Image Map

11 agosto 2013



A história do Dia dos Pais

Você sabia que a origem da data começou na Babilônia? 
Há mais de 4 mil anos um jovem chamado Elmesu teria moldado em argila o primeiro cartão, desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai.
Mas a história mais conhecida é a de William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu sua esposa quando os seis filhos eram ainda bem pequenos, criando-os sozinho. Sua filha Sonora Smart resolveu homenageá-lo no ano de 1909, em razão da admiração que sentia por ele, por ter dedicado sua vida aos filhos e ter conseguido criá-los muito bem. A data escolhida foi a de nascimento de Willian, 19 de junho. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o "Dia do Pai" (Father's Day).
A data pode mudar dependo do país: 
  • Nos Estados Unidos, África do Sul, México, Canadá, França, Turquia, e outros ... é comemorado no 3º domingo de Junho. 
  • Na Austrália e Nova Zelândia a comemoração acontece no 1º domingo de setembro.
  • Na Rússia, no dia 23 de fevereiro. 
  • Na Tailândia, 5 de dezembro.
  • Em Portugal e na Itália, é comemorado no dia 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra o dia de São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo) e pai adotivo de Jesus, pra mim essa data escolhida pela igreja é a mais bonita. 
  • No Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto, por isso não tem data fixa. 
Mas aqui no Brasil, o interesse não foi nada religioso, e sim por interesse financeiro. A data passou a ser comemorada a partir de 1953, onde Roberto Marinho implementou com o objetivo de incentivar as vendas do comércio e o faturamento de seu jornal, “O Globo”. Na época várias entidades da imprensa se juntaram para promover um concurso onde homenageariam três tipos de pais: o pai com maior número de filhos, o pai mais jovem e o pai mais velho. Os vencedores foram um pai com  31 filhos, um pai de 16 anos e um pai com 98 anos.
O mais importante desta data é registrar que reconhecemos o carinho, a atenção e a educação que nosso pai dedica ou dedicou à todos nós! Isso sim, faz deste dia muito especial!
Desejamos a todos os pais um lindo dia junto aos seus!  
Beijosss

Fonte das Informações: 
Sites: Brasil Escola e Wikipédia.
Imagens: Google.

0
Comentários via FaceBook

0 comentários:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...