Image Map

27 janeiro 2011



Rotina de Cuidados com a Pele


Tah Favreto
A pedidos, hoje vou escrever um pouco sobre meus cuidados com a pele e dar algumas dicas de produtos que deixam a pele maravilhosa.


Observações Iniciais:
- Minha pele é normal. Há alguns meses fiz tratamento com um medicamento chamado Roacutan (Isotretinoína) para eliminar cravos e excesso de oleosidade. Deu super certo, hoje em dia não tenho um cravo sequer no rosto;
- O que funciona para mim pode não funcionar para você. Consulte sempre seu Dermatologista, só ele sabe o que é bom para a sua pele;
- Ninguém com a minha idade (20 anos) precisa usar tantos produtos. Muita coisa eu ganhei e encaixo na minha rotina diária porque não quero correr o risco de esperar e usar produtos vencidos. Sem contar que vou ser Dermatologista, então sou uma “cobaia de mim mesma”, testo milhões de cremes, tônicos, esfoliantes, etc;
- Em hipótese alguma use medicamentos para a pele sem consultar seu Dermatologista.

Vamos começar pelo mais importante:
- Episol FPS 45 – Mantecorp: É muito importante usar Protetor Solar no corpo todos os dias. Use nas áreas expostas como braços, colo e mãos. O Episol foi o melhor que encontrei até agora com mais de 100g, mas ele não é muito sequinho. =(

- Super City Block FPS 40 – Clinique: Uso todos os dias no rosto e pescoço. É perfeito para quem procura protetor bom com tom de base.
- Gel de Limpeza Cold Cream – Avène: Uso como demaquilante e no início da tarde, antes de reaplicar o Protetor Solar. Ele é suave e limpa sem ressacar.

- Liquid Facial Soap Mild – Clinique: Faz parte dos famosos 3 passos. Uso geralmente pela manhã e adoro, ele deixa a pele fresquinha.
- Espuma de Limpeza Anti-Blemish – Clinique: Ideal para peles muito oleosas, porque limpa profundamente. Uso apenas nos domingos para preparar a pele antes da esfoliação.
- Gel de Limpeza Effaclar – La Roche-Posay: Também é ótimo para controlar a oleosidade e deixa a pele matificada. Uso todas as noites.
- Água Termal – La Roche-Posay: Única água termal que não deixa minha pele repuxando, isso porque ela tem pouco zinco e é mais hidratante. Não vivo sem!
- Clarifying Lotion 2, 3 e Anti-Blemish – Clinique: A Clinique chama essas loções de esfoliantes químicos. Essa verdinha uso apenas uma vez por semana porque ela é bem forte e esse pó que vocês estão vendo no fundo da embalagem promete (e cumpre) retirar o brilho da pele.
- Água Facial Immortelle – L’Occitane: Sem álcool e com benefícios anti-idade. Nada melhor, né? Uso durante o inverno e após a esfoliação, quando minha pele está muito irritada.

 
- Hidratante Anti-Blemish – Clinique: Perfeito para peles super oleosas, com acne. Uso nos dias muito quentes, ele controla totalmente o brilho da pele.
- Dramatically Different Moisturizing Gel e Lotion – Clinique: O primeiro é ótimo matificante, todo mundo conhece. O segundo é bem hidratante, uso todos os dias no pescoço.
- Effaclar H – La Roche-Posay: Ele é um hidratante compensador, ou seja, se você fizer tratamentos que ressecam a pele, ele vai compensar a perda de óleo. Usei quando fiz o tratamento com o Roacutan e uso no inverno, quando minha pele fica seca.

 
- Eluage – Avène Rosto e Olhos: Creme anti-idade com Retinaldeído + Ácido Hialurônico. Prevenção é tudo! Uso terças e quintas, à noite.
- Melora C FPS 15: Vitamina C tópica é um ótimo antioxidante e já é recomendado para quem tem a minha idade. Se você quer um bom creme para começar a prevenir rugas, esse é ideal. Uso antes do Protetor Solar e quando estou em casa, para me proteger das luzes artificiais.
- Derm AOX – La Roche-Posay: Age contra a Glicação (processo que “endurece” o colágeno, causando rugas). Cremes anti-idade costumam ser oleosos, mas esse não é. Alterno ele com o Melora C.
- All About Eyes – Clinique: Ótimo hidratante para a área dos olhos. Evita que o corretivo craquele e tem benefícios anti-idade. Uso pela manhã e à tarde.
 
