Image Map

08 novembro 2011



O formato do seu corpo revela sua personalidade

Olá meninas, o texto a seguir é da minha professora por assim dizer, rsrsrsrs ... a escritora Cristina Cairo, onde ela nos ensina o que quer dizer cada formato do corpo em desarmonia.

A bola da vez é a obesidade.

Boa leitura!

O formato do corpo revela características e traços de personalidade, identificando como cada um lida com suas emoções. O tamanho dos quadris, glúteos, ombros, peito e mamas, abdome, panturrilha, a papeira, além da flacidez, gordura localizada, culotes, entre outros problemas estéticos, demonstram como está o interior do ser humano e seus conflitos mais íntimos (veja relação abaixo). O exterior reflete o interior.

Este estudo, apresentado no livro LINGUAGEM DO CORPO 2 – Beleza e Saúde, demonstra que o corpo se modifica em tamanho, largura, espessura, altura e silhueta, tanto em músculos e células, quanto em ossos e articulações, no todo ou em parte, conforme o estado emocional, mental e comportamental do indivíduo, com ou sem exercícios.

Como no best-seller LINGUAGEM DO CORPO – Aprenda a ouvi-lo para uma vida saudável, a LINGUAGEM DO CORPO 2 aborda outros significados psicológicos associados aos órgãos – além dos já mencionados no primeiro livro - e ao formato do corpo, e como transformar os problemas estéticos em linhas harmoniosas através de novos padrões mentais, ou seja, como modificar o formato do corpo com novas crenças, pensamentos e comportamentos. Demonstra também a atuação das cores e dos alimentos sobre o emocional, ensinando exercícios de relaxamento, que ajudam a alcançar o equilíbrio geral, mostrando como estudos científicos recentes demonstram a importância do pensamento sobre a matéria.

“Todas as doenças podem ser curadas, pois sua causa, na maioria das vezes, segundo recentes estudos da psicanálise, é o sentimento de culpa e contrariedades profundas, ou seja, causas psicossomáticas”.

A cabeça, o tronco, os membros e cada órgão interno recebe um impulso nervoso do cérebro que é comandado pelas emoções. Quando analisamos os movimentos do corpo ou o funcionamento de cada órgão percebemos que carregamos diferentes sentimentos para diferentes movimentos do nosso corpo: o desejo de mover os dedos faz com que movamos os dedos.

Mas existem desejos inconscientes que também fazem com que o cérebro impulsione energia para mover ou imobilizar partes do corpo (...)

“Um pensamento crônico pode transformar seu corpo através das reações químicas comandadas pelo cérebro”.

Como o corpo se comunica
Abdome - gordura -> O ventre está localizado no centro de equilíbrio de nosso corpo, onde estão os órgãos geradores e controladores da eliminação das toxinas: intestinos, bexiga e útero. O abdome simboliza o equilíbrio e a harmonia. Se há descontentamento, críticas ou revolta contra alguém ou alguma situação, acabam surgindo gordura e doenças nesse local. Toda mente rebelde e teimosa, aparentemente passiva ao extremo, que não acolhe com gratidão as pessoas e as coisas e não liberta a vida, provoca o desequilíbrio estético na região abdominal.
Braço - gordura -> Braços simbolizam suas conquistas, suas ambições, seus afetos, a busca do amor e do trabalho realizador. Problemas nesta área simbolizam frustração em relação às ambições, realizações e conquistas, limitadas por alguém ou alguma situação/ raiva por não ter conquistado algo ou alguém, ou de não estar se realizando em algum trabalho.

Cintura -> Os pneus nesta área denunciam pessoas de comportamento negligente, relapsas no sentido psíquico e espiritual, que não encontram equilíbrio nas suas emoções agindo, muitas vezes, com agressividade ou prepotência para protegerem sua individualidade. Simbolizam também o excesso de contrariedade que você acumula e de que não se desapega.

Culote - gordura -> Simbolizam o pai e todo relacionamento amoroso e quando ocorrem conflitos, mágoas, ressentimentos, aparecem os culotes.

