Image Map

06 setembro 2011



Cuidados com a Alimentação no Inverno

O alerta é de Mauro Scharf, diretor médico e endocrinologista do Lâmina Medicina Diagnóstica

Durante o inverno o apetite aumenta porque o gasto energético é maior. Isso acontece porque, devido ao frio, o organismo se esforça mais para manter a temperatura do corpo normal. Além disso, nesta época acontece uma diminuição na produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Para suprir esta sensação de tristeza e desânimo a maioria acaba compensando com os alimentos. Mas Mauro Scharf (CRM 13.009), diretor médico e endocrinologista do Lâmina Medicina Diagnóstica, lembra que o inverno não é desculpa para se exceder na alimentação.

O especialista explica que, com esse aumento da fome, as pessoas acabam ficando propícias a comer alimentos ricos em gorduras e açúcares, o que pode acarretar no aumento de peso indesejável e, em casos mais sérios, problemas de saúde como o aumento do colesterol e triglicérides. Outro descuido que costuma acontecer nesta estação é com a hidratação, pois muitas pessoas no frio acabam deixando de beber água. Scharf lembra que é necessário tomar dois litros por dia, indiferentemente do clima.

Para manter a boa forma no inverno, seguem algumas sugestões do endocrinologista:

- Evite massas, que são muito calóricas, principalmente as que forem preparadas com molhos brancos e outros ingredientes com alto teor energético.

- Reduza o consumo de derivados do leite, como creme de leite, queijos amarelos e manteiga.

- Cuidado com chocolate, nozes, castanhas e avelãs. Eles são nutritivos, contêm boa gordura, mas são muito calóricos.

- O indicado é optar por legumes, verduras, carnes magras e peito de frango nas refeições principais.
Coração
vermelho

4
Comentários via FaceBook

4 comentários:

  1. Pra quem gosta de derivados de leite, vale lembrar quando estamos gripadas, devemos evitar o consumo, pois aumenta a produção de muco(Catarro) no organismo, segundo a medicina tradional chinesa.

    Eu fico muito triste, pois amo tudo isso....sniffff!!!!!

    Bjos!

    Sol Neves

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Eu sofrooo com essa coisa do LEITE! Porque eu AMOOO leite... mas sei que eu não deveria tomar o tanto que eu tomo rsrsrs
    Quando fiz acupuntura o terapeuta me pediu para parar de tomar leite e foi super difícil rsrsrs Tomava suquinho de soja no lugar do leite rsrsrs
    Mas não é a mesma coisa. Eu não sou minguém de manhã sem meu cafezinho com leite rsrsrs
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Sério Sol! Não sabia disso de jeito nenhum ... será que é por isso que quando a Rafa ficava gripada e eu dava leite, ela botava tudo pra fora, e só acontecia com o leite! Nossa!
    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  4. Tudo o que é bom é muito calorico!!!
    Gostei do post!!!Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...