Image Map

20 agosto 2013



[Inspire B.] Como tiro minhas fotos para o blog e para o Instagram.

Como vocês sabem todo mês, eu e as blogueiras do grupo Inspire B. escolhemos um tema para falar em nossos blogs, e este mês falaremos sobre "Fotografia", mais especifico "como tiramos as fotos para os posts". Achei bem interessante o assunto, tanto para vocês leitores conhecerem um pouco mais do nosso trabalho, como para blogueiros que estão iniciando e podem aproveitar alguma sugestão.

Bom, nunca fiz nenhum curso de fotografia, fui aprendendo lendo tutoriais, treinando, observando fotos de amigos, de revistas e até de outros blogs, sim tenho alguns como inspiração que me ajudam muito também. E não tem jeito, pra tirar boas fotos tem que praticar!

Minhas Câmeras:
Atualmente eu uso 3 máquinas diferentes, não são as melhores que existem no mercado, mas acho que todas tem uma qualidade muito boa de imagem.

São elas:
  • Uma semi-profissional Nikon P500, com 12.1 megapixels, 36x Zoom e filma em HD. Uso para fazer as resenhas e swatches do blog e é com ela que tenho feito meus vídeos também.
  • Uma máquina compacta, que comprei pra carregar na bolsa, a Nikon é bem pesada! A minha é da Sony DSC-WX100, com 18 megapixels, 10x Zoom, e também filma em HD.
  • E meu celular Sansung Galaxy Note com câmera de 8mpx e outra frontal de 2 mpx. Este uso mais para o Instagram.
A mesma imagem com câmeras diferentes:


Para esta imagem acima, apenas cortei e montei lado a lado. Acho que todas ficaram com uma boa qualidade de imagem, porém se olharmos para a embalagem, observe que a máquina da Nikon foi a que mais pegou detalhes, também veja como o próprio flash de uma máquina para outra já difere na cor da sombra.

Onde fotografo:
Para fotografar produtos eu gosto muito de usar um fundo branco ou preto, pois acho que destaca melhor o foco da foto.

Para o fundo branco geralmente faço num dos cubos decorativos de parede ou numa folha de sulfite. A cartolina também é ótima, principalmente pra fotografar objetos maiores, além da variedade de cores: branco, preto e na minha ultima compra achei um tom de rosa bem parecido com o layout do blog.

Fundos coloridos como: revistas, papel para scrapbook, papel de presente, tampas de caixas decorativas,... deixam a foto bem alegre, mas ainda estou treinando meus olhos pra esse conjunto de informação.

Cuidados que eu tenho:
  • Bato várias fotos pra escolher apenas 1 ou 2 pra trabalhar.
  • Foto desfocada, JAMAIS post no blog! Fica muito feio. Se está com dificuldade pra tirar fotos nítidas, use um tripé ou a função macro (desenho de florzinha da sua câmera) ajuda a focar nos destalhes sem desfocar.
  • Tire as fotos com resolução alta, para depois se precisar cortar e deixar no tamanho da largura da página, aqui no blog a medida é de 700 px de largura, mas em alguns blogs essa medida pode variar. 
  • Geralmente tiro as fotos um pouco mais longe, isto pra não fazer sombra ou brilho demais no objeto, principalmente quando tiro com flash. 
  • Por tirar um pouco mais longe, sempre recorto a imagem pra deixar melhor posicionada. 
  • Se necessário retoco, tirando manchas do fundo, mas sem alterar o destaque da foto (produto ou swatch), deixando esse foco o mais original possível. 
  • Acrescento legendas e a marca d'água do blog. 
  • Todo esse trabalho realizo num editor, eu tenho pouco conhecimento no Photoshop, então uso o Photoscap por questão de ter mais habilidade e não sobrecarregar meu computador.  
O Photoscap é um editor de fotos bem bacana, ele é fácil de mexer e também não deixa o computador lento (pesado). Não tem tanto recurso como o Photoshop, mas com ele já dá pra fazer maravilhas com uma imagem, como: recortar, colocar molduras, textos, desfocar área, aumentar ou diminuir brilho, melhorar nitidez, ...
Para baixá-lo, Clique Aqui!

