Image Map

12 novembro 2010



Saúde: Cistite


Por Queila Rocha
Oieee pessoal, tudo bem???
Que tal falarmos mais uma vez sobre problemas de saúde.
É sempre muito bom estarmos bem informados sobre problemas que podem acontecer com o nosso corpo...
Ontem fui com minha mãe ao medico e me deparei com um folhetinho escrito assim:
“Toda mulher tem desejos, incluindo estar livredacistite”


E você sabe o que é a cistite?
A cistite nada mais é do que uma inflamação da bexiga, geralmente é desencadeada por bactérias naturais da flora intestinal. Algumas pessoas e até médicos conhecem essa doença como infecção do trato urinário.
Todos estão propensos a ter esse problema, mas ela é comumente afetada na população feminina. “A cistite pode atingir crianças e adultos de ambos os sexos. Porém, a população feminina é a mais afetada. 25-35% de todas as mulheres de 20-40 anos terão uma infecção urinária não complicada”.

Isso ocorre com nos mulheres devido a nossa anatomia, a uretra feminina é menor do que a masculina desse jeito a bactéria consegue chegar mais rápido a bexiga e  pelo fato de que o ânus e a uretra tem uma pequena distancia ocasionando a contaminação.

Mas não é só isso meninas, mulheres sexualmente ativas também possuem maiores ricos de ter Cistite. Isso porque a bactéria pode ser introduzida na bexiga através da uretra durante a atividade sexual

Os tipos de Cistite:

Cistite bacteriana, o tipo mais comum, o qual geralmente é causada por bactéria coliforme sendo transferida do intestino para a bexiga através da uretra.

Cistite intersticial é considerada mais uma lesão da bexiga resultando em irritação constante e raramente envolve a presença de infecção. A causa da cistite intersticial é desconhecida, mas suspeita-se que ela possa ser autoimune, quando o sistema imunológico ataca a bexiga.

Cistite eosinofílica é uma forma rara de cistite que é diagnosticada por biópsia. Nesses casos, a parede da bexiga é infiltrada com altas números de eosinófilos (tipo de glóbulo branco). A causa da cistite eosinofílica é desconhecida, porém ela pode ser engatilhada em crianças por certos medicamentos.

Cistite por radiação geralmente ocorre em pacientes passando por radioterapia para tratamento de câncer.

Cistite hemorrágica
(Informações retiradas do site http://www.copacabanarunners.net/cistite.html)

Quais os sintomas?

* Aumento da vontade de urinar (você acaba de ir ao banheiro e já sente urgência de urinar novamente, mesmo estando com a bexiga vazia)
* Dor em baixo frente
* Ao urinar ardência
* Febre (em alguns casos)
* Vontade de urinar  a noite e durante a madrugada
* Urina com sangue (em casos mais avançados da doença)
* Odor forte da urina
* Dores lombares
Como diagnosticar e tratamento:
Em primeiro lugar gente procure um médico para um diagnóstico preciso e a indicação da medicação correta, pois a automedicação pode ser extremamente prejudicial.
Para confirmar a cistite pode ser feito exames de Cultura de Urina e exames de imagem (raio-x e ecografia do aparelho urinário)
Geralmente é aconselhado evitar penetração vaginal até que a infecção seja curada. Para controlar a infecção bacteriana são utilizados antibióticos. É vital que o tratamento com antibióticos, uma vez começado, seja completado. A escolha do antibiótico é preferencialmente guiada pelo resultado da cultura da urina (exame de urina feito em laboratório). O monitoramento da cistite inclui culturas de urina para certificar que a bactéria não está mais presente na urina.


Atenção:
Apesar de ser uma doença de fácil tratamento podem ocorrer algumas complicações se não tratadas direito como:Pielonefrite e Insuficiência renal

Então pessoal, eu já tive Cistite, e posso dizer a vocês que é terrível, mas  quando você procura um medico rápido, começa a tomar medicação rapidinho as dores passam e você já esta “Zero Bala”denovo rsrs. Uma dica tome muita água, a bactéria muitas vezes é eliminada pela urina e quanto mais água você tomar melhor.

Achei um vídeo bem bacana que explica melhor ainda sobre a Cistite, e não esqueçam surgindo um desses sintomas Procure logo seu medico Ginecologista ou Urologista

Recomendação Médica from Livre da Cistite on Vimeo.


Sites para leitura complementar:

Espero ter ajudado vocês.
Um super beijo 

4
Comentários via FaceBook

4 comentários:

  1. Nossa Queilinha!!!
    Sabe que eu tenho cistite qdo baixa minha imunidade!!!
    Uma coisa...
    Mas eu não sabia de tds esses tipos, nossa, qta cois heim!!??
    E é uma doencinha chata que só!!!
    Amei as informações!!!
    bjks

    ResponderExcluir
  2. Meninas, é interessante, também, fazer uso de suco de cranberry, pois ele age formando uma proteção contra formação de colônias de bactérias no organismo. Perguntem aos seus médicos, pois foi o meu que recomendou e funciona mesmo! mas cuidado que tem uma marca dizendo que tem cranberry, mas não tem. eu não lembro do nome dela agora, mas sei que a marca é azul e eles fazem suco de soja e leite. Para faezr o efeito tem que ter cranberry de verdade. falem com o médico de vcs!!! Bjssssssss!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sofri demais de cistite na gravidez... graças a Deus não tive mais ... era um sofrimento ...

    ResponderExcluir
  4. @Lígia CarvalhoNossa Ligia, vc já escreveu sobre o cramberry, preciso pesquisar mais sobre ele, mas ainda não vi vendendo ... vc toma o suco mesmo ? E compra no mercado?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...