Image Map

19 fevereiro 2011



Limpeza e Tonificação da Pele

por Tah Favreto
O primeiro passo para ter uma pele perfeita é ter uma rotina de cuidados que tenha um foco principal: uma boa limpeza. É necessário limpar a pele de forma adequada para eliminar totalmente os resíduos de maquiagem e poluição, acúmulo de células mortas e impurezas secretadas pela pele, como o suor e o sebo, causador da temida oleosidade.

Quantas vezes por dia devo limpar minha pele?

Os Dermatologistas recomendam limpar a pele 2 vezes por dia (pela manhã e antes de dormir). Se você limpar mais do que isso, pode desequilibrar a camada de proteção e causar uma produção excessiva de óleo.

Muitas pessoas não seguem essa regra, inclusive eu. Isso porque no início da tarde devemos reaplicar o Protetor Solar e o ideal é limpar bem a pele antes de passá-lo.

A minha dica é: especificamente nesse horário, use um sabonete ou gel de limpeza que não agrida a sua pele, como os indicados para peles secas. Dessa forma, você pode até exceder o limite recomendado, mas será de uma forma delicada, sem causar ressecamento
.
Esse é o Gel de Limpeza Cold Cream, da Avène. Ele é específico para peles secas, mas posso garantir que ele não deixa a pele oleosa e limpa direitinho. É um ótimo produto para ser usado com a finalidade que citei acima: limpar a pele antes de reaplicar o Protetor Solar, sem agredi-la, mesmo que esteja ultrapassando o limite recomendado. Amo esse produtinho, ele é bem suave e rende muuuito. =)

Se você não fizer essa “limpeza extra” no início da tarde, não tem problema, contanto que reaplique o protetor ou até mesmo aplique um pó ou base com FPS para proteger a pele durante o dia todo.

E quanto à Tonificação? Todo mundo deve usar tônicos?
Sim. O tônico complementa a limpeza, regulando o pH da pele e evitando a obstrução dos poros. Mas tem um porém: a partir dos 25 anos, a pele começa a perder a sua hidratação natural e a capacidade de repor a oleosidade que é perdida com o uso de produtos adstringentes, que geralmente contêm álcool e ressecam a pele. Por isso, se você já tiver passado dos 25 anos e sua pele não for muito oleosa, use tônicos que não são adstringentes e não possuem álcool em sua composição, assim a pele não perde o seu brilho natural, continuando viçosa e saudável, mesmo com o passar dos anos. Isso vale também para quem tem menos de 25 anos, mas tem a pele seca ou sensível.

A “Água Facial Immortelle”, da L’Occitane, é um dos meus tônicos preferidos porque não tem álcool e não dá aquela sensação de ardência na pele, chegando a ser quase hidratante. Outro ponto a favor é o benefício anti-idade. Para quem não sabe, essa linha da L’Occitane tem extrato da flor de Immortelle, uma planta que nunca murcha. Aprovadíssimo! Já é minha segunda embalagem e sempre compro na loja online Feelunique.

Outro ótimo tônico é a Água Termal (sim, ela age tonificando). Recomendo a da La Roche-Posay, se você tiver a pele seca ou sensível e a da Avène, se sua pele for oleosa (ela é menos suave e controla melhor a oleosidade).

Espero que tenham adorado as dicas! =)

Dúvidas: http://twitter.com/TahFavreto

Beijinhos
13
Comentários via FaceBook

13 comentários:

  1. Eu acho o ritual de limpeza da pele o mais importante do meu dia, de manhã e a noite, reservo um tempo só pra cuidar de mim, e isso inclui, limpeza, hidratação, e tonificação do rosto.
    Beijo
    Carol

    @carolgrtn
    http://coisinhascarolina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Tha, o post está muito legal!
    Tenho uma dúvida...
    Eu uso como tônico o "Deep clean energizing" da Neutrogena. Tem até uma resenha dele no blog aqui:http://www.tjmblog.com.br/2010/05/tonico-2-em-1-deep-clean-netrogena.html#more
    Ai quando eu li o seu post fiquei em dúvida se devo usar ele ou não... Pelo fato dele ter álcool. Mas eu vou fazer 24 anos este ano ainda. A minha pele é meio oleosa nas bochechas e na testa... na zona "T" né... mas não é tãooo... oleosa até porque eu não tenho espinha.
    Você acha esse tônico bom? Ou conhece algum nacional tipo Neutrogena que não tenha álcool que seja bom? Ou você acha melhor eu usar água termal?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Preciso usar uns produtos mais direcionados para a minha idade também!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post! Tenho 24 quase 25, pele oleosa e uso differin a noite alternado com o normaderm noite. Li a bula do differin e eles não indicam usar produtos que contenham álcool junto com o differin. Como faço para usar tônico? bjos, Aline.

