Image Map

04 março 2013



Bebês x Andadores

Por Liliana Ferreira

Acredito que a maioria das pessoas, conhecem os "andadores" de bebês. Mas será que eles são a melhor opção para os bebês?!

A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de andadores!
O andador é uma das causas de traumatismos em crianças ("pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador. E um terço destes casos as lesões são graves"). Pois o andador permite que o bebê tenha acesso a áreas e objetos perigosos. O andador oferece uma independência maior do que a sua idade permite.

Mas além disso, o andador atrasa o desenvolvimento motor do bebê!
O bebê precisa passar pelas etapas de desenvolvimento motor, como rolar, engatinhar, sentar e andar. Quando o bebê começa a rolar para um lado e para o outro, este movimento faz com que fortaleça a musculatura abdominal e paravertebral (musculatura que sustenta a coluna). Da mesma forma quando o bebê começa a engatinhar, ele aprende a transferir o peso do corpo para os membros. Ao começar a sentar, está desenvolvendo o equilíbrio do tronco (por isso não é bom sentar o bebê utilizando apoios, como colocá-lo sentado no canto do sofá. Isto pode ocasionar o aparecimento de lesões na coluna vertebral, pois ele ainda não possui força nos músculos paravertebrais para isso. Ele precisa "rolar" para adquirir força nos paravertebrais. O bebê começa a sentar por volta do 6 º mês.).



Se repararmos, quando o bebê está no andador, ele fica meio suspenso e anda empurrando o chão, apoiando somente as pontinhas dos pés, sem apoiar o peso nas perninhas. Assim ele não anda utilizando os tornozelos, joelhos e quadril. O bebê não realiza um padrão de marcha adequado para a sua idade. E mesmo que ele encoste os pés no chão, ainda assim, ele andará com os joelhos flexionados. E o fato do bebê estar apoiado na cadeirinha do andador, faz com que ele não se preocupe em manter seu equilíbrio. O que ele aprende rolando e engatinhando. O andador impede que o bebê dê seus primeiros passinhos sozinho.

Mas não se desespere... Existe um tipo de andador que é adequado! Veja a foto dele:


O bebê precisa andar como apoio para ajudar a fortalecer os músculos e também ajudar a dar formato ao acetábulo.

Articulação do quadril

Também não é aconselhável, levantar os bracinhos do bebê acima da sua cabeça, para ajudar ele a andar. Pelo contrário, isso não favorece para que ele tenha um bom controle motor e ande sozinho com postura adequada. É importante que ele empurre o brinquedo.

Descobri lendo na internet, que no Canadá é proibida a venda de andadores! ;)

Eu sou fisioterapeuta, e não sou a favor do uso desses andadores convencionais com cadeirinha. Mas sou super a favor dos andadores que o bebê pode empurrar!

E vocês... O que vocês acham sobre o uso de andadores? Utilizam com seus filhos... Já utilizaram... Nunca utilizaram... Tiveram algum problema??? Me conta... Quero saber!!! =)


Beijosss


Fontes:
http://www.capixabao.com/noticia/14573/saude-e-gastronomia/pediatras-fazem-campanha-contra-o-uso-de-andadores-para-bebes/
http://www.hc-sc.gc.ca/sr-sr/activ/consprod/baby-bebe-eng.php
As imagens foram retiradas do Google.





Curta a fanpage do TJMblog e acompanhe nossas dicas!

10
Comentários via FaceBook

10 comentários:

  1. É Li, eu ia até comentar que no Canadá já é proibido e que falta pouco para proibirem aqui no Brasil também.

    Eu ganhei um andador em janeiro para o João, mas uso muito pouco, o João quando ganhou já sentava, engatinhava e até já ficava em pé com apoio, então não achei que pudesse causar algum problema nos ossinhos dele, mas de qualquer forma coloco ele no andador por pouco tempo, as vezes dou o almoço dele ali pra usar a bancadinha do andador, ou uso como cadeirinha de balanço, o dele tem essa opção, e os pés ficam bem apoiadinhos numa estrutura por baixo pra não forçar as perninhas quando está no balanço.

    Acho que o problema dos andadores é quem deixa o filho o dia todo ali, principalmente quando a criança ainda não rola ou engatinha, ai pula etapa, ao invés de engatinhar talvez já queira andar, mas também deixa a criança mais preguiçosa, demora pra andar sozinha pois fica insegura, sem aprender direito os reflexos que ela vai aprendendo aos poucos, quando passa por todas as etapas.



    E os piores dos problemas de criança com andador é quando se aproxima de um fogão ou ainda cai das escadas. Colocar criança em andador também necessidade de cuidado e principalmente que seja vistoriado por um adulto. Sinceramente eu nem pensava no que poderia causar nos ossos da crianças, eu usei andador, minha enteada usou também e não temos problema algum com ossos ou articulações, então acredito que os problemas maiores são com acidentes e pular fases...


    Nunca vi desses andadores que vc mostrou, vou observar melhor nas lojas da próxima vez que sair...


    Ah Li, não imaginei tb que não é bom caminhar com a criança segurando o bracinho pra cima, a bb da minha vizinha pulou a fase do engatinhar e caminha assim desde os 9 meses, mas hoje ela já tem 1 ano e 3 meses e não anda sozinha ainda, só com alguém segurando ela pelos braços... vou comentar com a mãe da menina...

    ResponderExcluir
  2. Escrevi uma bíblia... rsrsrs
    Mas porque antes de colocar o João no andador eu li bastante sobre o que falavam sobre isso.
    bjksss

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, Lili. Aprendi na prática há muito tempo como esses andadores são perigosos. Um dos meus sobrinhos simplesmente voou pela varanda de casa e só não teve um acidente grave porque a roda do andador prendeu no gramado. Nunca usei andador com Renato Ele ganhou um desse tipo que empurra, mas mesmo assim tem que ter cuidado porque ele escorrega. Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ro... graças a Deus não aconteceu nada grave...
    Mas você lembrou bem... Os andadores de empurrar, também precisam ter seu uso, supervisionado por um adulto. O ideal é que seja utilizado em um piso que não escorregue.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Perfeito o que você falou Alê... Não vejo problemas em utilizar o andador da maneira que você comentou. E realmente... como você disse, o problema são as pessoas que largam os bebezinhos o dia inteiro ali sentados...
    Quanto a segurar os bracinhos do bebê, acima da cabeça, para ajudar a andar... É só você lembar do equilibrista na corda bamba... Se os bracinhos estiverem acima da cabeça, fica difícil eles se equilibrarem... Pois eles precisam "encontrar" o seu centro de gravidade.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu já passei dessa fase, mas sempre tive horror a esses andadores e nunca tive coragem de usá-los nos meus babies.

    Minha opinião: deveria ser proibido no mundo inteiro. Sair de circulação de uma vez...pelo bem dos pequeninos.
    Excelente post, Lili.
    bjkas!

    ResponderExcluir
  7. Nunca gostei de colocar meus filhos no andador, certa vez coloquei minha filha do meio, mas muito pouco, comecei a perceber a preguiça dela andar e até engatinhar, tirei.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Biaaa!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por compartilhar a sua opinião Monique!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Muita legal vc passar todas essas informações Lili, excelente post.
    bjo grande!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...