Image Map

22 fevereiro 2013



Maratona Oscar 2013: "Melhor Filme"

Por Bia Chaves


Oi gente, tudo bem? Então tá bom!

Contagem regressiva para o Oscar 2013. E, como toda boa cinéfila, fico numa ansiedade sem igual.

Nem acredito que consegui assistir todos os filmes indicados na categoria “Melhor filme”. São nove no total. Meu grande incentivo foi exatamente pelo TJM; Para poder ter uma opinião sobre cada filme concorrente e, claro, posteriormente quem sabe fazer um post exclusivo sobre o grande filme vencedor.

Como são nove filmes, ficava impossível fazer um post muito detalhado sobre cada um (não seria um post, seria um livro!). Então, resolvi apenas fazer um breve resumo, com a minha opinião bem pessoal, sobre cada um deles.

Vou classificar cada um com estrelinhas, que poderão ir de 1 até 5, combinado? Então, vamos lá: 

“ARGO”

 
Breve opinião: Baseado em fatos reais, com forte conotação política. Uma trama inteligentíssima. O que mais me impressionou foi o fato de uma história assim ter ficado às escuras por tantos anos.

O ator Ben Affleck dirige e atua no filme, por sinal merecedor de aplausos nos dois papéis. Infelizmente a Academia não reconheceu isso e deixou o ator de fora tanto da categoria “melhor ator”, quanto “melhor diretor”. Nota: Ele vem ganhando nas duas categorias em todas as outras premiações: Golden Globe, SAG, BAFTA, etc. – Falha sem precedentes da Academia, viu! 

Entre os nove filmes tenho dois favoritos, e Argo é um deles. Porém, me baseando no “perfil” da Academia, sei que um deles não tem a menor chance de vencer. Então, já elegi Argo como o meu filme favorito nessa categoria. Toda a minha torcida está com ele.

Assista ao trailer:  CLIQUE AQUI
Minha nota:  


“AS AVENTURAS DE PI


Breve opinião: Jurava que era um filme mais infantilizado, mais fantasioso, mas dei de cara com um filme filosófico, com grande apologia religiosa. É um bom filme, só que eu esperava muito mais, sabe? Sinceramente? Acho que não leva o Oscar não...pelo menos, não na categoria de melhor filme. De repente, o Ang Lee pode concorrer à altura na categoria melhor diretor, enfrentando de frente o Steven Spielberg. O filme também concorre em várias outras categorias. Acredito que levará prêmios em algumas delas.

Assista ao trailer: CLIQUE AQUI
Minha nota:


O LADO BOM DA VIDA


Breve opinião: Que filme ESPETACULAR!!!. Roteiro nota 1000, interpretações de tirar o fôlego. Jennifer Lawrence ganhou todo o meu respeito, com esse filme. Vai ser páreo duro para as outras nomeadas na categoria “melhor atriz”, viu! 
Bradley Cooper também está concorrendo como “melhor ator” e vou dizer uma coisa: se levar, será mais do que merecido e eu darei cambalhotas de felicidade (mas sou realista e sei que estar numa categoria com Daniel Day-Lewis e Hugh Jackman, não é nada fácil). E o que dizer do Robert De Niro?. 
Assistir esse filme vale cada grãozinho do milho da pipoca. Lembra quando falei lá em “Argo” que eu tinha dois filmes preferidos? Pois é, esse é o meu top-dos-tops. Como não faz o perfil da Academia, minha torcida fica com “Argo”, mas o meu coração fica 100% com “O Lado bom da vida”.

Assista ao trailer: CLIQUE AQUI 
Minha nota: (cinco, mas com gostinho de 10!)


OS MISERÁVEIS  


Breve opinião: O filme é musical demais (não curti esse excesso). Na verdade, não morro de amores por filmes musicais, mas reconheço o show de talento do elenco (que é SENSACIONAL) e da produção, como um todo. Excelente fotografia, direção, figurino e interpretações. Porém, ver o Russel Crowe cantando quase o filme inteiro, foi informação demais para a minha cabeça. O Hugh Jackman e a Anne Hathaway passam, porque já os vimos cantando (inclusive em noite de Oscar), mas o Gladiador...

