Image Map

26 novembro 2012



A importância da Higiene Bucal

Por Rosane
                        
A higiene bucal dos nossos pequenos inicia-se assim que o bebê começa a mamar, portanto desde o nascimento. Muitas vezes não damos a devida atenção à limpeza bucal e negligenciamos etapas importantes.

A consequência da falta ou má higienização bucal é o surgimento das cáries. As cáries são causadas por micro organismos que afetam o esmalte dos dentes provocando cavidades. Essas bactérias são transmissíveis, portanto devemos evitar compartilhar os talheres e utensílios. Um engano muito comum é achar que como a criança ainda não tem dentinhos ou somente dentes de leite, não devemos caprichar na limpeza. A saúde dos dentes de leite pode interferir na formação dos dentes permanentes.

E como deve ser feita a escovação nos pequenos?

ü recém-nascido até o aparecimentos dos primeiros dentinhos: o ideal é usar gaze ou fralda umedecidas em água limpa e deve-se limpar as gengivas, bochechas e língua inclusive após as mamadas noturnas a fim de evitar a “cárie de mamadeira” que pode acontecer devido a higienização mal feita.
ü por volta dos 6 meses ou quando nascerem os primeiros dentinhos: fazemos a higiene com a ajuda de uma dedeira. Nesta época já se pode fazer a primeira visita ao dentista.
ü até os 2 aninhos: fazer a higiene com escova de cerdas macias e creme dental sem flúor. Assim que a criança aprende a cuspir aconselha-se o uso de creme dental com flúor em pequenas quantidades*

Os hábitos alimentares influenciam muito a saúde bucal dos pequenos. Deve-se restringir a ingestão de açúcar, portanto balas, biscoitos e até sucos devem ser limitados. A escovação é fundamental para a saúde bucal e deve ser feita sempre após às refeições. NUNCA deixe seu filho dormir sem escovar os dentes, é durante a noite que as bactérias agem mais por conta da diminuição da salivação.

Minha experiência:

Não sou especialista no assunto mas resolvi escrever sobre o tema, pois estamos enfrentando o problema de cáries com o meu filho. Ele tem 6 anos e começou a trocar os dentes de leite pelos definitivos há uns 4 meses e nesta mesma época reparei uma manchinha em um dos seus dentinhos e procurei uma odontopediatra. Sempre cuidei da higiene bucal dele, mas confesso que nunca fui rigorosa. Muitas vezes, já na cama, ele me pedia um copo de suco eu dava e, assim, lá iam as bactérias fazendo festa a noite toda! 

Pais e mães, fiquem atentos. Como em tudo na vida “prevenir é melhor que remediar”. Acostume seus filhos aos bons hábitos de higiene logo cedo, estimule-os a escovar os dentes, eles vão agradecer mais tarde! Em caso de dúvida, converse com um dentista. Para maiores informações faça como eu, visite o site da Associação Brasileira de Odontopediatria (www.abodontopediatria.org.br).

Um abraço,

*OBS.: Há pouco tempo atrás, os pediatras e dentistas recomendavam o uso de cremes dentais sem flúor em crianças até por volta dos 3 ou 4 anos. Recentes estudos mostram que esses cremes dentais não são tão eficientes no combate às cáries e os dentistas já estão recomendando iniciar a escovação com cremes dentais com flúor mais cedo. Visite o site da ABO (http://www.abodontopediatria.org.br/) e obtenha mais informações sobre este assunto.
13
Comentários via FaceBook

13 comentários:

