Image Map

18 fevereiro 2013



“Ventosa terapia”



Por Sol Neves



Olá meninas, tudo bom?
 Hoje mais uma vez vou abordar uma das técnicas que utilizo como terapeuta e que trazem muitos resultados benéficos aos clientes, a ventosa terapia.

A Ventosa terapia é utilizada no Oriente há centenas de anos e sua aplicação além de favorecer a limpeza corporal, atuando nas trocas gasosas do impuro para o puro.

Elimina a toxidade do organismo, regula o PH sanguíneo e traz um efeito reflexo quando aplicada nos pontos ou meridianos de Acupuntura.

O tratamento por ventosa consiste em trazer as células doentes do sangue, do interior do corpo para a superfície.

Com o vácuo internamente na ventosa ocorre a sucção da superfície do corpo abrindo os vasos capilares e os poros.

Com este processo as toxinas são retiradas, dá-se a troca de gases, oxigenação do sangue, e a circulação sanguínea é ativada.

É basicamente uma técnica de sucção através de uma campânula de vidro que produz um vácuo de determinadas regiões do corpo.

Tipos de ventosas:

Ventosa seca



Deixam manchas ou hematomas de coloração vermelha, marrom, roxa ou até preta no paciente.

Elas permanecem no local por uma ou duas semanas e não causam dor. Assim faz-se o diagnóstico da qualidade do sangue do indivíduo.


Ventosa molhada




Promove a leve retirada de sangue antes de sua aplicação com equipamento específico. Ela acompanha o tratamento com sangria porque é necessário cauterizar evitando-se o surgimento de uma infecção.

Ventosa deslizante




Evita o hematoma e obtém os benefícios da técnica.

É um recurso interessante para os fisioterapeutas e massoterapeutas, pois quando associada com a massagem, usando-se um meio lubrificante, demonstra ótimos resultados para redução da gordura localizada e principalmente das celulites.

A massagem é usada trazendo um extraordinário benefício de relaxamento físico-mental, além de tratar doenças.

Oferece bem-estar ao indivíduo, mantendo a flexibilidade dos músculos e eliminando os nódulos de tensões.

Indicações e benefícios

O tratamento 100% alivia problemas de reumatismo, nevralgias, aumenta o nível de cálcio do sangue, ativa secreção hormonal, acelera digestão, acalma nervosismo e auxilia contra o stress, eliminação de dores, tensões e contraturas musculares, melhora o aspecto de cicatrizes cirúrgicas, fortalecimento dos vasos sanguíneos, controla a pressão arterial, arteriosclerose, bronquite, enfisema, asma, febre, tosse, gripes e resfriados, alergias, furúnculos e intoxicações, comprometimentos da circulação, cansaço, formigamentos, dormências nos membros superiores e inferiores, dores de cabeça e ondas de calor, trocas gasosas, regula o pH sanguíneo, intoxicação por substâncias químicas, remédios, gases e elimina todas as toxinas.

A ventosa pode ser aplicada por cima da agulha, puncionada na pele, ao mesmo tempo, aumentando o valor terapêutico uma da outra.

Na estética a ventosa terapia é muito utilizada como na redução de celulite e gordura localizada, através de ativação da circulação sanguínea e linfática, reduzindo a retenção de líquidos no organismo feminino.

Contraindicações

Dermatites, psoríase, micoses, cortes e ferimentos recentes, insuficiência cardíaca de hipertensão do fogo, quadros viróticos e osteoporose.


Efeito Colateral

A ventosa é excelente para tratar doenças de origens crônicas, isso porque se uma pessoa possui o metabolismo relativamente baixo, por exemplo, ela pode ter como causa um fator sanguíneo de excesso de acidez ou alcalinidade, e esse tratamento contribui eficientemente para que ocorra uma mudança na qualidade do sangue do indivíduo. Trata-se de um processo normal se ocorrer dos problemas parecerem piores após o tratamento, devido uma mudança da patologia que se transforma da fase crônica para aguda.

Por isso deve-se fazer uma orientação prévia para o paciente não se assustar com a situação apresentada, mas o local atado melhora efetivamente, acabando com o desequilíbrio em questão e as condições de saúde do indivíduo ficam ótimas.

