Image Map

28 dezembro 2011



Celulite: A Inimiga do Verão

O Verão está chegando, você está louca para colocar seu biquíni preferido e, de repente, uma das inimigas mortais das mulheres se revela e consegue tirar todo o seu ânimo. Sim, estou falando dela: a Celulite. Essa palavra assusta e dá até medo de pronunciar, né?

O que é a Celulite? Tem cura?
Infelizmente, a Celulite não tem cura e afeta aproximadamente 90% das mulheres. Ela consiste no acúmulo de gordura sob a pele e o seu aparecimento depende de vários fatores, como a predisposição hereditária, alterações hormonais, alimentação inadequada, sedentarismo, etc.

Como preveni-la?
Apesar de a tendência ser determinante em muitos casos, é possível sim reduzir consideravelmente o aparecimento das ondulações. Quer saber como?
  • Tenha uma alimentação saudável e diminua o consumo de sal, ele aumenta a retenção de líquidos no organismo.
  • Procure manter seu peso para não favorecer a distensão do tecido.
  • Pratique exercícios físicos que fortaleçam e tonifiquem a musculatura. Sedentarismo, nem pensar!
  • A oxigenação dos tecidos é muito importante na prevenção da Celulite. O principal inimigo, nesse caso, é o cigarro, pois ele dificulta a circulação sanguínea. Não fume!
  • A eliminação de toxinas é primordial, por isso beba bastante água para estimular a função renal.

Como tratá-la?
Antes de tudo, procure um médico Dermatologista para avaliar o grau da sua Celulite. Se as ondulações forem visíveis apenas quando a pele é comprimida, o diagnóstico é de Grau 1, sendo mais fácil de tratar. Se os nódulos forem perceptíveis facilmente, o grau da Celulite já é mais avançado e pode causar até dor no local.
Opções de Tratamentos Médicos:
  • Os consultórios dermatológicos estão lotados de tratamentos que propiciam a quebra de gordura e aumentam o fluxo sanguíneo, o que ajuda muito a amenizar as ondulações. São vários, como a Carboxiterapia, Mesoterapia, Subcisão, etc. São procedimentos que devem ser realizados exclusivamente por um médico, depois de uma avaliação completa para chegar ao diagnóstico correto e escolha do melhor tratamento. Consulte seu Dermatologista, afinal o resultado do tratamento depende de vários fatores. 

Opções de Tratamentos Estéticos:
  • A Drenagem Linfática é um dos tratamentos estéticos mais conhecidos. É uma massagem que estimula a reabsorção da gordura acumulada no tecido subcutâneo, diminuindo os furinhos. Porém, os resultados demoram para aparecer (não podemos esperar um milagre desde a primeira sessão). 
  • Eletrolipoforese: É um procedimento feito com a introdução de agulhas ligadas a um aparelho com corrente elétrica (de baixa freqüência), o que facilita a quebra de gordura. 

Os Cremes Redutores de Celulite funcionam? 
A interferência desse tipo de creme é bem baixa, principalmente se a Celulite estiver num grau avançado. É por isso que a maioria dos Dermatologistas recomenda esses produtos apenas para quem tem diagnóstico de Grau 1. No entanto, não há contra-indicação e serve como tratamento complementar. 
Cellu Destock da Vichy, um gel-creme avançado que age combatendo a gordura localizada e a celulite resistente ao regime. 

➜ seu médico Dermatologista escolherá o tratamento mais indicado para você, mas não se esqueça: sem uma reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos, os resultados serão mínimos.

Ter uma vida saudável é fundamental!

Dúvidas: http://twitter.com/TahFavreto
Beijinhos
22
Comentários via FaceBook

22 comentários:

  1. Acho que prevenir é o mais dificil, nénão?
    Bjs!
    Marcela
    www.mulhericesecialtda.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas de como prevenir! 
    Mas para quem já tem o melhor é um tratamento, gostei muito de conhecer melhor os tratamentos possíveis!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, ninguém tá livre desta praga, é bom saber que mesmo assim ainda existem tratamentos, mesmo que não aniquilem a bendita ajudam o nosso ego a sentir-se menos "celulitizado"

    hehehe

    Bjks

    Cris Marca

    .