  1. Desde que o João nasceu eu passo fraldinha molhada na gengiva e língua, mas quando ele mama de madrugada não tem como fazer uma nova higiene.
    A Rafa tb desde cedo eu já tinha o hábito de limpar a boquinha, mas ela mamava muito a noite e ai era a mesma coisa q o João, não tinha como higienizar com ela já dormindo... foi assim até uns 3 anos, e ela nunca teve carie nenhuma, então, eu acho que a pessoa já tem uma pré-disposição pra determinadas coisas, há quem tem uma higiene impecável e mesmo assim tem cárie e outras que nem tanto e não tem nada.
    Mas de qualquer forma eu acho fundamental a prevenção, procuro fazer, mas na prática é difícil seguir a risca.
    Adorei o post Rô!
    Bjkssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Ale. Concordo com vc. também acho que varia de pessoa para pessoa. Com Renato era a mesma coisa, limpava a boquinha dele após as mamadas, mas de madrugada não dava. Nossa! Fiquei tão chateada com essa história da cárie porque é difícil de tratar, a odonto é muito boa, mas para ele não estranhar e nem ficar muito tempo na cadeira, ela está tratando aos poucos, Enfim, vai dar tudo certo. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Imagino que deve ser difícil mesmo tratar nessa fase deles, não param muito quietos.
    Com 7 anos eu precisei colocar aparelho móvel nos dentes da RAfa, ela tinha muito bruchismo e os dentes estava desgastando... mas só usava pra dormir mesmo, mas de qualquer forma ia a dentista todo mês , mas até que ela era boazinha... acho que os menino são mais ativos, vejo o João, tão pequeno e já tão agitado... rsrs
    Bjkss Rô

    ResponderExcluir
  4. Meus babys já estão bem crescidinhos... mas ainda assim fico em cima pra cuidarem dos dentes... é mais do que importante!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom saber disso. Nunca tive muita ideia da higienização bucal dos meus sobrinhos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Rosane!!

    Seu post ficou muito bom e informativo. Minha mãe é odontopediatra e além de atender os bebês ela orienta as gestantes e isso é muito importante, pois a mãe vai se preparando antes do bebê nascer... o maior inimigo dos dentes é mesmo o que chamam no consultório de cárie de mamadeira que é provocada principalmente pela mamadeira noturna... minha mãe já teve casos no consultório de crianças de 3/4 anos com os dentinhos cheios de cárie e isso acontece não só pq a mãe deixa dormir depois de mamar sem escovar, mas tmb pela falta de prevenção no consultório... de 6 em 6 meses é importante levar o bebê na odontopediatra para fazer limpeza e selar e aplicar flúor qnd já tiverem dentes... e não só nos permanentes, mas nos de leite tmb que são importantíssimos para manter a arcada até os permanentes nascerem.

    ótima dica!! Hoje em dia a saúde bucal tem sido mais observada e tratada com atenção, o que não acontecia antes ...

    bjinhussss

    ResponderExcluir
  7. Larissa, muito obrigada. Seu comentário complementou e enriqueceu o post. Um grande abraço, Rô

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post.
    Acho que a higiene bucal é importante para crianças, e até para os animais.

    Tem gente que escova os dentes dos cachorros.

    Beijos

    Mari do Like a Make

    ResponderExcluir
  9. Eu preciso vigiar nisso, tem horas que esqueço. Afee.. E minha filha naum ajuda pq ela odeiaaa escovar os dentes! beijos!! www.laninha.com

    ResponderExcluir
  10. Muito importante, você pode até não ter dentes perfeitos, mas sempre limpos. Beijo

    ResponderExcluir
  11. Cuido da dentição dos meus filhos desde pequeno, mas como eles estão crescendo a vontade de escovar fica dificil, quem é mãe sabe, mas é assim mesmo, o negócio é cuidar.

    ResponderExcluir
  12. Ro, muito bom o seu post... Super importante!!!
    Como não tenho filhos, vou entrar em outra questão aqui... rsrsrs
    Não só devemos ter atenção com a higiene bucal dos pequenos... Mas com a nossa também né?! Porque o que adiante um batom novo, bonito, com a cor da moda... Com dentes mal cuidados???
    Eu A-M-O ir ao dentista... Tenho o maior prazer em cuidar dos meus dentes... É uma das coisas que eu mais gosto em mim: meus dentes!!! rsrsrs
    Beijosss

    ResponderExcluir
  13. Excelente e importantissimo post, Ro!.

    Concordo com a Mari (do like a make); Os cuidados devem ser estendidos, também, aos nossos cãeszinhos. Muito bem lembrado! ;)
    beijos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...