Image Map

28 junho 2011



Beleza por um fio: Queda de Cabelo

Por Tah Favreto
A queda de cabelo é uma queixa muito comum nos consultórios dermatológicos. É normal perder de 50 a 100 fios por dia, já que há um ciclo natural composto pelas seguintes fases: crescimento, repouso e queda. A fase de crescimento dura de 2 a 6 anos e corresponde a aproximadamente 90% dos cabelos. Apenas 10% dos fios estão na fase de repouso. Na etapa posterior, o cabelo cai.


Quando procurar um Dermatologista?

Procure um médico quando estiver perdendo um número considerável de fios. O Dermatologista vai examiná-lo para determinar a causa da queda e proceder com o tratamento adequado.

Quais podem ser as causas da queda de cabelo?

São várias, como por exemplo: doenças da tireóide; dieta inadequada em proteína (lembre-se: o cabelo é formado, em sua maior parte, por proteína); medicamentos como os antidepressivos; doenças como a Sífilis; excesso de vitamina A no organismo; baixo nível de ferro no sangue; pílulas anticoncepcionais; infecção por fungos e a principal causa: calvície. Vamos saber um pouco mais sobre esse problema?

Alopecia Androgênica (Calvície): Sua causa está relacionada a um hormônio (DHT) que reduz de forma progressiva os folículos capilares. Afeta tanto homens quanto mulheres, mas de jeitos diferentes. Os homens têm maior predisposição genética para a calvície e as mulheres podem manifestá-la devido a distúrbios como a síndrome do ovário policístico, por exemplo. São elas que acabam sofrendo de forma mais acentuada por conta da vergonha e baixa auto-estima que esse problema acarreta. Nelas o cabelo vai ficando mais ralo e fino, porém não ocorre a perda total dos fios.

Tratamento: Não gosto de falar detalhadamente dos medicamentos que os médicos prescrevem para não estimular a automedicação. A calvície não tem cura, mas os tratamentos têm se mostrado muito eficazes ao promover uma reversão parcial do processo. Fale com seu Dermatologista sobre a Finasterida e o Minoxidil, grandes aliados no tratamento clínico. Há também a opção de tratamento cirúrgico, como o transplante capilar.


Alerta para as mulheres: 
Cuidados inapropriados, como os tratamentos químicos (tinturas, alisamentos, permanentes, descolorantes, etc), podem danificar os cabelos se forem feitos freqüentemente e por profissionais não habilitados. Se você notar que seus cabelos ficaram frágeis e começaram a cair após procedimentos assim, interrompa imediatamente e consulte um médico. Mesmo se você não tiver química nos cabelos, utilize sempre escovas macias e evite usar com freqüência penteados que tracionem muito os fios, como os coques e rabos de cavalo.

Beijinhos
17
Comentários via FaceBook

17 comentários:

  1. Tah, Adorei o post, bem esclarecedor, vc comentou do Minoxidil, e minha dermato me indicou para falhas da sobrancelhas e estou adorando o resultado.
    Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Oi, ótimo post.. bjos!!
    @brunamotablog

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Tah, como sempre! :)

    http://belezapuraonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Alê,

    O Minoxidil é ótimo.
    Fico feliz que o tratamento esteja dando resultados. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Bruna e Mariana,

    Obrigada, meninas!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Como sempre a Tah trazendo informações importantes!
    Muito bom!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  7. Tah o que vc acha mais eficiente no tratamento de marcas de acne peellings tipo peellings de cristal ou sessões de laser? o laser não-ablativo é tão eficaz qto os outros? ;]

    ResponderExcluir
  8. Laurenha
    Vou pedir para a Tah te responder no post sobre peeling, pois está mais adequado ao assunto.
    Segue o link para você acompanhar a resposta dela:
    http://www.tjmblog.com.br/2011/06/peeling-biomedic-acido-salicilico-30.html
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  9. Laurenha,

    Já respondi suas dúvidas no post sobre peeling.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. CABELOS FRAGILIZADOS, CAINDO OU PREJUDICADOS POR QUIMICAS E TINTURAS , BULBOS CAPILARES DEFICIENTES

    TENDO COMO CONSEQÜÊNCIA SEBORRÉIA, QUEDA , CASPAS..........

    LINHA FRANCESA TRADICIONAL COM PESQUISAS LABORATORIAIS E HOSPITALARES , LUXUOSA, PATENTEADA E EFICIENTE

    a linha ECRINAL DA FRANÇA, EXTREMAMENTE SOFISTICADA e especializada NA NUTRIÇÃO dos cabelos fragilizados e deteriorados de HOMENS E MULHERES através de uma ação direta no bulbo capilar, local de formação dos cabelos.

    Essa ação pode ser descrita cientificamente da seguinte forma:

    Em resumo, o ativo PATENTEADO E EXCLUSIVO da linha ecrinal, o A.N.P.® age sobre a papila dérmica, ativando a produção de grupamentos S-H, proporcionando um metabolismo ativo, indispensável à síntese de metionina e cisteína, aminoácidos que constituem essencialmente os fâneros (cabelos, cílios, sobrancelhas e unhas).

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL:

    As pesquisas mostram entre outros um aumento saudável da fase anagena ( de juventude ) dos cabelos.

    SÃO PRESCRITOS TAMBÉM PÓR DERMATOLOGISTAS

    A LINHA ECRINAL OFERECE TAMBÉM UM LEAVING ( XAMPU A SECO ) PARA AS MULHERES QUE FAZEM BRUSHING / ESCOVA E NÃO PODEM LAVAR OS CABELOS DIARIAMENTE.

    Consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda )
    ecrinal.com ( francês e Inglês )
    asepta.com ( da França )
    ASEPTA.COM.BR ( NO BRASIL )

    No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.
    A Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet ( dermexpress, dermatan, pharmaweb,... )

    ResponderExcluir
  11. Estou muito grato a você pelas informações fornecidas. Você está ajudando outros a crescer o seu conhecimento através da partilha de uma informação tão valiosa que você tem. Este post é incrível e eu estou contente por isso.

    ResponderExcluir
  12. Implante Capilar,

    Obrigada! Fico muito feliz em poder ajudar sempre. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. no meu caso é stress. Fiquei estressada, pronto! começam a cair que nem loucos!!! Por isso estou sempre avisando aos meus filhos que PRECISO sempre está calminha, calminha....heheheheeheh

    ResponderExcluir
  14. Eu não tenho muita queda de cabelo, só o normal!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu tbm é por stress... fica um caos meus cabelos 

    http://www.manualfeminino.com/ 

    ResponderExcluir
  16. ATENÇÃO: 
    Os comentários desse post sumiram com a instalação do novo sistema de comentários (DISQUS) estamos tentando importar os comentários antigos do blog de volta (de todos os posts anterior à data de 15/11/11).
    bjksss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...