    ResponderExcluir
  4. Curiosidade: O nome correto da "celulite" é Fibro Edema Gelóide (FEG).
    Celulite é uma patologia bemmm mais grave e complicada que a FEG.Eu sei que você sabe disso Tah... E se vc escrevesse FEG no post, as pessoas iriam pensar que é uma "nova" patologia... rsrsrs
    Mas acho que as pessoas deveriam se acostumar com o nome correto né?!

    Então... a Fisioterapia Dermato-Funcional atua de forma bem positiva também no tratamento da FEG.
    Como a Tah mesmo citou a eletrolipoforese e a drenagem linfática. Mas também existem outras técnicas como a endermologia, o ultra-som, a corrente galvânica e correntes excitomotoras.
    Mas tudo deve ser feito com uma boa avaliação, com acompanhamento médico... Tudo direitinho para não haver problemas. Uma equipe multiprofissional é o que há de melhor para a saúde da pessoa e para a obtenção de ótimos resultados.

    Quero deixar também aqui um AVISO IMPORTANTE!!!

    FUJAM desses pacotes milagrosos, oferecidos principalmente agora no verão, para redução de medidas.
    Principalmente os que oferecem preços super baixos!
    Se forem fazer algum desses pacotes, tenham certeza da credibilidade do local e principalmente do profissional.

    Digo isso porque Drenagem linfática e até uma massagem podem levar uma pessoa à óbito. A drenagem pode soltar um trombo e com isso causar um acidente vascular isquêmico, por exemplo.
    Drenagem linfática NÃO POSSUI APENAS FINALIDADE estética. E por isso possui VÁRIAS contra-indicações, ou seja, não é qualquer pessoa que pode ser submetida a ela! É fundamental que seja realizada por um profissional habilitado e competente!

    Não sei se vocês estão sabendo e viram na televisão que o Conselho Federal de Fisioterapia, proibiu a venda dessas ofertas coletivas que oferecem pacotes estéticos, como a drenagem e o ultra-som.

    LEIAM:

    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/08/conselho-esclarece-veto-drenagem-linfatica-em-site-de-compra-coletiva.html 

    http://www.crefito2.org.br/Noticia_Res_Coffito_CC.htm

    Achei importante dividir essas dicas com vocês!!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Oi Tah...

    No blog uma leitora, ela usou e testou um produto que achei interessante, pelo menos pra mim que tenho celulite e muita... Aff!!! 

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não estamos livres delas, independente do grau, elas sempre dão um jeitinho de aparecer, mas é bacana poder ter alguns tratamentos que ajudam a amenizar a situação, muito embora acredite que o melhor mesmo é a prevenção. Portanto, alimentação saudável e muita água, meninas! Guerra contra esses malditos buraquinhos!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Tah, 
    A celulite é como a gordura que a gente adquire? Nunca mais sai, a não ser com lipo? Mas com uma alimentação saudável e com atividade física o que eu soube é que eles afinam/murcham (vamos dizer assim) e assim parece que somem ou diminuem significativamente. Mas basta engordar um pouco que pra nossa infelicidade está tudo lá ... está correto ou não? Pelo menos foi o que eu aprendi com os anos de academia e conversando com os meus professores ...Após a gravidez da Rafa eu fiz seções de drenagem linfática, pra mim foi fundamental como complemento da dieta e as atividades físicas, pois eu engordei e inchei muito, e mesmo assim levei 1 ano e meio pra voltar ao normal, mas voltei...Bom, agora já viu, já ando mais sedentária por conta da gravidez, pois tenho sentido algumas cólicas então tenho ficado mais parada, mas passando essa fase, vou ver se entro pelo menos numa hidroginástica e volto as caminhadas, pois esses dias mesmo reparei no retorno delas ... Vida dura pra mulherada viu? rsBeijinhosss 

    ResponderExcluir
  8. Ah faltou a atividade física, sem ela acho que não tem jeito tb...
    Eu acho que a água e o chá dá para melhorar tb, até porque ingerindo isso a gente come menos docinho de leite ninho e menos cassata, né Bia? ... ahahahaha

    ResponderExcluir
  9. Ah amiga, com essa sigla eu nem ia saber do que se tratava ... rs
    Eu até comentei agora que após gravidez da Rafa eu fiz drenagem linfática como complemento da dieta e exercícios físicos pra voltar ao normal (eu engordei 30 kgs na gravidez amiga, não foi fácil) mas perdi tudo...
    Sobre esses sites de ofertas coletivas eu concordo com a proibição, eu vi umas fotos de uma garota que ficou toda roxa com um desses pacotes estéticos em promoção e tinha sido comprovado que como era mais barato a pessoa que estava fazendo o tratamento não era ainda capacitada para isto.
    Realmente tem que ter referência e saber onde faz. 
    Valeu pelas informações Li!
    bjkss

    ResponderExcluir
  10. Liliana,

    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento aqui (já disse que seus comentários sempre acrescentam algo para nós). =)
    Eu costumo escrever os posts de forma bem leiga, mas informações mais técnicas são sempre bem vindas.