- Even Better – Clinique: Promete eliminar manchas e deixar o tom da pele uniforme. Uso para clarear alguns resquícios de sardas e já notei diferença. Sou bem racional, então só com o passar do tempo vou chegar a uma conclusão mais consistente.
- Esfoliante Suave – Avène: Sua pele é sensível, mas você não quer deixar de esfoliá-la? Então esse esfoliante é perfeito para você. Uso todo domingo.
- Diacnéal – Avène: Retinaldeído + Ácido Glicólico a 6%. O uso de ácidos é essencial, não é a toa que os peelings fazem tanto sucesso. São os ácidos que renovam a pele e facilitam a absorção dos cremes que utilizamos. Segundo minha Dermatologista, ácido é o melhor anti-idade que existe. Uso segundas, quartas e sextas à noite.
- Triderm – Medley: Ácido Retinóico, meu queridinho. Alterno com o Ácido Glicólico. Ele é um medicamento, então não vou dar detalhes. Consulte seu Dermatologista.
 - Essentielles – Vichy: É um hidratante corporal, mas uso nas mãos. Ele hidrata bastante, é barato e tem um cheirinho muito gostoso.
- Ceralip – La Roche-Posay e Cold Cream – Avène: Perfeitos para lábios muito ressecados.
- Cera Nutritiva – Granado: Acho que todo mundo já conhece e adora, né? Jamais tirem as cutículas! Se você hidratá-las vai perceber que fica muito mais bonito e elegante.

Se alguém quiser saber mais sobre algum produto específico, é só pedir nos comentários.
Quase todos eles podem ser encontrados na loja online SweetCare, com um preço 3x mais barato do que o do Brasil.
E lembre-se: você não precisa nem da metade disso para ter uma pele linda.
Siga as recomendações do seu Dermatologista e tenha uma rotina regular. Sua pele agradece.=)

Beijinhos


26
Comentários via FaceBook

26 comentários:

  1. Nossa amei as dicas da Tah!!!
    Vou levar os nomes de alguns desses produtos para pedir a opinião da minha dermatologista...
    Bjus
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Nussss que Kit maraaaaa só tem coisa boaaa menina.
    Eu to na onda de mais preocupaçao com pele a idade vai chegando e a ficha vai caindo antes eu nem ligava pra nada affe quando lembro das coisas que já fiz pra maltratar minha pele e olho as machas que isso gerou me dá um remorso.
    Otimo post adorei=]

    Bjsss

    Suhh

    ResponderExcluir
  3. Tah, o Even Better – Clinique ele clareia manchinha (pequena) de espinha? vc usa ele no rosto todo ou apenas em áreas específicas? Obg!

    ResponderExcluir
  4. Uau, quantos produtos!!! Conheci seu blog por acaso e já virei fã! bjk

    ResponderExcluir
  5. Star Bonita

    Nada de remorso!
    Nunca é tarde demais para começar a cuidar da pele.
    Hoje em dia existem tratamentos maravilhosos que clareiam as manchas em pouquíssimo tempo. =)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo

    Eu uso o Even Better Skin Tone Corrector. Como ele serve para uniformizar o tom de pele, uso no rosto todo.
    Tem também o Even Better Dark Spot Corrector, que se eu não me engano é indicado para passar apenas nas manchas.

    É muito bom! Mesmo se ele não clarear totalmente as minhas sardas, já vale a pena pelo fato dele deixar a pele linda e luminosa mas ao mesmo tempo matificada, entende? Recomendo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo

    Eu não tenho manchas de espinhas para responder com certeza, mas segundo a Clinique ele promete eliminar esse tipo de mancha, até porque tem ação esfoliante.

    Espero ter ajudado. =*

    ResponderExcluir
  8. muuuuita coisa...mas como vc usa tudo isso? vc poderia fazer um post dizendo qual a ordem dos produtos que vc aplica...sempre tenho algumas dúvidas...

