Image Map

16 março 2011



Cuidados com a Pele de acordo com a Idade

por Tah Favreto
Todo mundo sabe que para ter uma pele linda é preciso adotar uma rotina de cuidados diários que incluem uma boa limpeza, hidratação e proteção solar. Porém, uma dúvida comum é o que usar de acordo com a idade, já que com o passar do tempo as características da pele mudam.

Não existem regras nem fórmulas perfeitas para cada idade, mas determinados cuidados não devem ser ignorados. Vamos saber quais são eles?

Adolescência até 25 anos: Nesse período é comum o excesso de oleosidade, o que acaba provocando a acne. Cuidados básicos:

- Limpeza e tonificação são fundamentais;

- Esfoliação (1 ou 2 vezes por semana, dependendo do produto);

- Hidratação suave, mesmo se a pele for oleosa;

- Hidratação na área dos olhos, principalmente se você usa muita maquiagem.
A partir dos 25 anos: É com essa idade que a pele começa a perder a capacidade de repor componentes que promovem a hidratação natural e síntese de colágeno. Não é necessário incluir na rotina cremes anti-idade super potentes, já que eles costumam ser oleosos e podem causar acne. Então, como começar a prevenir o envelhecimento?

- Limpeza e tonificação (evite tônicos com álcool) e esfoliação;

- Hidratação moderada;

- Cremes com Vitamina C (antioxidante) são ótimas opções. Eles costumam ser leves e ajudam a pele a se proteger dos danos causados pelo sol. Use um creme facial e um específico para a área dos olhos.

A partir dos 35 anos: É hora de investir em cremes específicos anti-idade. Se a pele tiver manchas do sol e cicatrizes de acne, peelings e tratamentos com laser podem devolver o aspecto jovial e luminoso.

- Limpeza e tonificação (evite tônicos com álcool) e esfoliação;

- Hidratação moderada;

- Cremes anti-idade com retinol, retinaldeído, ácido hialurônico, antioxidantes, etc. tanto faciais quanto específicos para a área dos olhos.

A partir dos 45 anos: Com essa idade, o uso de ácidos é fundamental para recuperar o aspecto jovial da pele. Os Dermatologistas recomendam muito o Ácido Retinóico e o Ácido Glicólico, que renovam a pele amenizando as rugas. Como promovem uma esfoliação, deixam a pele preparada para melhor absorver os cremes anti-idade e também clareiam as manchas causadas pelo sol. Se as manchas forem muito pigmentadas, cremes com Hidroquinona ajudam a clarear.

- Limpeza, tonificação (evite tônicos com álcool) e esfoliação;

- Hidratação intensa (tanto facial quanto corporal);

- Ácido Retinóico ou Glicólico (uso noturno) alternado com cremes anti-idade específicos para essa idade;

- Procedimentos recomendados: Botox (moderado!), preenchimento, laser e luz pulsada.
A partir dos 55 anos: Continuam os cuidados da fase anterior. É hora de investir num protetor solar com FPS mais alto. São recomendadas sessões de laser, infravermelho e radiofreqüência. O preenchimento dos sulcos pode ser feito através de injeções que devolvem volume à face.

A partir dos 65 anos: Nesse período, a flacidez da pele é intensa. Os cuidados são os mesmos citados anteriormente e o creme anti-idade deve ser reafirmante e redensificante. A Avène tem um ótimo creme específico para essa idade: o Sérénage.

Observação: Eu não citei a proteção solar porque todos já estão cansados de saber que é necessário se proteger independente da idade. Apenas tome cuidado na escolha do FPS, principalmente se a sua pele for muito clara. =)

Dúvidas: http://twitter.com/TahFavreto

Beijinhos

10
Comentários via FaceBook

10 comentários:

  1. Boa Tarde Tah
    Esse post é muito importante porque temos que ter cuidados com a nossa pele. Eu já fiz pedido de um esfoliante porque nisso eu estava pecando.
    Beijos
    Héstia

    ResponderExcluir
  2. Não importa a idade temos que cuidar da pele!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro seus posts Tha!
    Sempre úteis e esclarecedores.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Tenho a pele oleosa, 25 anos e sempre fico meio confusa na hora de hidratar. Qual a ordem certa para passar os cremes? de manhã anti-idade e depois a hidratação e a noite da mesma forma? Ahn! Vc poderia indicar um bom hidratante moderado para peles a partir de 25 anos? Obrigada!

    Maria

    ResponderExcluir
  5. Maria,

    A maioria dos Dermatologistas (inclusive minha dermato) não recomendam usar hidratantes e cremes anti-idade durante o dia para quem tem a pele oleosa.
    Por dois motivos: esses cremes podem prejudicar a ação do protetor solar e também porque os bons protetores já hidratam um pouco a pele.

    Porém, se você sentir ressecamento (principalmente agora que o friozinho está chegando) use um hidratante leve (como o Dramatically Different Moisturizing GEL da Clinique ou algum anti-idade com Vitamina C) durante o dia, antes de aplicar o protetor solar. Eles são leves e não prejudicarão a ação do filtro.

    Cremes mais hidratantes e anti-idade são recomendados para uso NOTURNO. Um bom hidratante para a sua idade é o Dramatically Different Moisturizing LOTION da Clinique. Os da Linha Effaclar da La Roche-Posay também são ótimos e específicos para a pele oleosa. O Effaclar H, por exemplo, hidrata moderadamente sem provocar acne e excesso de oleosidade.

    Consulte seu Dermatologista, existem outros fatores que devem ser considerados na hora de escolher um bom produto e só ele saberá indicar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. oiee tah.. pq vc fechpou o seu twitter?? heheeu acompanhava mesmo sem ter uma conta...hj vi q ñ da p dar aquela espiadinha =/ e uma pena, gostava mt das diquinhas q vc coloca la... ja to sentindo falta

    beijooo
    fabi

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fabi.
    Já liberei os tweets de novo. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Cuido muito muito da minha pele!!!
    Muito bom o post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Tenho 32 anos e sou muito branca, gostaria de saber quais os produtos que devo comprar para minha pele.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Janaína,

    Antes de tudo, é bom investir num protetor solar muito bom.

    Você já pode usar cremes antioxidantes e cremes com ácidos e ativos que agem contra o envelhecimento da pele. Consulte seu médico Dermatologista! =)


    Beijinhos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...