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que a água termal age como tônico, q legal!
    Eu vi num vídeo, acredito que foi da Fran, pois coisas chiques assim ela que indica... mas então, vi que ela usa a água termal pra umedecer o rosto e depois o mouse de limpeza, agora faço isso tb ... heheh

    Sobre o Tônico Deep clean energizing que a Liliana comenta acima, não estou usando mais, acho q ele diminiu legal os poros, mas começou a irritar demais meus olhos e abandonei ele, estou usando 2 tônicos, o Revitalizante da Nivea Visage, q limpa e refresca a pele, e como ele já está perto do final comprei o tônico da Loreal para peles maduras, diz q tem um efeito anti-fadiga, calmante e minimiza linhas de expressão, fora o cheirinho que é muito bom... este da Loreal não tem álcool e a sensação na pele é magnífica depois que uso ele.

    bjksss meninas!

    ResponderExcluir
  6. Liliana,

    Com 23 anos você não precisa se preocupar com isso, exceto se o tônico da Neutrogena estiver causando algum tipo de irritação ou mesmo ardência depois de um bom tempo de uso.

    Mesmo assim, como ele tem álcool, antes de aplicá-lo seria bom você lavar a pele com um sabonete mais suave. Não sei se você usa sabonete também da Neutrogena, mas esse da Avène é mais barato e vem o dobro de produto, então fica a dica. =)

    Se você usa sabonetes mais agressivos, aí sim você pode optar por um tônico sem álcool.
    Esses que a Alê usa são ótimos! Aliás, nessa linha Nivea Visage tem um tônico para pele oleosa que não contém álcool e ainda por cima contém Alantoína, que é anti-irritante. Como sua pele não é extremamente oleosa, esse tônico é bem indicado.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Aline,

    O Adapaleno presente no Differin deixa a pele muito sensível. Por isso, realmente não é recomendado o uso de tônicos com álcool durante o tratamento, pois podem provocar irritação suplementar na pele.

    Na realidade, esse medicamento já atua impedindo que os poros sejam obstruídos. Dessa forma, o uso de um bom sabonete já é suficiente para deixar sua pele limpa e saudável.

    Se você quiser, pode dar uma borrifada de Água Termal logo após a limpeza com o sabonete facial. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi Tha, obrigada por responder!
    Então esse tônico que eu uso ele fecha bem os poros, mas me dá ardência sim. Mas como ele é "energizing" acho que isso é dele mesmo. Mas confesso que não é muito agradável porque os olhos ficam com lágrima rsrsrs... Então se eu posso usar um que não me cause isso né... é bemmm melhor rsrsrs...
    O sabonete eu uso aquele Acne Wash da Neutrogena. E não gostei dele não... As pessoas falam tanto dele, mas meio que me decepcionei com ele... não sei, esperava mais dele. Achei normal. Ele já está até acabando... e ai vou experimentar esse da Avène que você ensinou.
    Sobre o tônico da Nivea que você falou, eu achei esse aqui que tem alantoína mas não vi nada sobre não conter álcool:
    http://www.americanas.com.br/produto/318784/belezaesaude/rosto/limpezadepele/nivea-visage-tonico-suave-pele-oleosa-200-ml
    Seria esse???
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Liliana,

    É bem esse sim.
    Aqui na descrição da Sack's diz que ele não contém álcool -> http://www.sacks.com.br/site/produto.asp?id=3518

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Tha!
    Como tinha te falado no outro comentário, estou alternando o differin com o normaderm noite. Uso o differin por 4 dias e 3 o normaderm. Mas tenho notado que o normaderm não tem me ajudado muito...o differin deixa minha pele ótima, adoro, só que depilo meu buço toda semana com creme depilatório e tenho que parar de usar 3 dias antes o differin...e exatamente nesses 3 dias que estou usando normaderm....vc poderia me indicar outro produto?
    bjos, Aline.

    ResponderExcluir
  11. Aline,

    Você não explicou o porquê de não ter se adaptado ao Normaderm Noite.
    Ele não está combatendo o ressecamento que o Differin causa? Ou ele está causando mais oleosidade?

    Se a sua pele estiver com sinais de ressecamento, o Effaclar H da La Roche-Posay é o mais prescrito pelos Dermatologistas para compensar a irritação que produtos como o Differin causam. Ele hidrata sem aumentar a oleosidade.

    Porém, se o Normaderm Noite estiver aumentando a oleosidade do seu rosto nesse período de 3 dias, o Efflaclar M, também da La Roche-Posay, é uma ótima alternativa.

    Sugiro que consulte seu Dermatologista para ele indicar o produto certo para a sua pele. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Os comentários desse post sumiram quando importei o novo sistema de comentários Disqus no blog.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...