    Aline

    ResponderExcluir
  9. eu queroo todosss
    muito legais suas dicass
    bjux
    http://jackiemoraes.blogspot.com/
    @Mrsjackiemoraes

    ResponderExcluir
  10. Gostei da proposta do post. Porém gostaria de ter visto produtos mais fáceis e mais baratos de serem encontrados em farmácias "normais".
    Tirando o Episol e a cera da Granado, acredito que a maioria dos produtos não se enquadram com a realidade da maioria das leitoras do blog.
    Acho que seria legal ter mostrado opções que podem substituir os mostrados no post.
    É apenas a minha opinião e uma idéia.
    Gostaria também de tirar uma dúvida sobre os produtos anti-idade.
    Sei que a produção do colágeno diminui por volta dos 20 a 25 anos de idade.
    E uma fez quando fui me informar sobre um produto anti-idade me responderam que o recomendável é usar após os 25 anos de idade, mas que eu poderia usar se quisesse, mas que estaria desperdiçando princíos ativos.
    Agora fiquei na dúvida...
    Pode ou não usar produtos anti-idade antes do 25 anos de idade?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Aline

    No post eu já descrevi como eu uso, em que dias da semana e com que frequência. Quanto à ordem, quando uso hidratante, sempre passo o protetor solar depois.
    A regra geral é: limpeza, tonificação, hidratação (dispensável durante o dia, se você tiver a pele oleosa) e proteção solar.
    =*

    ResponderExcluir
  12. Liliana

    Na SweetCare você encontra esses produtos com preço de farmácia. É sempre bom investir em produtos de pele, mas se você não quiser gastar, há ótimas opções mais baratas como os produtos da L'Oréal e Neutrogena.

    Esclarecendo a sua dúvida, é necessário sim usar produtos anti-idade desde cedo. Os mais recomendados são os cremes com vitamina C, ideiais para quem tem até 25 anos. De maneira alguma vai ser desperdício, não se preocupe.

    Vale lembrar que o protetor solar é o melhor anti-idade que existe. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Tah, qta coisa! eu tinha reparado no dia, mas deixei pra comentar contigo por aqui ...
    Eu poderia pedir algo do tipo: - Even Better – Clinique, Esfoliante, Diacnéal – Avène: Retinaldeído + Ácido Glicólico a 6%.
    - Triderm – Medley: Ácido Retinóico

    Essa linha de acidos, q seria legal eu usar né? Lembro que vc comentou que para amenizar esse meu bigode chines, seria bom um pelling, vc acha que se eu usasse algo assim semanalmente teria um resultado melhor, ou melhor pra mim seria um pelling direto na dermato? Mas não queria algo agressivo que ficar descamando e vejo que quem faz pelling na dermato fica descamando ...

    Beijokassss linda!

    ResponderExcluir
  14. Alê

    Seria muito bom você usar ácidos, o resultado é ótimo.
    Os peelings são feitos com concentrações extremamente altas, mas em casa concentrações bem baixas usadas diariamente atingem bons resultados.
    No início a pele descama, mas logo passa.

    Resumindo: se você quiser um resultado rápido, faça um peeling; se tiver paciência, use os ácidos em casa, com acompanhamento do Dermatologista. O resultado é o mesmo, só demora um pouco mais.

    =*

    ResponderExcluir
  15. Tah, eu tenho algumas pequenas manchas de espinha no rosto e gostaria de clarea-las.. qual vc acha que seria o mais indicado pra mim? o Even Better Dark Spot Corrector ou Even Better Skin Tone Corrector??

    ResponderExcluir
  16. O Even Better Dark Spot Corrector é o mais indicado.
    Porém, existem substâncias muito melhores que esse creminho da Clinique. A Hidroquinona é de longe o melhor clareador que existe, tanto que é a primeira opção de todos os Dermatologistas.

    O Even Better custa R$ 269,90 na Sack's. Já a Hidroquinona, você pode encontrar por R$30 nas fármacias. É claro que esse tipo de tratamento deve ser acompanhado pelo Dermatologista (jamais use Hidroquinona sozinha!), porque deixa a pele muito sensível. Então, pelo preço vale a pena, mas machuca muito a pele. É só por esse motivo que uso o Even Better, ele não deixa a pele vermelha.

