Image Map

29 junho 2011



Melanoma. Não deixem de ver este vídeo!

por AleCarnevalli
indicado por Tah Favreto
Meninas, a Tah me passou o link deste vídeo e achamos importantíssimo dividir com vocês. 
Não deixem de assistir e ler um breve resumo sobre a doença logo abaixo. 
O melanoma é o câncer de pele mais perigoso e pode ser letal...

Melanoma

O melanoma é um tipo de câncer da pele que pode surgir com diferentes formas, cores e ocorrer em qualquer parte do corpo.

Ele é originário de células chamadas melanócitos, que produzem melanina (substância que dá cor à pele) e estão localizadas na epiderme. Estas células podem ser ativadas ou modificadas pela combinação de fatores fisiológicos, bioquímicos, genéticos e ambientais. Assim, o risco pessoal de desenvolver melanoma tem a ver com o tipo de pele, histórico familiar desse tumor e quantidade de tempo que a pessoa se expôs ao sol durante sua vida.

É o tipo mais perigoso de câncer da pele, representa apenas 5% dos tumores cutâneos, mas sua incidência vem aumentando no mundo todo. No ano de 1935, nos Estados Unidos, o risco para melanoma era de 1 em 1.500 pessoas, já no ano 2000, esse risco passou para 1 em 74 pessoas, sendo considerado como o câncer com maior aumento de incidência da atualidade.

Pode acometer pessoas de qualquer idade, inclusive crianças, e é considerado o câncer mais freqüente em adulto-jovens, na faixa de 20 a 30 anos. (Nos Estados Unidos é a primeira causa de morte por câncer em mulheres dos 25 aos 30 anos e a segunda dos 30 aos 35 anos, perdendo apenas para o câncer da mama nesta última faixa etária).

Pessoas com pele clara que sofreram uma ou mais queimaduras solares na infância, indivíduos com nevos displásicos e aqueles com mais de 50 pintas no corpo apresentam risco aumentado para melanoma, contudo ele pode surgir em pessoas com poucas pintas e até mesmo em morenos e negros.


A grande maioria dos melanócitos localiza-se na pele e apenas uma pequena parte é encontrada em outras regiões do corpo. Portanto, o mais comum é o melanoma ser de origem cutânea. Ocasionalmente, quando a lesão da pele não é encontrada, ele pode ser amelanótico (sem pigmento) ou ele pode surgir em outros órgãos.

Seu tratamento é eficiente quando diagnosticado e retirado cirurgicamente na fase inicial. Se não for notado a tempo, pode evoluir para o estado invasivo (crescimento vertical do tumor) e causar metástase (as células cancerosas vão para outras partes do corpo, invadem e destroem órgãos vitais) e até a morte.


Entre no site acima para saber mais.

E não deixem de repassar a informação!
12
Comentários via FaceBook

12 comentários:

  1. que post maravilhoso amiga!!!! vou divulgar esse video e o seu post! Super útil e esclarecedor! Obrigada viu!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. muito importante mesmo esse video, todos deveriam ver!
    eu mesma nao sabia da existencia dessa doença e agora que sei vou ficar mais atenta!
    ^^ beijao

    ResponderExcluir
  3. Para complementar o post:

    O que muita gente não sabe é que o Câncer de Pele é o câncer MAIS FREQÜENTE no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. É uma porcentagem extremamente alta.
    Desses 25%, o Melanoma (relatado no vídeo) representa 4% das neoplasias malignas e é extremamente grave devido à altíssima possibilidade de metástase.
    Em 2007, mais de 1 milhão de casos de basocelulares e células escamosas, e cerca de 60 mil casos de Melanoma foram associados à radiação UV.

    A sua saúde é o seu bem mais valioso.
    Use protetor solar todos os dias!

    Alê, muito obrigada por postar o vídeo. ♥

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa gente que tenso isso. Também vou divulgar seu post pois esse assunto é sério!

    Beijos Bonita!
    Naty

    www.natybeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tah, tenho uma dúvida.
    Tenho a pele clara (tipo II de FitzPatrick) e cheeeia de pintas. Não gosto de pegar sol e, quando vou à praia, uso filtro solar criteriosamente. Mas não uso no dia-a-dia. Não trabalho outdoors, debaixo de sol nem nada. Ainda assim, há risco de desenvolver câncer de pele?
    Beijos, e parabéns pelo belíssimo post!

    ResponderExcluir
  6. Esse post está perfeito!
    Me fez lembrar de marcar a minha dermatologista e fazer a cirurgia que ela tem mais de um ano insistindo para eu fazer =/ Um sinal no pé! Na verdade, eu acho o sinal muito fofinho, mas ela acha bem perigoso, não entendo o motivo, mas dps desse video, pensei em fazer *-*

    http://belezapuraonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ágatha,

    Por você ter fototipo II, sua pele é considerada sensível ao sol.
    Por isso você precisa usar protetor solar todos os dias, já que no trajeto casa-trabalho você se expõe à radiação (lembre-se que ela está presente mesmo nos dias nublados e com chuva). Sem contar que até as luzes artificias podem prejudicar sua pele.
    Se as suas pintas forem de nascença, não se preocupe. Apenas se houver alguma alteração na cor, relevo, borda, etc.

    Quanto ao risco de desenvolver câncer de pele, não é só a exposição solar sem proteção que influencia. Há outros fatores, como a predisposição genética e o tipo de pele.

    Consulte seu Dermatologista regularmente. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Mariana,

    O Melanoma pode se desenvolver até nas solas dos pés, por isso siga a orientação da sua Dermatologista.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Os dermatologistas aconselham a passar protetor duas vezes ao dia, quando acordamos e devemos reaplicar na hora do almoço, mesmo em dias nublados e chuvosos como a Tah Favreto disse, e devemos fazer o auto -exame , sempre dar uma olhada na nossa pele pra ver se tem algo diferente.
    Todo cuidado é pouco, quando tratamos de nossa saúde!

    ResponderExcluir
  10. Vanessa,

    Você está certíssima!
    Reaplicar o protetor solar na hora do almoço é fundamental.

    O melhor a fazer é lavar o rosto com um gel de limpeza bem suave e passar o protetor. Não adianta ficar passando pós e outros itens de maquiagem com proteção solar a tarde inteira. Até porque a maquiagem ficaria pesada demais e a proteção não é suficiente (porque a quantidade de filtro nesses produtos costuma ser pouca e as pessoas acabam espalhando de forma desigual).

    As pesquisas mostram que passar uma quantidade pequena de protetor solar reduz o FPS dele em 1/3, infelizmente.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Todos deveriam assistir a esse vídeo. Importantíssimo mesmo, gente.

    ResponderExcluir
  12. Assisti!!!
    Muito importante!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...