilos de vida, porque quanto mais velho você ficar, mais você vai precisar das pessoas que conheceu quando jovem. (...) Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem. (...)
Mas no filtro solar, acredite!”

Alê, muito obrigada pelo espaço!
Adorei participar e espero que todos tenham aprendido um pouco. =)

Se alguém tiver dúvidas pode mandar para o meu twitter:
2
Comentários via FaceBook

2 comentários:

  1. Oiii Ale e sua turma :D
    Bom.. sou nova por aqui e adooor o tudo junto e misturado!!!
    Se puderem deem uma passadinha lá no meu blog!!!
    Beeeijoooos

    ResponderExcluir
  2. Tah que legal o texto hoje também escrevi sobre protetor solar no meu blog, pois apesar de ter a pele mais escura não dispenso mais o bloqueador solar, é importantíssimo nos consientisar que a cada dia o sol e os raios uv ficam mais fortes!!! MENIINAS que Blog lindoooo!!! Adoro passar aqui!

    Ahhh... Estou com um novo sorteio no meu blog! Desta vez é uma mini paleta de sombras e blushes 3D, as cores são lindas e super pigmentadas! Dá uma passadinha lá pra conferir?! Toh com um novo Post tb! http://mirzabraga.blogspot.com

    Beijos! Toh te seguindo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...