Image Map

13 abril 2011



Cuidados com os sapatos

por AleCarnevalli


A maneira como se cuida do sapato pode dar a ele mais tempo de vida ou não!? ...
Hoje resolvi dar uma geral no meu closet e fiz uma pesquisa de como limpar os calçados por tipo de material, achei as dicas tão interessantes que resolvi dividir com vcs. 
Veja as dicas de conservação ...

Limpando...
Sempre limpe as solas dos calçados antes de guardá-los e o interior se houver necessidade, já aqueles que você não usa há um tempinho e estão guardados precisam de uma limpeza pelo menos uma vez por mês. 
A limpeza evita mau cheiros e bactérias. Veja abaixo os cuidados específicos para cada material, a limpeza errada também pode danifica-los. 
Nunca lave-os, use no máximo um pano umedecido com água.

Secando...
Nunca coloque seus calçados para secar ao sol ou debaixo de um secador. 
Quando o sapato estiver úmido preencha o interior com papéis amassados ou um par de meias enroladas, não só vai ajudar a absorver a umidade como também evita que estes deformem quando secar.

Guardando...
Não é legal guardar os sapatos dentro de caixas, muita gente costuma fazer isso, até para manter o armário em ordem, mas o sapato pode acabar desbotando, deformando algum dos lados e ainda embolorando. 
O melhor é guardar em um local que possa ter ventilação, de preferência de pé. Dessa forma ajuda na visualização dos calçados e evita umidade e criação de bolor.
Se o local onde você mora é muito úmido, procure por desumidificadores como estes:
Esses desumidificadores, podem ser colocados até dentro de armários e gavetas. Custam em torno de 6 reais e duram no máximo 3 meses ou até encher o nível de água. Vendidos em Supermercados e lojas de material de limpeza.
Aqui no Rio a umidade é grande, então coloco um para roupas e outro para parte de calçados, meus desumidificadores não duram mais de 1 mês e meio. 
Mas resolveu meu problema com umidade!

A limpeza conforme o material do calçado ...
Para hidratar o couro e evitar que ele resseque, umedeça uma esponja macia com cera, graxa ou até mesmo óleo de linhaça. 
Os produtos impermeabilizantes não deixam que gotas de água e bebida penetrem e manchem a peça. 
Não se esqueça de remover os excessos e após, lustrar o calçado com uma flanela seca.
Vai viajar e precisa de uma limpeza rápida no seu sapato de couro, use algumas gotinhas de  silicone para cabelos, é perfeito, dá brilho e limpa. Também pode ser usado na bolsa de couro.

Evite limpar tamancos e sandálias com solados em madeira com panos umedecidos. 
Além de acelerar o apodrecimento dos saltos, com o tempo, eles acabam deformando a peça por inteiro. Para evitar o ressecamento precoce e manter o brilho e a textura sempre em dia, aplique um spray próprio para calçados, ou então uma leve camada de betún, um tipo de parafina usada para lubrificar madeira. Saches de cânfora, quando usados por debaixo das palmilhas evitam o escurecimento dos pares de cores claras.
Existe em sapatarias e em algumas lojas de sapatos um spray impermeabilizante  para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas, compre antes de estreiar seu calçado de camurça. Se o sapato molhar, ou sujar de barro, espere secar e com uma escovinha de unha ou de dente escove levemente, sem fazer muita pressão, com movimentos circulares, este processo funciona para remover as fibras danificadas, por isso é preciso cuidado para não criar falhas entre as felpas. Se a sujeira não sair, recomenda-se o uso de um xampu apropriado para lavagem de carpetes (vendido em supermercado ou loja especializada em material de limpeza).



Sapatos de tecidos naturais como a lona, geralmente possuem solado de corda ou cortiça. Para limpá-los use uma borracha escolar ou então esfregue um pano embebido em terebintina, que é um tipo de solvente químico vendido em armarinhos e lojas de pintura. Caso não encontre o produto, substitua-o por água morna.


Espero que tenha ajudado vcs também! 
E se alguém tiver alguma dica diferente, comente ai embaixo!
Beijoss
Fonte: Google
Imagens: Polyvore
7
Comentários via FaceBook

7 comentários:

  1. Super úteis essas dicas.
    Beijos
    http://chicwomanchic.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas...além de util vejo poucas matérias a respeito em revistas etc.
    Parabéns Ale!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito legal as dicas... eu sempre guardei os meus sapatos nas caixas... :S
    Bjus
    ;-)

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!
    É sempre bom saber como conversar direitinho, pq a durabilidade do calçado depende muito dos cuidados que temos... vou colocar em prática já!

    ResponderExcluir
  5. Adorei essas dicas, Ale. As vezes cometo umas gafes nos cuidados com os meus sapatos e depois fico me lamentando.

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as dicas!!!
    Cuido bem direitinho dos meus sapatos!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...