Enfim, acho que merece ser visto, pela grandiosidade da produção. O "solo musical" da Anne Hathaway, é simplesmente de tirar o fôlego. Estou torcendo por ela na categoria “melhor atriz coadjuvante”, e acho que leva hein!

Assista ao trailer:  CLIQUE AQUI
Minha nota:
 


DJANGO LIVRE


Breve opinião: Eu tenho um sério caso de amor e ódio pelos filmes do Tarantino. As bizarrices, tão peculiares, ora me repelem, ora me arrancam risadas e aplausos. Com Django não foi diferente. É um bom filme? sim sim sim, é sim.

Notei que nem o Samuel L. Jackson (que eu quase não reconheço no filme) e nem o Jamie Foxx receberam indicações ao Oscar, o que particularmente me surpreendeu. Porém, o Christoph Waltz recebeu (categoria “melhor ator coadjuvante”.) o que não é nenhuma surpresa, pois ele é mesmo um queridinho da Academia, e provavelmente deve levar o prêmio. Quanto ao Leo DiCaprio...hummmm já vi interpretações infinitamente melhores dele. Se você conhece e curte o estilo "Tarantino de ser", se jogue nesse filme, porque você vai gostar!

Assista ao trailer: CLIQUE AQUI
Minha nota:


A HORA MAIS ESCURA


Breve opinião: Que o nível dos filmes, candidatos ao Oscar 2013, está bem alto, isso é fato! Esse filme tem 5 indicações. Porém, "A Hora mais escura" me faz parecer um filme escolhido, exclusivamente pelo patriotismo exacerbado dos americanos, sabe?

Bom, se diz "baseado em relatos reais"...se toda a logística para capturar Bin Laden, aconteceu exatamente da forma contata no filme, então só me faz ter ainda mais certeza de que esse lance de corpo jogado ao mar é uma grande "história mal contada". Filme intenso. Ótima interpretação da Jessica Chastain. Se quiser saber como os EUA chegaram até o Bin Laden, vale a pena assistir...daí você tira as suas próprias conclusões sobre a veracidade dos fatos.

Assista ao trailer: CLIQUE AQUI
Minha nota:


INDOMÁVEL SONHADORA


Breve opinião: Gosto é algo muito particular mesmo. Me indicaram esse filme, achando que eu iria amar, mas a verdade é que não consegui morrer de amores não. Porém, o que dizer da interpretação da "pequena-gigante" Quvenzhané Wallis? (nem me pergunte como se pronuncia! kkkkk). Essa pequena notável, da apenas 9 anos de idade, está (merecidamente) concorrendo ao Oscar na categoria Melhor Atriz, é mole? – Entrou para a história como a atriz mais jovem a concorrer nessa categoria. FATO: O filme tem um ótimo roteiro e direção, e é de uma sensibilidade fora de série, mas não conseguiu fazer a minha cabeça.

Assista ao trailer: CLIQUE AQUI
Minha nota: 

 AMOUR
 

Breve opinião: Esse filme é um soco no estômago! Verdade NUA E CRUA sobre a terceira idade. Filme forte e muito realista.

Se em “Indomável Sonhadora” temos a mais jovem atriz a disputar na categoria “melhor atriz”, em “Amour” temos a Emmanuelle Riva, de 85 anos, a atriz mais velha a disputar na mesma categoria. Disputa acirrada, viu! O filme também concorre em algumas outras categorias.

Assista ao trailer:  CLIQUE AQUI
Minha nota:

LINCOLN


Breve opinião: Deixei “Lincoln” por último, propositalmente. Sinceramente? DETESTEI. (pronto, falei!). Não sei se é pelo fato de não ser americana, daí não consegui entrar no "clima de super patriotismo", sabe?. Achei o filme tão cansativo, que o assisti em duas fases (sem contar nas inúmeras pausas). Uma pena, porque sei que é o "favoritinho" da Academia (E é, de fato, a cara da Academia). Mas li que houve um grande erro histórico no enredo do filme, daí me enchi de esperança que, por essa razão, eles desistam de dar o prêmio ao filme (esperança é sempre a última que morre, né?).