Instagram:
No Instagram (Segue @alecarnevalli), você já sabe, minhas fotos são tiradas do meu celular (Samsung Galaxy Note) e eu uso esses apps para cortar e dar algum efeito nas imagens:
  • Line Camera
  • Instant Effects FX
  • SplitCam
  • Collage Creator
fotinho do meu baby como exemplo!

Quem usar apps diferentes e puder indicar, eu agradeço. Adoro testar novidades!
As dicas são simples, de quem não é especialista no assunto, mas espero que de alguma forma tenha ajudado em algo.  

Gostou!!
Então veja ao lado, o que as amigas do
Estão dizendo sobre este mesmo assunto.





Ale Carnevalli - #TJMBlogBipolaridade FemininaJackie Make Up & BeautyTestei... e você???
Beijosss

15
Comentários via FaceBook

15 comentários:

  1. Estou chegando no mundo do android agora, tenho o galaxy duo já vou baixar esses apps pra brincar com eles rs
    Valeu as dicas! ;)

    ResponderExcluir
  2. Alê!!!

    Excelente dicas, o meu PhotoScape eu não preciso estar online não, eu mexo nele normalmente, mas eu instalei ele no computador.

    Menina tira foto da lua com a sua Nikon P500, vc vai ver que Show de imagem e da pra ver as crateras, use o zoom no máximo, dá este presente pra nós, já que vc pode... rsrsrs.

    Os celulares estão cada vez melhores em imagens né!!! Linda a imagem do Galaxy!

    Bjs, Isa

    ResponderExcluir
  3. Você vai adorar esses apps. Ah! O Split Cam é legal pra fazer look do dia, pra fotografar objetos já não gosto.
    Beijinhosss Jackie

    ResponderExcluir
  4. Sério que vc baixou o PhotoScape para o computador? Vou atualizar a minha versão e ver se consigo baixar, sem deixar online, seria ótimo para aqueles dias sem net. Dá pra adiantar muita coisa.. rs

    Assim que tiver uma lua linda aqui eu tento ... <3

    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  5. Ah! Lembra quando falei pra vc que ia comprar esse celular justamente pela qualidade de imagem, como te falei na época... quebra um galho né? rsrs
    bjksss

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei as dicas....nossa eu tb bato 736847684 de fotos pra escolher 3, hehehehe....antes eu guardava tudo, agora sou bonitinha e apago, kkkk!!!


    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, Alê.

    Baixei todos os aplicativos!
    Estou adorando!

    Beijoss!
    Viva Beleza

    Fan Page Viva Beleza

    Meu Canal no Youtube

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas, valiosas para mim viu. Bjs

    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que bom Jacke! Veja os outros links que indico no final do post, tem ótimas dicas tb!! :-)
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  10. Esses aplicativos são ótimos!
    Se usar algum diferente, me indica!
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  11. Pois é... só depois olhando com calma que vejo qual escolher... mas ainda chego lá como vcs, máquina profissional, lentes diferentes, filtros... :-D
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  12. Ale, o post ficou ótimo e com dicas muito boas para quem está começando a tirar fotos para blogs.
    Um APP que indico para enfeitar as fotos do instagram (que eu ADORO usar) é o Beautiful Mess. Eu não consegui encontrá-lo para Android, mas para ios tem pra baixar. Ahhhh não é gratuito (essa é a parte ruim kkkk).
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  13. Q bom que gostou amiga!! :-)
    :-( Hum, pena não ter pra android.
    Adoro apps pra fotos...
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  14. Aviso sim! Beijocas!

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas Ale... tbm comprei um celular c mega camera agora e adoro postar as coisas inusitadas q encontro aqui pelas ruas da India... adorei as dicas de apps... super bjo amiga.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...