Image Map

28 novembro 2011



Meninas Super Vaidosas

Por Rosane.
Como mãe de menino, sempre achei que nunca iria me interessar pela vaidade das pequenas. Entretanto, meu filho além de conviver com as amiguinhas da escola, tem alguns amigos com irmãs e a gente acaba entrando”nesse universo feminino infantil” de tabela.

Os amigos do Renato estão na faixa etária entre 5 e 6 anos. Comecei a reparar nas festinhas de aniversário, que algumas meninas estavam usando sapato de saltinho e unhas pintadas de cores mais fortes. Além, claro, daquele famoso gloss nos lábios. Metida que sou, fui investigar e fiquei surpresa com as descobertas.

Algumas mães, de fato, incentivam a vaidade das filhas, mas a maioria se diz contra. Na verdade, as próprias crianças é que querem escolher as roupas, pedem para usar maquiagem ou cismam que só querem usar cor de rosa e aí tudo “tem” que ser rosa! Tenho uma amiga linha dura sobre a questão da maquiagem: não compra e não deixa usar, mas é mais flexível em relação às roupas. Conversei com uma outra mãe, que usa a técnica da negociação: deixa usar maquiagem e pintar as unhas somente nas ocasiões especiais (como as festas), mas não deixa a filha usar sapato de salto. 
Existe maquiagem formulada especialmente para o uso infantil, mas mesmo assim deve ser usada com moderação, pois a pele das crianças é mais sensível. Por essa razão, também, as mães não devem emprestar a sua maquiagem para as filhas pequenas. Procure produtos aprovados pela Anvisa*. 
Suri Cruise
Quanto ao uso dos sapatos com saltinho, os pais devem ficar atentos, pois estes modelos alteram o caminhar e, a longo prazo, podem comprometer o equilíbrio e ocasionar desvios na coluna

Como tudo na vida, bom senso é fundamental. Sei como é difícil convencer os filhos quando eles cismam com algo. Explicar as razões porque podem ou não fazer determinadas coisas é sempre importante mas, em outros momentos, temos que fazer prevalecer o quê consideramos correto. Afinal, tudo tem sua hora!

Um grande abraço,

Rosane
*Agência Nacional de Vigilância Sanitária

...
Dando pitaco ... (AleCarnevalli)
É um assunto interessante esse, eu apesar de gostar de maquiagem e até incentivar a Rafa a usar alguns produtos, confesso que muitas vezes ela mais me deu uma "banana" do que fez meus caprichos, não que eu seja neurótica como muitas mães que vejo por ai (tipo as mães do Little Miss Perfect), mas quando via que a Rafa queria um batom, gloss ou esmalte, sim eu comprava, moderando na cor e limitando apenas nesses produtos. Sempre comentei com ela que o bonito é valorizar a naturalidade e aproveitar a pele perfeita.

Hoje a Rafa está com 12 anos e a pele deixou de ser "bundinha de bb", fico contente quando vejo que a vaidade dela está mais em cuidar da pele, e eu não faço economia alguma na hora de comprar seus produtos, isso sim eu acho fundamental, já que não quero que ela tenha uma pele prejudicada pelas espinhas.

Mas já que toquei no assunto do Little Miss Perfect... às vezes eu assisto com a Rafa, claro que para ficar criticando (hehehe), muitas vezes vejo mães desleixadas que investem tudo na aparência das filhas para participar desses concursos, talvez seja uma forma de transferência ("já que eu não tenho mais jeito vou gastar na filha" rsrs) morro de dó de muitas meninas, dá para perceber que elas detestam aquilo e que são forçadas a participar...
São umas bonequinhas, mas depilar pernas, fazer dentadura pra filha ter o sorriso perfeito, bronzeamento artificial, é um pouco demais!

Agora não pára ai a insanidade de algumas mães, nos EUA uma mãe faz aplicação de botox, preenchimento labial e tatuagem na sobrancelha de uma menina de 7 anos, tudo isso porque ela sonha que sua filha seja uma celebridade hollywoodiana.

Eu acho um absurdo esse tipo de exagero, criança tem que ser criança, brincar muito e como a Rô comentou acima, tudo tem a sua hora. Acho normal a menina ter vaidade, a mãe incentivar, mas mais normal ainda é ter pais que tratam do assunto com bom senso e que impõem limites.

O que vocês acham sobre isso?
Normal? Exagerado?

