Image Map

15 fevereiro 2011



Pets: Vacinar é preciso!!


Por Marina Conforti
Vacinar seu animal de estimação é um ato obrigatório. Ele necessita desse cuidado e proteção. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre esse ato tão comum.
Vamos saber mais?

Vacina boa é vacina importada. Grave essa frase.
Existem vacinas de agropecuárias, nacionais, e vacinas de clínicas veterinárias, importadas.
Se você for em uma agropecuária e o “tio” do balcão aplicar a vacina no seu animal, caia fora. Apenas um Médico Veterinário com CRMV pode fazer isso.


Vamos as comparações:
-Vacinas Nacionais:
A vacina de agropecuária é mais em conta. As vezes, beem mais em conta, por ser nacional. Só que essa vacina, comprovada por estudos científicos protege menos do que 50% seu animal de estimação. E levando em conta alguns vírus extremamente agressivos (como o da cinomose) são fáceis de se contrair, 50% é muuito pouco.
As únicas vacinas que existem e protegem (fora a da raiva) são a V8 e a V10. Vacinas como V11, V12, V15... isso não existe! Fiquem atentos!
A vacina precisa permanecer em temperatura ideal o tempo todo. Nós não sabemos como uma vacina fora de uma clínica é conservada. Isso pode anular todo o seu efeito.
Vacinas de agropecuária podem causar reações alérgicas e até morte em seu animal. Já vi casos na clínica em que faço estágio de reações alérgicas, de o animal contrair a doença mesmo “vacinado” e até mesmo morte.

-Vacinas Importadas:
São as vacinas aplicadas em clínicas veterinárias. Tem 99,9% de eficácia. É mais cara, mas tem suas compensações. Seu animal é (e deve ser!) sempre examinado antes pelo veterinário, pois se o sistema imunológico dele está baixo, ele não pode ser vacinado.
Você tem total segurança e garantia, de que seu animal está mesmo protegido. Sim, como eu coloquei, é 99,9% de proteção. Mas até hoje não conheço casos de animais que receberam a vacina e ficaram doentes.
A vacina importada não dá reações em seus animais, fiquem tranqüilos!
Vacina de Raiva:
É outra vacina obrigatória. Aqui, além de proteger seu animal, você protege a sua família, pois a raiva pode também afetar os humanos.
A vacina de raiva vale a mesma coisa da outra vacina. Deve ser aplicada por um médico veterinário e deve ser importada!
A vacina nacional, geralmente utilizada em campanhas da prefeitura, foi a que deu todo aquele problema no fim do ano passado, mostrado até pela Rede Globo. Gerou morte dos animais, e várias reações, pois mudaram a marca da vacina e ela não foi bem recebida pelo sistema imune dos animais.
A campanha de vacinação foi suspensa em todo o Estado de São Paulo por tempo indeterminado, portanto, não aplique a vacina nacional de raiva em seu animal em hipótese alguma! Pode ser perigoso e arriscar a vida do seu bichinho!
Vacina da Tosse dos Canis:
É uma vacina opcional, também aplicada pelo veterinário, que previne a “tosse dos canis” ou “gripe dos cães” como é conhecida.
Ela não é necessária, mas é recomendada. A gripe dos cães, apesar de geralmente não ser grave, pode causar complicações dependendo do sistema imune do seu animal.
#Lembre-se!
A primeira vacina do seu cãozinho, precisa ser feita já com 45 dias de vida.
Não deixe um filhote ter contato com outros animais não vacinados.
Não saia com o filhote na rua, ou deixe ele passear pela calçada até que tenha terminado todas as doses das vacinas (3 doses V8/V10 + raiva para cães).
Não leve para o banho e tosa. Siga as orientações do veterinário para um banho em casa, geralmente a seco.
As vacinas precisam ser reaplicadas todo ano para que tenham eficácia.
*Vacine também o seu gatinho! Ele é tão vulnerável quanto os cães e também recebem 3 doses de vacina + raiva anualmente! ;)
Qualquer dúvida, recadinho! 

4
Comentários via FaceBook

4 comentários:

  1. ADOREI o post! Muito importante essa conscientização... =)

    Tem sorteio lá no beleJUra em parceria com o blog Juju & Lelê Artesanatos!
    Beijo!
    Juju Barros
    http://belejura.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Marina,
    Como também sou uma futura Médica Veterinária e gostei tanto dessa postagem, publiquei lá no meu blog... vai lá dar uma olhadinha! =)

    Tem sorteio lá no beleJUra em parceria com o blog Juju & Lelê Artesanatos!
    Beijo!
    Juju Barros
    http://belejura.com/

    ResponderExcluir
  3. Muuuuuito boa essa matéria! Sou protetora dos animais e vivo divulgando sobre vacinas tb, infelizmente muita gente ainda não tem consciência disso...temos que cuidar da melhor forma possível dos nossos bichinhos. Bjs

    ResponderExcluir
  4. @JuJu Barros e @Catita Cacau

    que bom que vocês gostaram do post!!! ;)

    Vacinar é uma das coisas mais importantes mesmo para se ter um pet... e a vacina, tem que ser que qualidade!

    Passo por lá sim Ju, obrigada viu?

    Bjjjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...