Image Map

15 janeiro 2012



A importância da Atividade Física para os Pequenos:

Atividade física é importante em qualquer fase da vida e com os pequenos não poderia ser diferente. 

A prática de esporte na infância é importante não só pelo esporte em si, mas também porque permite um convívio onde a criança aprende a respeitar regras, aprende a trabalhar em equipe com um objetivo comum, começa a ter noções dos conceitos de ganhar e perder. Normalmente, as escolinhas de esportes começam a aceitar crianças a partir dos 5 anos. Contudo, existem algumas práticas, como natação e capoeira que aceitam crianças menores. 

Quando meu filho completou 4 anos quis matriculá-lo em algum esporte e fiz uma pesquisa. Aproveito para dividir com vocês o que consegui apurar: 

- Futebol: Em geral, aceitam crianças a partir dos 5 anos. Os esportes coletivos como futebol, basquete, vôlei são bons para desenvolver na criança o espírito de equipe.

- Judô ou Jiu-Jitsu: As lutas, em geral, ajudam a despertar nas crianças o senso de disciplina. A prática pode começar em torno dos 4 ou 5 anos.

- Natação: a natação é o esporte que aceita crianças mais cedo. Existem aulas até para os bebês. O esporte é muito indicado para as crianças que sofrem com as alergias respiratórias.

- Capoeira: ajuda a criança desenvolver a orientação espacial e a coordenação motora, a música ajuda a desenvolver o ritmo e o vocabulário. A maioria das escolinhas aceita crianças a partir dos 4 anos idade.

Acréscimo AleCarnevalli:
A natação é uma uma das atividades mais completas, além disso é ideal para qualquer idade e sexo. Algumas atividades acima já citadas pela Rosane fazem também o gosto das meninas, como: judô, capoeira e até futebol. Mas com certeza a atividade mais procurada para elas é o ballet. Esta dança tem diversos benefícios para o desenvolvimento: melhora a postura, a coordenação motora, as noções de localização e orientação de espaço, flexibilidade e aumento da resistência corporal. A idade para começar varia de escola para escola, algumas aceitam crianças a partir de 3 anos, outras somente com 5 anos pra cima.

Muitas mães e crianças fazem gosto pelo sapateado, mas vale ressaltar que essa dança mexe com as articulações e joelhos e por isso é ideal que a criança comece as atividades pelo ballet e apenas por volta dos 12-15 anos se inicie ao sapateado.

Algumas sugestões de atividades físicas de acordo com a faixa etária:
  • 1 ano em diante: natação, atividades de recreação*.
  • 5 anos em diante: ballet, atividades de recreação*.
  • 8 anos em diante: basquetebol, voleibol, futebol, tênis, caminhada, alongamentos, artes marciais, atividades de recreação*.
  • 10 anos em diante: todas as anteriores além de corrida leve e circuitos.
  • 12 anos em diante: todas as anteriores e exercícios com pesos como musculação (leve).
* Atividade de Recreação: é muito importante para o desenvolvimento geral da criança ou adolescente se integrar a grupos ou trabalhos coletivos como brincadeiras, jogos, disputas e gincanas. Atividades em clubes, parques, acampamentos ou mesmo na escola devem fazer parte da vida de crianças e adolescentes.
Fonte de informação (faixa etária X atividade física): Vila Mulher


Independente de praticar algum esporte específico, o mais importante é colocar o seu filho para se MEXER. Já reparam como até as brincadeiras mudaram? É muita televisão, vídeo game, computador e pouco pique-esconde, pique-pega, queimado.

As crianças estão sedentárias e com isso adoecendo cada vez mais cedo. Doenças como colesterol alto e diabetes, antes restritas aos adultos, estão cada vez mais atingindo os pequenos. Pense nisso!

Boa malhação.
Um abraço,
Rosane
OBS.: Qualquer atividade física só deve ser pratica com orientação médica.
5
Comentários via FaceBook

5 comentários:

  1. Eu comecei a fazer atividades físicas bem novinha, mas não me lembro ao certo a idade... Fiz natação, ginástica rítmica e ginástica artística. E sem sombra de dúvida foi muito importante na minha vida e vivi momentos que me lembro até hoje... as competições... tenho minhas medalhas guardadas até hoje! rsrsrs...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Tenho 3 filhos, um menino de 10, uma menina de 6 e uma de 5 meses, acho super importante exercícios físicos, e recomendo a todas as mamães a colocarem seus filhotes pra exercitar, criança parada é criança doente, criança tem brincar, correr, gastar energia. Meu filho faz futebol todos os dias, minha filha faz natação, e logo logo colocarei a minha baby pra nadar tb, é muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente. Renato já faz capoeira há uns 3 anos, começou bem pequininho mesmo e hoje já está fazendo vários movimentos muito bem. Sem contar que ele árece que fica até mais calmo depois que gasta energia. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bom que teve um acrescimo de atividades para meninas, as primeiras opções eram pra mães de meninos mesmo. As minhas filhas sempre fizeram balê e natação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. A minha filha também sempre fez ballet, depois de mais velhinha e escolheu mudar de atividade, muitas vezes a gente escolhe o ballet, mas nem sempre é o que elas querem.
    bjkssss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...