O que me impressionou é que se trata de um filme do Spielberg! Gente, eu não consegui perceber o dedo do Spielberg em nenhum momento do filme (e olha que desse cara eu entendo, viu! Assisti a todos os seus filmes).

Uma coisa que acho que não tem como escapar é o prêmio de melhor ator ir mesmo para o Daniel Day-Lewis, mas já vou avisando que também não concordo (ele está perfeito no papel, mas não é meu favorito); Sem dúvidas torço pelo Ben Affleck (ARGO) e pelo Bradley Cooper (O Lado bom da Vida). Gente, essa é uma opinião bem pessoal, tá! Sei que muitos vão gostar do filme e eu respeito totalmente.

Assista ao trailer: CLIQUE AQUI 
Minha nota: (pois é, nem eu acredito que estou dando apenas 1 estrelinha para um filme do Spielberg, mas e o jeito?) 


E aí estão os 9 filmes indicados (Por favor me perdoem pelo tamanho do post, mas foi o único jeito de passar tudo para vocês...e olha que fiz várias edições kkkk).

Estou impressionada com o nível tanto dos filmes, quanto das atuações, indicados esse ano. Será que teremos uma noite cheia de premiações óbvias, ou teremos algumas zebras? Bom, só saberemos no próximo Domingo, dia 24.

E vocês, assistiram alguns desses filmes? Me contem o que acharam, tá?

E QUE VENHA O OSCAR 2013 !!! 

Beijocas,




Curta a fanpage do TJMblog e acompanhe nossas dicas!
9
Comentários via FaceBook

9 comentários:

  1. Tah, "O lado bom da vida" não desidrata tanto não, só um pouquinho (risos!). Conheço gente que nem derramou uma lágrima, acredita? (eu sou um caso a parte, porque sou manteiga derretida).

    Também AMO a versão antiga de "Os miseráveis", mas tentei não fazer comparações, sabe?
    Outro filme que você precisa assistir (mas esse sim, desidrata a ponto de precisar de soro caseiro kkkkk), é "O Impossível", que não está entre os 9 principais indicados, mas está em outras indicações, inclusive de "melhor atriz", para a Naomi Watts (que eu gostaria muito que ganhasse).
    bjkas!

    ResponderExcluir
  2. Ihhhh Ro, o Renato vai até vibrar com a onça, mas entender o filme, isso ele não vai conseguir não. Bom, não o verdadeiro sentido do filme, porque é lógico que as crianças fazem as suas próprias interpretações, né?
    bjkas.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Ale. "Indomável sonhadora" realmente não conquistou meu coração (apenas me impressionei com a atuação da garotinha), mas conheço gente que AMOU o filme...ele é, de fato, emocionante e forte, reconheço.

    bjkas!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, vc. tinha falado que de repente não é muito para a idade dele, mas tenho certeza que ele vai doido com aquele tigre. Depois, com o tempo, ele vai assistindo e se interessando pela história. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Tá parendo eu Ale,kkkkkkkkkkkkkkkkk, mas pretendo ver cada um deles e formar uma opinião!

    ResponderExcluir
  6. Bia tá arrasando nos posts hein!
    É melhor eu me organiganizar, e comer a voltar ver filmes viu, tô perdendo muita novidade.
    Parabéns!
    Arrasouuuuuuuuuuuuu, post impecável!
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  7. Pôxa obrigada Sol. Você sempre uma querida, hein!
    Ahhhh assistir bons filmes é um ótimo programinha, se organize mesmo. =D
    bjkas!

    ResponderExcluir
  8. De todos os filmes indicados "O Lado Bom da Vida" é a minha cara!!! rsrsrs
    Mas acho que também vou gostar de Lincoln, Argo e Django Livre!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Será que vou conhecer a primeira pessoa do meu círculo de amigos que vai adorar Lincoln? hummmmmmm....kkkkkkkkkkkkkk
    obrigada por comentar, bela.
    bjkas!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...