Precauções importantes

Há que se ter cuidado ao aplicar as ventosas em mulheres grávidas e pacientes cardíacos. Deve-se levar em consideração o quadro clínico.

Mulheres que se encontrem no período menstrual podem fazer ventosa de maneira suave. Para que o tratamento de ventosa seja bem sucedido é necessário orientar o paciente para que ele, em parceria com o tratamento, controle a alimentação, beba bastante água, visando auxiliar na fabricação de sangue com qualidade.

A ventosa associada com a acupuntura, Moxabustão, alimentação natural, ou qualquer outra terapia favorece ainda mais o tratamento. Uma aplicação não deve ser realizada em muito distante da outra para não se perder o efeito do tratamento.

E não é necessário esperar desaparecer por completo a reação do primeiro tratamento.

A quantidade normal para uma aplicação é tratar uma vez ao dia, mas isso depende da situação do paciente.

O melhor horário para se aplicar ventosa é pela manhã, s pode-se também aplicar pela tarde e a noite.

Para pacientes sem restrições, caso o objetivo seja um tratamento que vise apenas a manutenção da saúde, de deve-se então efetuar uma aplicação a cada 15 ou 30 dias.

Comentários da Sol:

Eu sou uma admiradora da técnica, e utilizo quando necessário em meus clientes.

Exige higiene adequada, quando realizada com sangria, utilizam-se luvas, e a limpeza das ventosas é feita com água e sabão e desinfetadas com álcool posteriormente.

Segundo pesquisa realizada no site www.medicinachinesapt.com, a ventosa segundo a MTC (Medicina Tradicional chinesa) tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas.
Essas toxinas provém de alimentos, medicamentos utilizados a longo prazo e etc.
É importante deixar claro que esta técnica exige experiência profissional, portanto, procure sempre um profissional da sua confiança.





"O tratamento bom é aquele que serve pra você!"

Saúde sempre!

Um super bjo!
Fiquem na paz!







Fonte: http://www.medicinachinesapt.com/ventosaterapia.html

*Arquivo pessoal Sol Neves

Imagens: Google

Comentários: Sol Neves



Curta a fanpage do TJMblog e acompanhe nossas dicas!









8
Comentários via FaceBook

8 comentários:

  1. Já ouvi falar mto bem desse tipo de tratamento. Bjo, Teca - http://vcmaisbonitasempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post Sol! Tudo explicadinho de forma fácil!
    Mas eu fico com a sensação, de que é um tratamento agressivo... Sei lá... Acho que por causa dos hematomas... rsrsrs Mas o efeito deve ser ótimo mesmo!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Realmente Lili , os hematomas deixam a pessoa com essa sensação, mas o efeito pós ventosa é tão bom, principalmente em hérnia de dico, que vale a pena.
    O ideal é a pessoa que passar por este tratamento evitar ir na praia durante alguns dias, usar filtro solar, e dá tudo certo.
    O resultado é excelente!
    Coisa de chinês mesmo!!!!kkkkkkkkkk
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Realmente na medicina chinesa lançamos mão deste tratamento com muita propriedade Teca, os efeitos são ótimos.
    Grande bjo!

    ResponderExcluir
  5. Sol, mais explicadinho, impossível. Eu nunca tinha ouvido falar nesse tipo de tratamento. Olha, vou ser sincera: olhando as fotos, me contorci inteira aqui kkkkkkk....menina, tenho resistência zero para dor, daí quando vi aquela pele toda sendo "sugada" e ainda sangrando....cruzes, já me deu 100 tipos de medos! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ô bicha mole, essa sua amiga, viu!

    bjkas e parabéns, o post ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Realmente Bia o primeiro impacto é assustador, mas o resultado, muito bom!
    Não dói tanto assim, só em casos extremos de dor mesmo, como hérnia de disco, mas para massagear é excelente,ada fazendo com a ventosa deslizante com creme é muito bom. Ficamos Iagual aos gatos, sabe quando agente pega gato e cachorro pelo couro e levanta, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, bem relax.....bjo!

    ResponderExcluir
  7. É engraçado essas tecnicas chinesas, ao começar pela acupultura, vc conhece como começou a 9000 anos atrás? com Bambus, é mole?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...