Image Map

06 abril 2011



Seu bichinho anda estressado?!

por Marina Conforti
A cena é clássica: vc leva seu animal ao veterinário, preocupadíssima porque ele não está comendo bem, anda dormindo demais, não se anima para passear...

O veterinário examina, faz várias perguntas e chega a uma conclusão: É estresse! Com toda certeza depois dessa você fica na dúvida se ainda vai pagar a consulta, não é mesmo?! rs
Por que, afinal, que estresse tem um animal de estimação? Ele é alimentado, tem um lar, não passa frio e nem se preocupa com as contas do fim do mês. Mas acredite a vida de cães e gatos pode ser estressante sim!!
O estresse ocasionado nos animais pode gerar muitos sintomas, como a perda do apetite, desânimo, falta de interesse em coisas comuns como passear, ele pode ficar mais chorão, manhoso e também pode ficar agressivo, nervoso, irritado e latir bastante. 
E quando o estresse está mais avançado ele pode até se auto-mutilar, com lambinas e mordidas, geralmente nas patinhas. 

Tudo isso pra chamar a sua atenção! 

Mas o lado bom, é que isso tem solução!

Depois que foi constatado que ele não tem nenhum outro problema de saúde, o estresse pode ter soluções simples:

*Veja se o ambiente que ele está é o suficiente para ele: se ele não tem onde brincar, correr, pode se estressar.

*Veja se não foi após a mudança ou viagem de alguém, morte de um membro da família ou de algum animal que convivia com ele.

*Se você anda muito ocupado com o trabalho, dê pelo menos um pouquinho de atenção ao seu animal, todo os dias. Isso é muito importante pois ele sente a sua falta!

*Saia passear, compre brinquedos novos para ele e brinque com ele! De nada resolve vc dar uma bolinha para ele se ele não tem com quem brincar de pegar!

*Ao chegar em casa, retribua a alegria dele ao te ver. Faça festa, fique contente, chame-o pelo nome várias vezes, faça carinho na região da coleira, que é uma região as vezes esquecida e que eles adoram! Deixe ele sentir que naquela hora, a sua atenção é 100% dele.

*Na hora de dormir, deixe um pano ou uma roupa velha com o seu cheiro perto dele.

*Em alguns casos, a companhia de um novo animal de estimação pode ajudar. Mas não vale se vc for deixar os 2 sozinhos no quintal sem atenção, hein? Senão, será estresse em dobro!

*Compre brinquedos e deixe bem claro que vc comprou pensando nele.
*Se o estresse for causado por ciúmes: um cãozinho novo, ou um bebê que chegou: dê atenção! Se for um cãozinho novo, coloque os 2 juntos e brinque com os 2, assim ele verá que não se trata de uma rivalidade. No caso do bebê, tire um tempo do seu dia para o seu animal e depois que o bebê crescer, brinquem juntos!
*Em casos mais graves: se o seu animal se machuca por estresse com lambidas e mordidas é possível que precise de algo além da atenção: nesses casos podem ser usados remédios específicos e Florais de Bach para animais! Eles ajudam nesses casos e reduzem o estresse. Não fazem mal algum, desde que seguido a dose indicada pelo veterinário. Existem Florais para ansiedade, estresse, medo, solidão. Mas isso não substitui a sua companhia, ok?

Também vale evitar as lambidas: pode ser feito uso de pomadas cicatrizantes, faixas e colares elizabetanos, evitando que ele machuque a região.

De tudo vale para melhorar a qualidade de vida dos nossos bichinhos não é mesmo?! Então é isso: atenção é muito importante e pode ser o melhor remédio para ele! ;) 
Qualquer dúvida, deixe um comentário!
9
Comentários via FaceBook

9 comentários:

  1. Adorei a matéria...parabéns!

    Os animais são maravilhosos... Nos ajudam a não ter depressão, alegra e diverte agente...eles merecem nosso carinho, respeito e cuidado.

    Realmente os florais de Bach exercem um poder fantásticos em animais.

    Mas em planta também são bem vindos.

    Na verdade, há diversas maneiras de utilizar os Florais.

