Image Map

12 janeiro 2012



Varizes

O site Guia do Bebê tem sido uns dos mais visitados por mim neste período, hoje li essa matéria sobre varizes, um mal que atinge não só mulheres, mas homens também e principalmente gestantes por motivo de aumento repentino de peso. 
Se interessou pelo assunto também? Segue logo abaixo a matéria: 


As varizes não apenas umas veias aparentes na pele, além do aspecto não agradável elas podem evoluir para quadros mais graves.

Varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem ao longo das pernas e podem causar dor, inchaço e, em casos mais graves, úlceras na pele. As varizes podem aparecer em três estágios: pequenas linhas avermelhadas, veias mais grossas de cor azulada ou nódulos grossos que saltam do plano da pele.
Tratamento de varizes na perna com laser
O que acontece é que as artérias bombeiam o sangue do coração para irrigar as pernas, e essas por sua vez têm veias que possuem a função de mandar o sangue de volta ao coração. Nestas veias existem pequenas válvulas que se estreitam após a passagem do sangue, não deixando que ele retorne para os membros inferiores. Em algumas pessoas essas válvulas se afrouxam e aparecem as varizes. Os motivos mais comuns são sedentarismo, hereditariedade e uso de pílulas anticoncepcionais.
Nas gestantes, o índice de aparecimento de varizes também é alto. Isso acontece pois com o crescimento do feto o útero passa a comprimir as veias na região do abdômen. Além disso, os fatores da gravidez, como o aumento de sangue circulando no corpo, aumento da produção de progesterona e aumento do peso, fazem com que haja uma dilatação das veias das pernas, podendo gerar varizes novas ou aumentar as já existentes.
Para evitar que as varizes cresçam ou que apareçam, existem algumas dicas:
  • Faça exercícios físicos de baixo impacto, como caminhadas, hidroginástica, natação;
  • Não fique muito tempo parada na mesma posição, seja ela em pé ou sentada;
  • Se precisar ficar em pé durante longos períodos, tente caminhar ou abaixar e levantar os calcanhares;
  • Cuidado com o peso, pois engordar subitamente favorece o aparecimento de varizes;
  • Não fume, o cigarro piora qualquer doença vascular;
  • Sol em excesso faz mal para a pele e acentua varizes;
  • Sauna, hidromassagem e banhos muito quentes dilatam os vasos sanguíneos e, para quem tem varizes acentuadas, aquecer demais não é recomendado;
  • Descanse os pés para cima, na altura dos quadris, quando puder.
Além de todas essas dicas, massagens são altamente recomendáveis. A drenagem linfática trata muito bem das pernas, ativa a circulação e melhora a textura da pele.
O mais aconselhável para quem já tem varizes é procurar ajuda de um angiologista ou médico vascular. Ele vai estudar o caso da paciente e ver qual a melhor maneira para tratar as veias incômodas. Algumas das opções são cirurgia, laser e escleroterapia química (tratamento que aplica uma substância para secar a veia).

Dicas e Dúvidas Frequentes

Qual a atividade física mais recomendada para gestantes com varizes?
O mais recomendado para gestantes com o problema é deixar as pernas levantadas por alguns minutos, usar meias de compressão, quando for indicação médica, evitar ficar muito tempo em pé ou sentada e fazer caminhadas regulares.
Como evitar varizes trabalhando sentada?
A gestante que trabalha sentada deve levantar e caminhar sempre que houver oportunidade. Se possível, quando for deitar, posicionar-se de lado, pois é a melhor posição para diminuir o inchaço das pernas. Exercitar-se é sempre bom e ameniza os sintomas das varizes, claro que moderadamente e quando não houver restrições médicas. Qualquer exercício que a mamãe resolva fazer tem que ser conversado com o médico para saber qual a indicação.
Subir escadas pode ajudar na prevenção das varizes?
Subir e descer escadas não tem contra indicação para mamãe que tenha gravidez normal, ou seja, de baixo risco. Mas, é importante que a gestante tenha todo o cuidado para se locomover em escadas e evitar ao máximo as escadas móveis. Uma queda da mamãe pode trazer complicações graves para o bebê.
Quando iniciar os tratamentos para remover varizes da gravidez?
Após alguns meses do nascimento do bebê, a mamãe pode procurar um especialista em varizes para ver qual o melhor tratamento para seu caso e qual a melhor época para iniciar.
Os tratamentos de varizes podem ser feitos por mulheres que amamentam?
Como as mulheres que amamentam não devem tomar medicações, em geral, apenas os tratamentos que utilizam laser são indicados nessa fase. Porém, apenas o médico poderá avaliar e fazer a indicação correta para cada caso.
As varizes da gestação tendem a desaparecer sozinhas?
Muitas vezes, as varizes que aparecem na primeira gestação somem após o parto. As da segunda gravidez, por sua vez, tendem a permanecer mesmo após o bebezinho nascer.
Fernanda Segantini
13
Comentários via FaceBook

13 comentários:

  1. Nem me fale, essa minha [última gravidez, tive muitas varizes, e estou sofrendo demais por ter essas coisitas nas pernas, é muito ruim. Estou a procura de um médico pra resolver essa situação.