Glúteos -> Os músculos dos glúteos representam o poder de tomar as próprias decisões, de ter coragem e determinação para caminhar com as próprias pernas sem depender emocional e financeiramente de ninguém. Nádegas murchas ou caídas simbolizam o medo inconsciente da solidão e de perder o controle, demonstrando o quanto se está vivendo sob a influência de terceiros, muitas vezes abrindo mão de seus prazeres pessoais. Nádegas grandes demonstram poder de decisão, pessoas que sentem mais os prazeres físicos, não aceitam ser comandadas nem controladas, gostam de mandar, muitas vezes são autoritárias.

Lado direito do corpo -> conflito com mulheres (YIN)

Lado esquerdo do corpo -> conflito com homens (YANG)

Obesidade/gordura localizada -> forma inconsciente de proteção contra problemas externos, um casulo no qual se esconde os medos, aborrecimentos, perdas, raivas, mágoas e inseguranças. É o mecanismo de defesa que o inconsciente cria para proteger-se daquilo com que o consciente não sabe lidar. A gordura localizada, dependendo de que região está, tem um significado específico (veja outros itens nessa relação de problemas estéticos).


Panturrilha -> a perna simboliza a impulsão para o futuro e é o músculo da panturrilha (gastrocnêmio) que impulsiona a coxa e, consequentemente, o corpo para a frente. Panturrilha fina indica que a pessoa não tem impulsão própria para seus ideais, falta-lhe determinação e coragem para, sozinha, ir em busca de seus sonhos. Panturrilhas tonificadas simbolizam pessoa ativa, autoconfiante, dona de suas próprias opiniões e desejos.

Papeira debaixo do queixo -> pessoas que odeiam críticas e sentem-se carentes e agressivas quando lhe apontam algum defeito. Quanto mais reagem às críticas, mais sua papeira aumenta.

Peito e mamas (flacidez)-> Toda flacidez simboliza a falta de iniciativa e força de vontade para vencer. O peitoral e as mamas expressam a coragem, a ousadia, a força interior. Se há gordura localizada nos músculos peitorais e flacidez nas mamas, isso significa que a pessoa está guardando ressentimentos e que desistiu de lutar pelos seus objetivos, por sentir-se oprimida ou por acreditar que não pode mudar o destino.

Mamas (tamanho)-> Quando as mamas são pequenas, isso denota uma mulher Yang, ou seja, que não admite autoridade sobre ela e que repudia a idéia de ficar presa ou ser comandada por alguém ou alguma situação. Quando as mamas são grandes, a mulher é Yin, ou seja, tem tendência a anular-se devido a um instinto maternal exagerado.

Quadris e ombros -> Quadris largos simbolizam princípio feminino predominante, ou seja, são pessoas sensíveis, que se magoam com facilidade, porém revelam-se ótimas para cuidar do lar e dos filhos. Ombros largos representam coragem para enfrentar as adversidades da vida. Ombros estreitos indicam ausência de ousadia e coragem, geralmente pessoas que se colocam em posição de vítimas, acusando outras pessoas pelos seus fracassos na vida.

Fonte: livro LINGUAGEM DO CORPO 2 (de Cristina Cairo)


Dicas da Sol:
A professora Cristina Cairo dá palestra em todo o Brasil, entre no site dela e veja a programação:
www.linguagemdocorpo.com.br
 Há também um livro da Cristina Cairo bem interessante, inclusive eu tenho, chamado: Acabe com a obesidade, nele vem um cd de relaxamento bem interessante para fazer.

E como diz a Cris...Nada acontece por acaso!
Busque o autoconhecimento e saia desta condição que lhe deixa triste.
Vá brilhar!!!
Você pode e deve!
Grande bjo!
Fique com Deus!
Paz profunda!

16
Comentários via FaceBook

16 comentários:

  1. Muito interessente esse assunto. Nunca havia pensado nisso!

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse blog mas esse post achei muito desnecessário. Ser gorda quer dizer basicamente que sua vida é uma droga?

    Achei MUITO equivocado.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sol!
    Achei seu post suuperr interessante nunca imaginei que nosso corpo pudesse refletir tanto o que passamos no dia a dia. Gostei mto de saber..acho q facilita na hora de tratar mesmo.
    bjs
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá meninas tudo bem?