    Outra opção para você é fazer um peeling, que ao renovar a pele clareia as manchas. O uso de ácidos em casa também ajuda, pelo mesmo motivo.

    Há várias opções e você deve escolher com a ajuda do Dermato.
    O meu conselho é: não gaste quase R$300 com o Even Better, sendo que por apenas 10% desse valor você pode comprar um creme com Hidroquinona, um clareador muito mais eficiente.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Tah, obrigada por ter me respondido!
    Concordo com você. E EU (a letra é maiúscula porque estou sendo bem particular rsrsrs...) acho que tudo que diz respeito ao nosso bem estar físico vale a pena investir.
    Porém sempre temos que pensar em todos que lêem o que escrevemos. Imagina uma pessoa que ganha um salário mínimo comprar um creme de quase 300,00 Reias?!
    Todos merecem ter a pele bonita né?! rsrsrs...
    PELE BONITA PARA TODOS!!! rsrsrs... Vamos levantar esta bandeira! rsrsrs...
    Gostei do que você "falou" acima sobre a Hidroquinona. Porque por mais que produtos como os da Clinique, por exemplo, tenham uma ótima qualidade, mas há de convir que muita coisa disso é MARCA e MARKETING...
    É mais ou menos como os remédios genéricos...
    Eu uso exatamente o que você falou... rsrsrs Uso os produtos da Neutrogena. Me dou super bem com eles e não causam um déficit orçamentário. rsrsrs...
    E sobre produtos anti-idade... Gostei de saber que eu já poderia estar usando... Me animei agora!!! rsrsrs...
    Tirando o "Melora C" existe algum outro de vitamina C tópica que eu poderia usar?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  18. Liliana

    Concordo com você. Por isso eu sempre comento aqui sobre a loja online SweetCare. Os preços são muito bons!

    Como o post foi sobre minha rotina de cuidados, fiquei limitada ao que eu uso atualmente. =(
    Nos próximos posts vou tentar mostrar opções mais baratas que eu já testei e adorei. Muitos produtos baratinhos deixam marcas famosas no chão.

    Falando sobre Vitamina C tópica, outras ótimas sugestões são o Active C e o DERM AOX, da La Roche-Posay. Infelizmente, não conheço outros cremes mais baratos e dificilmente você vai encontrar. Eles são mais caros porque a Vitamina C é MUITO instável, exigindo um investimento maior até na embalagem (se ela possibilitar a entrada de ar, a vitamina oxida).

    Mas para compensar essas sugestões meio caras, aí vai uma SUPER DICA da minha Dermato:

    Compre um comprimido de Aspirina C Efervescente e coloque no fundo de um pires com +- 3 colheres de sopa de água.
    Quando o comprimido começar a dissolver, passe na pele (com os dedos ou com um pincel de base limpo) para ele terminar de dissolver em contato com a pele. Depois é só lavar e aplicar um hidratante de sua preferência.

    Sua pele vai ficar linda, por menos de 3 reais. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Poxa Tha que legal essa da Aspirina rsrsrs... Gostei!!!
    Obriga por responder!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  20. Olá!!

    Gostei do post! Adoro cuidar da minha pele...
    Uso o differin, passado pela minha dermatologista...mas gostaria muito de alterná-lo com algum outro produto, mesmo porque acho que o differin vem ressecando um pouco a minha pele, e olha que eu tenho a pele oleosa! Posso alternar o melora c com o differin? tenho 24, quase 25 anos, acha que é uma boa usar o melora c?

    Obrigada! Aline.

    ResponderExcluir
  21. Aline

    O Differin e o Melora C são produtos com propostas diferentes, por isso não vejo sentido em alternar o uso do Adapaleno com a Vitamina C.
    O Differin você usa à noite, certo? Já o Melora C é ideal para uso diurno, até porque a Vitamina C ajuda na proteção natural da pele contra a radiação ultravioleta.