    ResponderExcluir
  2. Nique, eu tenho alguns vasinhos apenas, mas um médico me disse que no meu caso não devo fazer, pois mantando 1 poderia aparecer 2 ao redor. Espero que nesta gestação eu não tenha problema com varizes mesmo, e se for hereditário ai sim fico com medo, minha mãe tem muitas.
    O sol em excesso está escrito que pode acentuar, mas um pouco todo dia dá uma disfarçada legal, assim mãe faz por indicação (é claro) e não some, mas disfarça bem.
    O que eu percebo é que mesmo tratando meio que a gente fica escrava do tratamento das varizes, fico com dó da mama por estar sempre tentando eliminá-las...
    Então, o melhor é mesmo a prevenção, não é mesmo?
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei seu blog segue o meu?

    http://vendascutestuffs.blogspot.com/

    estou fazendo um blogue pq tenho uma loja que já é sucesso 
    em vendas no orkut , meu segundo passo foi montar a lojinha no site 
    agora em fazer parcerias e um blogue com dicas e mostrar o que tenho em minha loja !

    espero que goste beijão ;**

    ResponderExcluir
  4. ja tenho varizes (herdei da vó hehehe), espero que o dia que eu engravidar não piore. Bjus Ale

    http://makeupanddaily.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Soro com esse problema desde adolescente. Tenho indicação de cirurgia mas morro de medo de fazer! E não tem jeito, quem tem os vasinhos (aqueles mais finos) tem que fazer o tratamento que na verdade trata os vasos aparentes mas não previne o surgimento de outros. Ale, uma dica é usar aquela meia Kendall, ela ajuda bastante, pelo menos, foi a indicação de recebi. Bjs 

    ResponderExcluir
  6. Oi Ale...

    Eu tenho varizes, pois varizes são hereditárias, minha avó tinha, minha mãe tem e eu tenho e não tenho filhos, confesso que é uma coisa problemática, pelas dores que sinto e pelo aspecto tb, minha mãe fez cirurgia, mas com o tempo volta, eu prefiro ainda não fazer, mas disfarço no verão com a pele bronzeada.

    Bjs, Isa
    Testei... e você???

    ResponderExcluir
  7. Ah que chato Isa, então se prepare para quando engravidar usar meias Kendall, pra evitar o aparecimento de mais varizes.
    Foi o que comentei antes, apesar do texto falar pra evitar o sol, pra minha mãe ele é um grande aliado, pois as pernas mais bronzeadas dá uma disfarçada legal...
    bjksss

    ResponderExcluir
  8. Falei agora com a Isa sobre as meias, tb tive recomendação delas quando fiquei gravida da Rafa, talvez mais pra frente quando meu peso aumentar mesmo ai sim eu passo a usar, da Rafa eu usei do 6° mês até ganhar e não tive vasinhos, porém com a atividade física (principalmente o Body Pump) e o uso do anti-concepcional percebi que aumentaram bastante...
    Rô, mas as suas doem como acontece com a Isa?
    Bjksssss

    ResponderExcluir
  9. Sim Ale...

    A pele bronzeada disfarça bem as varizes, porém temos que tomar cuidado, como varizes são dilatações, não podemos por exemplo usar cera quente, isso aumenta mais a incidência, tomar banho quente como descreve o texto temos sim que tomar cuidado para não dilatar mais as varizes.

    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
  10. Alê, muito bom esse post! Minha mamy tem muita varize tadinha!
    E isso de hereditariedade é um importante fator mesmo. A fisioterapia angiológica também ajuda bastante... justamente neste ponto da drenagem linfática!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. A minha também tem Li, e dizem que é hereditário. Então, temos que nos cuidar o quanto antes né?
    bjksss

    ResponderExcluir
  12. Por enquanto ainda estou escapando dos vazinhos no corpo, especialmente nas pernas, mas em compensação já os tenho nos cantinhos do nariz e me incomodam bastante, acho mega-feio. Da última vez que fui à minha dermatologista, ela me indicou um tratamento com laser, mas acabei não fazendo ainda. Alguém conhece esse tratamento? será que funciona?

    ResponderExcluir
  13. A Tah deve saber, mas eu acredito que faça efeito sim, esses vasinhos que dão no nariz acredito que as causas são diferentes desses da perna.
    bjksss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...