    No caso, celulite é o termo errado mesmo. Ainda pretendo fazer um post sobre a "verdadeira celulite", já que é realmente grave e pode levar a necrose da região afetada e até mesmo infecção generalizada. É sempre bom alertar!

    Concordo totalmente quando você diz que o tratamento da FEG deve ser acompanhado por uma equipe multiprofissional (médico, fisioterapeuta, nutricionista e às vezes até psicólogo, já que pode diminuir bastante a auto-estima do paciente e causar um constrangimento tão grande que pode levar a um estado depressivo).

    Quanto aos pacotes milagrosos oferecidos por certas clínicas, é assustador como podem ser prejudiciais. Se eu comprasse um pacote assim, pesquisaria até o currículo do profissional. Morro de medo!

    De novo, muito obrigada por compartilhar o que você sabe aqui com a gente. =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Alê,

    Ela não é totalmente irreversível, com todos os cuidados que eu citei no post dá sim para reverter o quadro e pelo menos diminuir um pouco a aparência das ondulações sem recorrer a tratamentos estéticos. Ou seja, a própria prevenção já ajuda a tratar o problema, uma vez que tendo uma vida saudável, o nosso depósito de gordura diminui. 

    Vida dura mesmo... Mas tudo para ficar linda e saudável sempre! =)

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkkkkkk verdade, Ale. Eu só gosto de caminhar, aliás, adoro. Academia eu não consigo, me sinto enclausurada no meio de tanto ferro e gente suada, me dá um nervoso.

    ResponderExcluir
  13. Agora você já sabe! rsrsrs
    FEG fica mais chique né?! Nem parece uma coisa ruim! rsrsrs
    30 Kg??? Nossa Alê... você foi determinada heim... e conseguiu perder tudo! Parabénsss!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. Que isso não tem o que agradecer... eu que agradeço Tah! 
    Vc escreve super bem e de uma forma que todo mundo entende. E isso é muito importante, pois o fundamental é fazer a informação ser compreendida por todos.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  15. Nem parece mesmo... Se pronuncia pelas siglas mesmo?
    Vou usar agora, minhas amigas nem vão entender do que eu estou falando... rsrsrs

    Verdade, fui mesmo determinada e tirando a barriguinha q muda bastante, mas meu corpo voltou praticamente ao normal, mas levei um ano e meio de luta. Pra mim sinceramente amamentar não vi muitas mudanças, precisei mesmo é tomar vergonha na cara e lutar pra isto. rs

    bjkss

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de academia, mas das atividades coletivas em salas, Body Pump, local, alongamento e amooo as aulas de Spinning, mas nesta aula percebi que a sala fechada + ar condicionado + gente suada trancada neste ambiente, não faz nada bem pra quem sofre de rinite e sinusite como eu ...
    Bjksss

    ResponderExcluir
  17. Também tenho rinite e sinusite, então passo longe desses ambientes enclausurados, dá logo um desespero, começo a espirrar, nariz entope...um horror.

    ResponderExcluir
  18. É complicado manter a pele sempre lisinha, só muita academia e alimentação saudavel pra isto.
    É tão comum ver meninas novinhas já com celulite, essa alimentação fast food não ajuda muito e adolescente adora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Pior que eu tb amo fast food! Ai como é bom!! rs
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  20. Celulite é terrível mesmo^^
    Uso cremes mais nem sempre eles funcionam, mas tem q tentar né, pelo menos evitar.

    ResponderExcluir
  21. Oi Tah...

    Lá no blog uma leitora nos enviou uma postagem de um protetor anti-celulite Body Sculpt Adcos - Protetor Solar Anti-Celulite, uma boa opção para quem sofre com a danada celulite como eu... Aff!!!

    Bjs, Isa

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...