    O que você pode fazer é continuar usando o Differin à noite e durante o dia aplicar o Melora C. Ele vai hidratar sua pele, deixando ela menos irritada. Você pode também usar numa noite o Differin e na outra algum creme anti-idade, a irritação será menor.
    Não esqueça de consultar seu Dermatologista antes de mudar sua rotina de cuidados. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Boa noite,

    Confesso que nunca vi um tratamento de beleza tão contraditório.

    Primeiro deles é quando você diz: “ninguém com a minha idade (20 anos) precisa usar tantos produtos”. Em seguida você lista uma tonelada de produtos de beleza que, na verdade, tem a mesma função. Eu concordo que ninguém com 20 anos precisa disso TUDO que você está usado. No máximo um bom e adequado limpador, um hidratante e foto-protetor. Um lip-balm. Se a pessoa tem incidência de acne, algum medicamento necessário. Mas sair revezado diariamente sabonetes loções, cremes, sua pele não vai se adequar com nenhum deles e muito menos trazer o resultado esperado. Até mesmo a loção esfoliante da Clinique requer o uso gradual para ter seus benefícios.
    Outra contradição é quando você afirma ter pele normal. Bom, todos os seus produtos são para peles oleosas e/ ou com tendência a acne. Sou da tese que pele normal só quem tem é criança. Depois a pele vai se tornando mais seca, áspera, oleosa, mista Uma pele normal não precisaria de metade das cosias que você usa. E você mesma se contradiz algumas vezes como: “perfeito para peles super oleosas, com acne. Uso nos dias muito quentes, ele controla totalmente o brilho da pele..”
    Com um terço desses produtos uma pessoa de 20 anos consegue ter uma pele boa e ainda economiza.
    Um produto de beleza depois que você abre, ele perde a validade final dele, quando você sai revezando uma toneladas de produtos e aumenta ainda mais a duração de cada um, corre o risco de “render demais” e o produto perder o efeito, principalmente com ácidos da família dos retinóides e a vitamina C.
    Mas você ainda vai estudar para ser dermato, quando chegar essa hora verá que pode melhorar suas escolhas e poupar seu bolso e sua pele.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Veronica.

    Acho que você não leu o trecho em que escrevi que a maior parte disso eu ganhei (pelo menos 70% disso, viu?). Então, se coloca no meu lugar, ou eu esperava vencer ou começava a usar. Fiquei com essa dúvida e fui a minha Dermato para ela me ajudar a organizar um jeito bom de usar esses produtos sem que um prejudicasse a absorção de outro. Deu nisso! Minha pele se adaptou super bem, mas confesso que tenho a mesma opinião: um creme para cada função está ótimo, até mesmo para quem é mais velha do que eu.
    Dessa lista, o Eluage, o DermAOX, o Even Better, o Diacnéal e TODOS os hidratantes já acabaram. Agora só uso um creme da RoC e um com vitamina C (Ah, você comentou sobre o cuidado que esse tipo de creme requer... Você não tem noção do quanto me preocupo com isso. Creme com vitamina C se passar de 6 meses, jogo fora. Por sinal, quando encomendei o Melora C descobri que a receita federal tinha aberto ele, fiquei super brava e chateada com isso. Com Retinóides também tenho um cuidado bem especial).

    Em relação ao meu tipo de pele, quem considera "normal" é minha Dermatologista. Eu "tinha" a pele oleosa mas o Roacutan deu um jeito nisso. Eu uso produtos para a pele oleosa porque, novamente segundo minha Dermato, eles vão manter os resultados da Isotretinoína. Quando cito "brilho da pele", me refiro ao brilho natural que me incomoda um pouquinho, gosto de deixar a pele bem matificada.

    Querida, muito obrigada pela crítica e por tê-la feito de forma educada, viu? Saiba que concordo com grande parte do que você disse. Hoje em dia tudo que eu ganho estou doando, inclusive quero combinar com a Alê (responsável pelo blog) algum sorteio futuramente. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. adorei muito obrigada !!!!

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite!

    Seria certo meu costume:

    Sabonete cleanance Avene + Agua Micelar Avene + Melora espuma + Protetor solar (DIA)

    Sabonete cleanance Avene + Agua Micelar Avene + creme manipulado acne (NOITE)



    Obrigada e Parabens!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...