    A linguagem do corpo é um estudo milenar, uma ciência egipcia.
    Não se trata de adivinhação mesmoooooooooooo!!!!
    Comrpovo todos os dias, inclusive em consultório o quanto o nosso corpo fala sobre nosso comportamento.
    Com a leitura corporal dá pra se conhecer todoo carater de uma pessoa, é incrivel.
    A intensão deste post, é basicamente alertar as pessoas para o autoconhecimento.
    Mas é evidente que nem sempre as pessoas querem se autoconhecer.
    Geralmente usam o mecanismo de defesa do inconsciente e criticam um conhecimento milenar.
    Claro que ver em si algo feio, ruim, mágoas, crítica é bem desagradável.Mas penso, que podemos mudar a todo momento, inclusive para melhor.

    Eu mesma a quase 2 anos atrás pesava 21kg a mais, e me enquadrava em boa parte das coisas que foram citadas acima, e não tenho nenhum problema em dividir isso com todas vcs.

    Graças a Deus, procurei ajuda de um Ortomecular e emagreci e mantenho meu peso até hj, mas tbm sei que procurei me ver e principalmente mudar coisas dentro de mim que julgava necesário.

    Liz e Roseane, muito obrigada pelos elogios.

    Liz Micheleto, talvez vc não tenha entendi o texto.
    Ou talvez o seu mecanismo de defesa do inconsciente não tenha gostado do que vc leu.
    Mas é sempre hora de flexibilizar!!! Pense nisso!
    Serene seu coração.

    Ale, mais uma vez, obrigada pela oportunidade de tentar proporcionar o autoconhecimento a toodos os interessados.
    Grande bjo!

    Sol Neves

    ResponderExcluir
  5. Olá! Esse post está muito equivocado!
    Primeiro: só menciona parte do corpo que acumulam gordura. E as outras características do corpo humano???
    Segundo: defini q pessoas com excesso de peso são cheias de defeitos, psicológicos, comportamentais e até morais!!! Como assim??????
    Terceiro: inflencia as leitoras a "encanarem" com o mínimo de gordura q podem ter no corpo, provocando uma ataque a auto-estima e ainda crescer o preconceito com pessoas obesas!
    Um deserviço esse post! Peço para se informar melhor!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou leiga nesses assuntos, a Sol é terapeuta e vive fazendo cursos. Então anônimo acima, não creio que seja falta de informação como vc termina seu comentário, e sim excesso de informação que talvez tenha sido pouco espaço pra expor tudo, mas também sei que para algumas pessoas poderia ter 3 páginas sobre o assunto e mesmo assim não aceitariam as informações.

    Acho também algumas partes do texto da Cristina Cairo muito duro (pega pesado)... mas não acho que o texto quis dizer que todo gordinho é frustado ou leva uma droga de vida, pelo contrário, vejo gordinhos mais felizes que os magrinhos (rs), e também gordinhos felizes como são, mas acredito que cada caso é um caso, ao meu ver nem sempre alguma causa no corpo seja especificamente por conta emocional, pode ter outros fatores, como alimentar, hormonal e até o fato de levar uma vida sedentária. Mas acredito sim que muita coisa que a gente nem tem consciência afeta o nosso corpo, veja que hoje em dia o que mais se fala é que o câncer é a doença da alma.

    Acho que o post não é para criticar "gordinhos", até porque nem precisa ser gordinho pra ter algumas dessas características citadas acima. O post é mais para reflexão. Melhorar os hábitos físicos e o lado interno também. Mas isso é minha opinião, cada um tem a sua ... rs

    Ah sim, lembrando que a tag desse post é Momento Zen.

    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  7. Como falei acima "Anônimo", a linguagem do corpo é milenar.
    Estudo a técnica muito de perto e com pessoas muito experientes nesse assunto.
    Como a Ale citou, claro que o post foi bem resumido e por isso indiquei os livros para o autoconhecimento, ou se referir vá em um work shop de linguagem do corpo e leis universais.