Beijokasss

Alê
20
Comentários via FaceBook

20 comentários:

  1. Olha, eu sempre fui vaidosa, mas minha mãe sempre me limitou, e hj eu concordo com ela, uma garota usar um bilho nos lábios e nas unhas é lindo, sinal de feminilidade, que vamos concordar que é muito feio aquelas meninas que parecem meninos ....No entanto, tudo que é exagero, é errado, vejo crianças na rua que sinceramente fico em dúvida se são crianças, ou se são anãs ... Acho absurdo estes concursos, são "roubadas" estas infâncias, depois crescem frustradas e viram adultos problemáticos e imaturos como maior exemplo do pobre coitado do Michael Jackson, que tinha um parque diversões em sua casa e tinha comportamentos infantís porque literalmente, não teve infância!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê acabo de conhecer seu blog e adorei... já estou seguindo ;) e que assunto polêmico esse neh... eu descordo dessas mães que usam as filhas em função da suas vaidades excessivas, qdo vi a fotinho da Suri com uma sandália de salto com tão pouco idade fiquei chocada, nossa tem a vida toda depois pra isso, criança tem que ser criança...

    Bjaummm
    Cris

    http://mulheressuperestilosas.blogspot.com 

    ResponderExcluir
  3. Concordo! Criança tem que ser criança!!
    Beijoss Cris, e passarei pra conhecer seu blog tb.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda fico pensando como funciona na cabecinha delas quando perdem, a criança não maturidade pra isso, nem adulto tem direito, imagina criança... bjksss

    ResponderExcluir
  5. Parecem umas bonecas!!
    Mas é preciso colocar limites, porque se não elas não teram infância!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Vaidade sem exagero não faz mal a ninguém. Acho bonito uma menina com um gloss ou um batom rosinha, até unha pintada vai, mas  vai do bom senso dos pais para orientar.
    Morro de dó da Sury, seria mais bonito se os pais a vestissem como criança, parece uma anãzinha tadinha.
    Olha Alê, também acho um absurdo esses concursos, definitivamente é mais para os pais do que para as crianças. 
    Beijos e ótimo post de vocês duas, super polêmico isso.

    ResponderExcluir
  7. Tadinha, parece mesmo, mas estava agora falando com uma amiga (Kalla Santo oi!) e ela me disse q a própria Suri que escolhe o que vestir e comprar ... mas mais uma vez cabe aos pais orientar, não é possível que uma criança na idade dela se sinta bem brincar com roupas e sapatos assim.
    bjksss

    ResponderExcluir
  8. Oi, Stella Concordo com você em tudo! Tb. acho bonitinho ver uma menina com brilho nos lábios ou a unha pintada com um esmalet clarinho e tudo de acordo com cada idade. Engraçado que quando escrevi o texto, a primeira criança me passou pela cabeça foi a Suri. Bjs e obg,

    ResponderExcluir
  9. Alê, não gosto nem de ver esses programas, acho um exagero só! Minha mãe sempre foi vaidosa e sempre me incentivou mas tinha regras. Eu me lembro que muitas vezes queria crescer para poder usar os sapatos de saltos e me fartar na caixinha de jóias. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu também, levei muito tempo para usar salto e mesmo assim comecei pelos beeemm baixinhos. bjkss

    ResponderExcluir
  11. Eu também assisto o "Pequenas Misses" às vezes... rsrsrs Mas não porque eu apoio esse tipo de coisa. Acho que a gente assiste, porque fica abismado com o comportamento dessas mães e pais. rsrsrs
    Também acho que tudo tem sua hora e o tempo certo né?! Mas também acho que não incentivar vaidade nenhuma é ruim. Com tanta informação ao redor das crianças, hoje em dia é praticamente impossível impedir o acesso delas a esmaltes e gloss etc... Porque imitam o que vêem as pessoas fazendo. Acho que pintar a unha, um gloss... não faz mal nenhum dependendo da idade né... Mas tudo com limite e moderação.
    Criança tem que usar roupa e sapato de criança!
    Acho que não podemos deixar as crianças pularem as etapas, porque todas elas são importantes para o desenvolvimento.
    Pintar a unha e usar gloss deve ser como uma brincadeira. E não incentivar isso apenas como uma forma de "beleza" pura e simplesmente.
    Acho que devemos agregar mais valores nas crianças. Está faltando isso no mundo! Sei que tudo mundo quer ter um filho lindo e maravilhoso... E não adianta usarmos o discurso: "Beleza não é importante!" Porque eu acho que é importante sim! Só que devemos deixar claro, que a beleza não é tudo. E que junto a isto deve estar agregado uma série de coisas, como educação, estudo, valores morais... por exemplo.
    Como eu comentei no último post da Sol, é preciso "cuidar do corpo e do espírito".
    Não há mal algum em uma criança conhecer a vaidade, mas no tempo certo.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  12. parece um filme de terror ! quase todas choram são crianças montadas como transformistas,se fosse só a mãe a louca  é  a família inteira que aprova essa exploração falta bom senso pra todos os que levam os filhos e os que se dizem capazes de julgar ,teve um programa desses que a jurada , só tinha participado de concursos de cachorros  pode isso,sabedoria e inteligencia pra todas as mães bjs    