    Ele,"Os Florais", ajuda a equilibrar nosso emocional...bem, eu sou suspeita pra falar, pois os florais me ajudaram junto com a terapia a sair da depressão há 14 anos atrás.

    Hoje no entanto, sou terapeuta e trabalho incansavelmente com os florais de Bach.

    "Agora essa fotinha do gatinho recebendo massagem é o máximo."

    Grande bjo meninas!

    É por estas e por outras que adoro este blog, tem informação de todos os tipos.

    Parabéns Ale!

    E parabéns a todas nós que escolhemos seguir este espaço.

    Sol Neves

    ResponderExcluir
  2. Má, o cachorrinho da minha mãe sofre com este stress e os pés deles é triste de se ver. O pior é que meus pais não trabalham, já são aposentados e o simples fato da minha mãe ir ao mercado e ficar 1 hora fora o bichinho se auto-destrói.
    Por 4 anos meus pais não dormem direito, porque ele levanta várias vezes a noite e fica chorando, agora minha mãe desistiu e passou a deixar ele dormir do lado da cama deles, agora sim ele dorme a noite toda... nossa, ele é muito apegado!
    Talvez com muito floral resolva ...
    Bjkss e muito obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alê!

    Então, tenta o floral! se eu não me engano, tem até floral para Solidão! Vá numa farmácia de manipulação e dê uma olhada! Se for pequeno o cachorro, coloque uma gota. Se for de gde porte, 2 gotas na tijela de água.
    Eles ajudaram tanto o meu! Ele continua a lamber bastante, mas já não se machuca mais. Ele toma pra ansiedade e stress.

    Sol Neves

    Agradeço o carinho e os parabéns! Fico muito feliz quando alguém gosta dos posts! Que bom que vc tbm gosta dos Florais! Eu acho que eles tem poderes incríveis!
    Super beijo pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Achei o artigo bem legal. Eu aconselho esses florais para animais pois comprei um pro meu gato (para agressividade)por que ele andava mordendo e se irritava por nada. O floral funcionou e nós aqui em casa até ficamos preocupados por tamanha calma, pensamos até em colocar na água da minha mãe quando ela estiver na tpm...rsrsrsrs!!! Bjim!!

    ResponderExcluir
  5. Mah...eu que agradeço o carinho.

    Receber um elogio é bom demais...e você merece!

    É verdade eu amo Florais de Bach, e hj quando vejo meus clientes reagindo bem, fico feliz.

    Uma ajuda extra é sempre bem vinda!KKKKKKKKKK

    Basta estarmos abertos para o novo.

    Grande bjo e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Eu sinto MUITA falta de ter um cachorrinho em casa... Quando a minha Dachshund morreu eu fiquei, nossa... super triste... Eramos muito parceiras. Agora minha mãe não quer mais bichinhos aqui em casa. rsrsrs... =( Ela diz que depois que morre fico triste etc...
    E como eu estou concluindo a faculdade, fico muito ocupada e não seria justo não poder dar atenção para o bichinho.
    Acho que o melhor para não ver o bichinho sofrer com essas coisas e deixar para ter outro quando minha vida estiver mais calma.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Olha, meu cao lambe as patas o tempo todo até criar ferida, mas eu passo o tempo todo com ele porque me trato de depressão, mas ele é mais tratado que criança, brincamos, ele dorme comigo, ele só não passeia muito porque teve problema de coluna e ficou com porblemas nas patinhas, mas faço de tudo, mesmo asim ele come as unhas todas e lambe as patas o tempo todo. Obrigada pela dica. Amei o post!

    ResponderExcluir
  8. Tata:
    Então, o meu cachorrinho tbm mudou bastante! Se vc achar que ele está dormindo DEMAIS mesmo, diminua a dose ok? bjjs!

    Liliana:
    Ah, perder um animal é sempre muito triste. Eles são da família né?! Mas quando estiver com mais tempo, adote um! A companhia deles nos faz tão bem né? Beijo!

    Greice:
    Oie! É, se nem a companhia está resolvendo, tente os florais! Vc disse que trata de depressão, e isso pode acabar refletindo nele tbm! Tente um floral de ansiedade, stress... espero que ajude! bjss

    ResponderExcluir
  9. Eu não tenho bichinho de estimação!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...