    A Ale foi muito feliz na colocação dela, muitas vezes encontramos pessoas acima do peso muito felizes.
    A questão hormonal é um fato, mas sabemos que o emocional atua no hormonal inclusive.
    A pessoa gordinha não é uma droga como alguns citaram, é apenas uma pessoa que está em desiquilibrio com seu corpo e com sua mente.
    Se for uma pessoa "flexivel" com certeza vai buscar ajuda médica e psicológica.
    É importante chamar a atenção pras nossas emoções, o quanto elas podem nos prejudicar, como a raiva por exemplo que pode causar desde obesidade até mesmo um cancer...Pensem nisso!

    Paz profunda!

    Sol Neves

    ResponderExcluir
  8. Acho interessante este tipo de estudo. Eu gostaria de acreditar neste e em outros como da letra e do batom. Não consigo me identificar em nenhum. Beijo

    Adriana Prado

    ResponderExcluir
  9. Nada contra quem divulgue, mas, sinceramente, lembra-me as teorias sobre a aparência milenar dos criminosos de Lombroso que também é antiga, talvez não supostamente milenar, e que causou muitos danos a pessoas inocentes.

    Mas, como a proposta é ajudar, como ficam as marcas de acne, as profundas olheiras, o excesso de pelos, a falta de cabelo, etc, etc?

    Ah tah, é um mecanismo de autodefesa instintivo...ok, dizer isso tb é um julgamento precipitado.

    Apenas fico triste que se divulgue como "ciência" uma tese não defendida em bancas avaliadoras de instituições de ensino sérias ou renomadas. Mas, claro, posso estar enganada e há algum mestrando, doutorando ou especialista estudando profundamente essa idéia. Não havendo nada neste sentido, é um estudo pessoal e também penso que, apesar das boas intenções, está equivocado e necessita de uma pesquisa mais séria para ser divulgada publicamente.

    Bjos Ale, gosto demais de ti. Fique bem.

    ResponderExcluir
  10. Sol adorei o post!!!

    É impressionante né, como que o nosso subconsciente influencia tanto em nosso corpo. Eu nunca estudei linguagem do corpo, mas como sou uma futura profissional da área da saúde (falta pouquinho rsrsrs), através das minhas experiências práticas durante o estágio posso fazer algumas observações sobre isso. Por exemplo a dor... algo que está sendo bastante estudado ultimamente. Cansei de ouvir na faculdade "a dor é subjetiva". Porque será?! Porque não conseguimos mensurar a dor com exatidão?
    Se alguém diz pra você que está com dor, não pode menosprezar isso. Porque cada um tem uma percepção.
    Só quero dizer que a medicina não é mais antiga que o nosso planeta. E nosso corpo é a máquina mais perfeita que existe criada por Deus.
    Quanto mais eu estudo a Fisioterapia, mais me convenço de que devemos "curar" tanto as dores da alma quanto as do corpo FÍSICO.
    Posso observar isso claramente em mim mesma. Este ano foi muito difícil pra mim e me encontro emocionalmente abalada, estou me recuperando aos poucos e tentando reencontrar meu equilíbrio. Consegui perder peso e já recuperei tudo e mais um pouco de volta rsrsrs Porque??? Eu mesma posso reconhecer o motivo: ANSIEDADE!!! rsrsrs

    Quero deixar aqui para reflexão uma parte do capítulo 17 do "O evangelho segundo o espiritismo", página 284.

    "CUIDAR DO CORPO E DO ESPÍRITO -
    Consistirá a perfeição espiritual na maceração do corpo? Para resolver esta questão, apóio-me em princípios elementares, e começo por demonstrar a necessidade de cuidar do corpo, que, segundo as alternativas de saúde e doença, influi sobre a alma de maneira muito importante, pois temos de considerá-la como prisioneira na carne. Para que esta prisioneira possa viver, movimentar-se, e até mesmo conceber a ilusão da liberdade, o corpo deve estar são, disposto e vigoroso. Estabeleçamos uma comparação: eis que ambos se encontram em perfeito estado; que devem fazer para manter o equilíbrio entre as suas aptidões e as suas necessidades tão diferentes? O embate entre eles parece inevitável, e difícil chegar-se ao segredo do equilíbrio.
    Dois sistemas se defrontam neste caso: o dos ascetas, que desejam abater o corpo, e o dos materialistas, que querem diminuir a alma. Duas violências, quase tão insensata um quanto a outra. Ao lado dessas duas correntes, fervilha a multidão dos indiferentes, que, sem convicção nem paixão, amam com tibieza e gozam com parcimônia. Onde, pois, a ciência de viver? Em parte alguma. E esse grande problema ficaria inteiramente por resolver, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores, para demonstrar-lhes as relações existentes entre o corpo e a alma, e dizer-lhes que, desde que são reciprocamente necessários, é indispensável cuidar de ambos.
    Amai, pois, a vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades que lhe são peculiares por força da própria natureza, é desconhecer as leis de Deus. Não o castigueis pelas faltas que o vosso livre arbítrio o fez cometer, e pelas quais ele é tão responsável como o cavalo mal dirigido o é, pelos acidentes que causa. Sereis por acaso mais perfeitos, se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, menos orgulhosos e mais caridosos? Não, a perfeição não está nisso, mas inteiramente nas reformas a que submeterdes o vosso Espírito. Dobrai-o, subjugai-o, humilhai-o, mortificai-o: é esse o meio de o tornar mais dócil à vontade de Deus, e o único que conduz à perfeição."