    ResponderExcluir
  13. Sério? A jurada já tinha sido jurada de concursos de cachorro, q isso!! Ai morro de dó tb...
    bjkss

    ResponderExcluir
  14. Sinto uma dó profunda dessas crianças...
    Mães neuróticas que neurotizam suas filhas, completas marionetes em suas mãos...
    Depois se tornam bulímicas, anoréxicas e por aí vai...
    Se fosse para pular etapas, não nasceríamos do ventre de nossas mães, pequenos e indefesos seres inocentes, dependentes de amor, cuidados e atenção...
    Se fosse assim a vontade de Deus, nasceríamos adultos e assim permaneceríamos até o nosso fim...
    Um gloss e um esmalte clarinho, não causam traumas, nem doenças crônicas, mas vestir crianças com roupas de adultos, sapatos de saltos e forçá-las a participar de concursos a revelia de sua inocência, isso sim é triste...
    Saudades dos vestidinhos com babados e fitas, meia-calça de poá e sapatilhas com fivelas no calcanhar...  Lacinhos nos cabelos e franjas sobre o inocente olhar...
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Suri é educada com base na Cientologia, que instrui aos seus pais que as crianças na verdade são mini-adultos, de forma que suas vontades devem ser respeitadas.  Isso eu li em matérias que pesquisam essa nova filosofia e que usam o Tom Cruise como o principal exemplo de um de seus seguidores.
    Torço com todas as minhas forças que Suri não se torne, no futuro, uma nova Paris Hilton, extremamente mimada, sem limites, e sem qualquer entendimento de sua importância nesse planeta...
    Os outros filhos do Tom Cruise são jovens responsáveis e estudiosos, mas vejo dentro dos olhos irrequietos de Suri que ela irá dar mais trabalho...rsrsrsrsrs
    Espero que eu esteja errada...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Acho válido que se passe bons hábitos de cuidados ás crianças, desde cedo. Porém, sem exageros. Tudo tem a sua hora e os pais não devem "forçar" uma antecipação desnecessária. Sabe aquelas pessoas que adoram tratar cães como se fossem gente? pois é, para mim é a mesma filosofia: "cães devem ser tratados como cães"...."crianças devem ser tratadas como crianças". Respeito e amor é o que podem vir em exageros, isso sim.

    ResponderExcluir
  17. Ai amiga, eu trato minhas cachorrinhas como bbs ... kkkkkk
    Mas criança eu trato como criança, tb não concordo passar fases na vida delas.
    bjksss

    ResponderExcluir
  18. Verdade. Acho tão lindo menininhas vestidas como menininhas sabe? vestidinhos floridos, sandalinhas baixinhas e cabelinhos de anjinhos....fico horrorizada quando vejo uma criança, com 4, 5 anos de cabelo escovado, com prancha (e vai saber se não tem mãe louca que faz progressiva nessas coitadas!). E criança de salto alto, já viu? deve fazer super mal para a coluna....tadinhas. Parei uma vez para assistir esse programa da "pequenas misses", fiquei impressionada com a capacidade bizarras daquelas mães.

    ResponderExcluir
  19. Erilda Maria Barbosa Padula13 de dezembro de 2011 09:45

    Ai que fifinhasss...
    da vontade de levar pra casa,
    as minhas duas já estão bem grandinhas!

    bjoss..linda

    ResponderExcluir
  20. Josiane Cavalcanti28 de maio de 2012 16:19

    Meu Deus ... essa mulher que aplica botox na filha de 7 anos, só pode ser louca, tinham que amarrar essa louca, nossa agora eu fiquei pasma...
    As meninas são lindas, e não necessita desse exagero todo não.


    http://josianeexperdiao.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...