Image Map

23 agosto 2011



Alergias do Inverno!

Jaime Rocha, infectologista do Bronstein Medicina Diagnóstica, dá dicas sobre como prevenir as alergias típicas da estação...

Os alérgicos representam cerca de 30% da população e são os mais atingidos com a chegada do inverno. Nessa época do ano eles sofrem com o desencadeamento de crises decorrentes do vírus de gripe e com as infecções de vias aéreas superiores. É o que explica o infectologista Jaime Rocha (CRM 17.227), do Bronstein Medicina Diagnóstica.

O especialista afirma que mudanças de hábito decorrentes da chegada do inverno também colaboram para prejudicar a saúde, pois é nesta estação que as pessoas tendem a ficar dentro de casa com portas e janelas fechadas para evitar a entrada do frio. Estudos mostram que cerca de 86% do tempo a população fica em ambientes fechados, seja no ônibus, na escola, no trabalho ou no shopping. “A aglomeração de pessoas nesse tipo de ambiente favorece a transmissão de vírus e bactérias, um dos principais responsáveis pelas doenças de inverno”, diz Rocha.

O infectologista também lembra que o inverno é o momento de tirar as roupas de lã e cobertores do armário. “O vestuário de inverno costuma ficar dentro do guarda-roupa por um ano inteiro e, quando é retirado, está cheios de bolores, fungos e outros aeroalérgicos que ficam em suspensão no ar por muito tempo”, alega. Rocha recomenda que as roupas de inverno, antes de serem usadas, sejam lavadas com água quente e que se aplique 50 ml de alguma substância fungicida (fungicil, por exemplo) na água de enxágue para, depois, deixar secando ao sol e, finalmente, passar a peça com ferro quente. O próprio guarda-roupa também deve ser limpo com pano úmido com fungicil.

Quanto ao quarto ideal para indivíduos que sofrem com o agravamento de doenças alérgicas no inverno, segundo o especialista, o piso deve ser lavável, sem cantos que acumulem pó e o carpete, se necessário, deve ter tratamento contra fungos e bactérias, o que não pode ser usado em casas com animais domésticos. A cama merece um tratamento especial, pois é nela que se acumula a maior quantidade de ácaros, grande inimigo da saúde dos alérgicos.

Dessa forma, colchões e travesseiros devem conter capas antiácaros e as cobertas não podem ser felpudas, priorizando o uso de edredons. A estante de livros e outros objetos deve estar sempre limpa e, nas janelas, persianas a cortinas de pano. Essas medidas visam a evitar o acúmulo de poeira, principal alimento do ácaro, e diminuir a chamada "poluição doméstica". "Cuidados como esses podem, pelo menos, ajudar a melhorar a qualidade do ar de nossas casas, onde passamos a maior parte do nosso tempo", conclui Rocha.

Acréscimos Alê
Depois de uma melhora no tempo, o frio voltou com tudo novamente e mesmo aqui no Rio que eu sempre comento que o calor é insuportável e o frio é agradável para uma paulista como eu, esse ano senti mais frio que o normal. Não sei se estou me acostumando com o clima daqui ou realmente fez mais frio... Acontece que sempre que a temperatura cai a minha alergia vem tudo, o que eu achava que tinha a ver também com roupas de frio guardadas mais tempo e tal, acabei descobrindo que minhas alergias começam principalmente por ter imunidade baixa, um simples stress, pressão ou ansiedade me ataca a alergia como qualquer poeira também atacaria. 
Então, fiquem atentas, os cuidados citados acima são importantes e devem ser seguidos, mas se o problema persistir é importante que se consulte um médico para uma avaliação mais especifica ao seu caso.
Coração
vermelho
10
Comentários via FaceBook

10 comentários:

  1. tbm sou assim com minha alergia....não tiro meu antialergico da bolsa. Sei que nao se pode tomar muito mais fazer oq.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog, to seguindo...

    aproveito para te convidar a ser nossa parceira, lucre 35% divulgando nosso banner em seu blog...

    Cadatre-se grátis www.toseek.com.br
    e pegue o script dos banners em seu perfil

    siga-nos psddesigner.blogspot.com

    Abraço, Marcos Roberto

    ResponderExcluir
  3. OI ALÊ! AMEI ESSE POST, SOFRO BASTANTE COM ALERGIAS, É UM SACO NÉ?
    AMEI AS DICAS!

    BJOKAS

    HTTP://COISASDETHALITHA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  4. Super importante essas dicas!
    Tem que se cuidar!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Nem me lembre dessas alergias, eu sooooooooofro! otimas dicas!!

    ResponderExcluir
  6. Sofro demais de alergia, mas também com 2 gatos dentro de casa não é fácil, agora que tenho sofro mas não desfaço dos meus bichanos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Alérgia é muito ruim, mas parece que hoje em dia todo muito tem!!!
    Vc ia ver o que é frio se morasse aqui em Curitiba...rsrsrsr
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ontem mesmo estava comentando sobre isso com o marido, que Curitiba deve ser mais frio que Porto Alegre.
    Eu mesma não me dou muito bem com frio, imagino se morasse ai como ia ser minha vida...
    bjkssss

    ResponderExcluir
  9. Nem a gente que nasceu aqui se acustuma com o frio, é um frio bem úmido!
    Esse ano foi bem terrível!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Imagino, aqui no Rio que é um calorão só teve um frio bem forte também.
    Beijoss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...