    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Parabéns "Liliana", matou a pau no se diz por aí.

    Nesse post, citei bem resumida mente "o fator obesidade" no emocional e na visão da Linguagem do corpo que é Medicina Egipcia.

    Quando digo mecanismo de defesa do inconsciente, é muito simples...Estou falando de Psicanálise.
    Desculpe os leigos mas é necessário ler um pouquinho sobre o assunto.
    Não caberia aqui tantas informações, mas é evidente que na medida do tempo vou passando algumas dicas sem problema algum.

    Como Terapeuta Naturopata que sou, afirmo que nosso corpo fala,e muitas vezes até grita, em relação ao que sentimos.
    Vejo isso todos os dias em meus atendimentos.

    "maggie"...vc perguntou sobre acnes,na visão da medicina Egipcia ou se preferir na linguagem do corpo, acnes só acontecem em pessoas críticas, exigentes, e muitas vezes guardam acúmulos no coração, são pessoas extremamente desconfiadas.
    Na Alopatia, trata-se de uma questão hormonal.
    Para seu sangue, e intestinos fluírem bem, é necessário ter paz de espírito, não críticar, não julgar,não guardar mágoas e principalmente amar ao próximo como Jesus nos ensinou.
    Daria vários post falando de doenças de pele. Ok?

    Estatística mente falando, é mais fácil culparmos outras pessoas, do que olharmos para dentro de si e enxergar nossas falhas.

    Entendo, que o vitimismo nos torna estagnados, inflexíveis e ainda mais críticos.

    Entendo também, que é natural novas idéias assustar.

    Toda vez que mando um post pra Ale é com objetivo de elucidar, não impor simplesmente, até porque quem duvida, deve primeiro estudar, estagiar e comprovar no dia a dia se é verídico ou não.

    Felizmente a minha experiência como profissional da àrea, só me faz comprovar tudo isso e muito mais.
    Nós "os humanos", complicamos demais o simples, adoecemos por não saber lidar com nossas emoções.

    Mas graças a Deus isso está mudando, existem muitas pessoas buscadoras do conhecimento, e que a cada dia querem sair do papel de vítima, evoluir e principalmente não adoecer...é isso!

    "Liliana", adoro vc e seus comentários lúcidos, sutis e espirituais.
    Você é iluminada!!!!
    Que Deus a abençõe!
    É um prazer ter seu comentário no meu post.

    Grande bjo a todos e paz nesses corações críticos!!!!kkkkkkkk


    Sol Neves

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o post, assunto muito bom!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante não sabia desses sinais! Adorei saber!

    ResponderExcluir
  14. Ahhh Sol!!! Obrigada! É um prazer comentar nos seus posts e aqui no blog!
    Você que é uma lindaaa!!! rsrsrs Já é iluminada começando pelo nome! rsrsrs
    Que Deus te abençoe também!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Jesus-Maria-José Sol !!! Depois de ler esse post, começo a desconfiar que preciso de um psicólogo, urgente! (torcendo para que esses perfis de formato corporal não se aplique à todos).

    ResponderExcluir
  16. Muita coisa interessante nesse post!!!
    Revela mesmo a personalidade!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...