Image Map

01 agosto 2011



Aftas

Esse final de semana estive organizando minhas revista para jogar as mais antigas fora e achei numa Gloss de 2009 uma matéria falando sobre as Aftas. Então, me bateu a idéia de postar sobre elas aqui para vocês, afinal é um problema que quando aparece uma, só quem já teve sabe o que é incomodo e dor ...

Ainda me lembro a primeira mudança de Estado que fiz na minha vida, meu marido já estava trabalhando em Brasília e eu fiquei fazendo a mudança em São Paulo, graças a Deus minha familia estava por perto e apoiando, mas o stress que passei nesses dias de empacotamento e a ansiedade de começar uma vida num lugar novo e longe dos meus pais, fez com que não apenas uma, mas várias aftas saíssem na minha boca, algumas até pela garganta. O que tive? Fundo nervoso!

Agora imagina, se uma afta a gente sofre pra comer e falar, imagina várias? Era sopinha batida no canudinho até melhorar... rs
Nessa época o médico me indicou uma pomadinha grudentinha, mas milagrosa, com ela era visível a melhora já no dia seguinte, chamada Omcilon A, depois de alguns anos foi me indicada novamente quando usei o aparelho ortodôntico. A pomada é a base de Acetonido de Triancionolona, um derivado da cortisona, em base emoliente para uso odontológico. Mas é importante que se consulte um médico antes de usar qualquer medicamento.

Na revista Gloss é comentado que as aftas não tem cura ainda definitiva, a causa mais frequente pode ser fundo emocional - e não é como as minhas aparecem?
As aftas são chamadas pelos médicos de estomatite aftosa, que aparecem de uma hora para outra no interior do lábio ou da bochecha, sobre a língua ou no céu da boca, e doem com se fossem um machucadão. Os médicos desconhecem ao certo por que essas danadas surgem, mas sabe-se que o fator emocional influência e muito.
Pode ser que aftas despontem justo naquela semana em que estamos estressada, com TPM ou alguma infecção, ou ainda uma simples mordida na própria boca pode gerar o aparecimento de feridinhas, neste caso  se ocorre sempre com você, meu conselho é que se procure um ortodontista.
Mas também há casos de quem tenha uma predisposição genética, que facilita a aparição das aftas quando se come frutas cítricas, como: abacaxi, limão, kiwi, laranja e até comidas muito condimentadas.
Como não há uma cura definitiva para esse incômodo o jeito é ficar atenta ao nosso organismo. Se as aftas aparecem regularmente ou não somem depois de 14 dias, é hora de consultar um médico.


Dica Caseira ...
Suco de Couve (uma "deliça!" rs) - Esse suco possui nutrientes que ajudam a eliminar a acidez do estômago, o que é excelente para combater o surgimento das aftas indesejadas e ajuda no combate das que já existem.
Preparo: Bata no liquidificador 1 copo de leite, com meia folha de couve, inclua o talo também.
Beba em jejum.

Outras dicas, mas que conforme os médicos apenas amenizam a dor, não curam, mas não custa tentar né?
Entre os bochechos escolha apenas 1 opção:
- bochechos, 3 a 4 vezes ao dia, com 1 colher de chá de sal e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio diluídas em 1/2 copo de água morna.
- bochechos, 3 a 4 vezes ao dia, com 1 colher de sobremesa de água oxigenada 10 vol diluída em 1/2 copo de água morna.
- Aplicar no local: mel, geléia real e própolis pode amenizar também a dor.

Vale Lembrar ...
Que escovar os dentes pelo menos 3X ao dia, usar fio dental e um enxaguante bucal diariamente, ajuda muito na saúde bucal e a evitar as terríveis aftas.

Beijinhoss e tenham uma semana abençoada!
6
Comentários via FaceBook

6 comentários:

  1. Quando eu comecei a ler o post pensei logo na Omcilon A rsrsrs... Porque também usei muito quando estava com aparelho ortodontico também rsrsrs... E ainda uso muito quando acontece de ter algum machucadinho... Só ela mesmo pra resolver! O alívio é quase que instantâneo né? Impressionante!
    Muito legal Alê esse post! Adorei!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Afta ninguem merece, faz seculos que nao tenho graças a deus!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho aftas quando como qualquer fruta cítrica... estava até achando que eu tinha alergia... pior que adoro mexerica... legal as dicas, nem sabia do suco de couve.
    beijo...
    Nany

    ResponderExcluir
  4. Ameeei !

    Eu sofro com aftas desde que me entendo por gente. Teve uma certa vez que saiu na garganta e eu não aguentava nem abrir a boca e so tomava liquidos, foi horrivel, muita mas muita dor!!! So quem tem sabe o que.

    Quando surge eu costumo fazer enxaguamento bucal com algumas coisas citricas e melhora por incrivel que pareça. E tambem mastigo aquela parte branca ( pele ) da casca da laranja, é tiro e queda.

    ResponderExcluir
  5. Só quem sofre com isso q sabe o que é.
    Muito legal a matéria.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Aftas ninguém merece, o coisa chata!!!
    BJs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...