Image Map

04 outubro 2013



Outubro Rosa: Previna-se do Câncer de Mama | 2013

Todo ano costumo postar algo sobre a Campanha Outubro Rosa e este não vai ser diferente. O mês serve como reflexão e lembrar que não podemos descuidar da nossa saúde, o auto-exame das mamas é sério e deve ser feito sempre, pois infelizmente o câncer de mama ainda faz várias vitimas.
O objetivo do auto-exame é que as mulheres conheçam o próprio seio, para que percebam o mais rápido possível qualquer alteração, tais como pequenos nódulos, saída de secreções dos mamilos, mudança da cor de pele, etc.

Veja a imagem abaixo algumas alterações possíveis:
Vale ressaltar que a mamografia deve ser feita anualmente por todas as mulheres acima dos 40 anos ou antes por aquelas que tem casos na família. 
Como fazer o auto-exame em casa:

Mito: Sutiã causa câncer de mama?
Até o momento não existe nenhum estudo científico que comprove a relação entre o uso do sutiã e o câncer de mama. Em cerca de 90% dos casos, o câncer é provocado por fatores genéticos herdados ou por substâncias contidas nas células nos tecidos dos órgãos. Além disso, fatores externos também podem levar ao câncer, como o excesso de exposição ao sol, alguns tipos de agentes químicos, o tabagismo, a alimentação inadequada (pobre em fibras e rica em gorduras), o consumo de álcool, a obesidade e o sedentarismo.

No caso do tumor de mama, alguns fatores, chamados prognósticos, estão envolvidos com a maior probabilidade do desenvolvimento desse tipo de câncer, por exemplo: idade acima de 40 anos, primeira gravidez e menopausa tardias, primeira menstruação precoce, ausência de amamentação, antecedente pessoal de câncer e antecedentes familiares de primeiro grau (mãe, irmã e filha) de câncer de mama.
Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura! Participe dessa luta, divulgue, faça o auto-exame.  E não deixe de consultar um ginecologista anualmente, pois é muito importante estar em dia com a nossa saúde! 
Para ver outras postagens sobre o Outubro Rosa, clique aqui!

Beijosss
Fontes: Imagens do Google (algumas reformuladas por mim)
Site: IBCC
3
Comentários via FaceBook

3 comentários:

  1. Excelente post, Ale!
    Vamos todas nos cuidar, meninas. A prevenção é a nossa maior aliada.
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post!

    O auto-exame pode não dar um "diagnóstico" perfeito, especialmente quando o tumor está na fase inicial, mas ele é essencial e todo mundo deve fazer.

    Saúde não tem preço!


    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. É verdade Tah, não podemos nos descuidar...
    Beijosss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...