Image Map

05 março 2015



#Livros: 15 estórias pra contar para as crianças

" A leitura é um hábito que se cria, e se começar desde cedo, melhor ainda... "


Na revista Crescer deste mês li um artigo muito interessante do escritor Ilan Brenman, onde ele lista 15 contos que devemos contar para os nossos pequeninos antes de eles crescerem.

Sempre escolho um livro para ler para o João Pedro, alguns tornam repetitivos por uma semana, pois sabe que uma criança adora a repetição e isso faz parte do processo de aprendizagem deles.  Mas na noite passada resolvi contar Os 3 porquinhos seguindo as dicas de Ilan, sem apoio de um livro, apenas contando fazendo gestos, caretas, batendo na parede afim de mostrar como seria o tijolo, nos móveis para madeira e assim também para o capim, tudo para que aflorasse ainda mais a imaginação dele. Me encantou ver sua empolgação, seus olhos brilhavam, e os meus, é claro, brilhavam ainda mais de amor por este este momento único ao lado dele. 
A ideia é se desligar de tudo que nos cobra atenção no dia a dia e ficar por inteiro na frente dos filhos para contar uma das estórias listadas abaixo.
  1. Chapeuzinho Vermelho: Clássico dos clássicos. Uma estória simples e repleta de simbolismos. E nada de mudar a melhor parte, em que a barriga do lobo é aberta e a protagonista é resgatada com a sua avó. (Se prepare: leia online aqui.)
  2. Os 3 porquinhos: Soprar, soprar, soprar... com a participação deles o momento pode se tornar muito mais divertido. (Leia online)
  3. Rapunzel. O filme Enrolados é bacana, mas vale a pena buscar esse conto escrito pelos Irmãos Grimm. As crianças são corajosas e seguram bem essas versões mais intensas. (Leitura aqui)
  4. O Leão e o Ratinho. As fábulas de Esopo são curtas, bem reflexivas e deliciosas para contar. Dica: não precisa ler a moral no final, deixe as crianças falarem a respeito, você ficará surpreso com o que virá. (Leia aqui)
  5. A Moura Torta. Contos brasileiros são essenciais, mostram que também temos lindas e poderosas narrativas. (Leitura aqui)
  6. Histórias do Saci. Pesquise contos sobre ele e narre para seus filhos - boas risadas nascerão desse encontro. (Contos Aqui)
  7. A Madrasta e a Figueira, um conto brasileiro fascinante que não deixará as crianças piscarem os olhos com tamanha a fascinação com o poder dessa estória. (Leia aqui)
  8. O Patinho Feio. O autor dinamarquês Hans Christian Andersen tem de fazer parte da infância das crianças. Ele explora sem medo os sentimentos de abandono, rejeição, tristeza, sempre com lindas estórias. (Leitura aqui)
  9. A Bela e a Fera, o filme da Disney é muito bacana, mas conhecer a versão de Jeann-Marie Leprince de Beaumont vai mostrar para as crianças onde a versão cinematográfica se inspirou. (aqui)
  10.  João e Maria. Outro clássico. As crianças amam essa narrativa fabulosa e compreendem profundamente sua essência: coragem, persistência, derrotas e vitórias. (leitura aqui)
  11. Cachinhos Dourados, os bem pequenos ficarão enlouquecidos por essa estória. (leia aqui)
  12. Cinderela (A Gata Borralheira). A versão dos Irmãos Grimm tem passagens fortes e que podem ser mais atrativas. (Leia aqui)
  13. Os Sete Cabritinhos. Os pequeninos amam esse conto. (leia aqui)
  14. Branca de Neve. vale a pena contar a versão clássica do filme de Walt Disney e a versão dos irmãos Grimm para papear sobre as diferenças. (versão Disney e versão Grimm)
  15. A Princesa e a Ervilha. Um dos meus contos preferidos do Andersen, curto, singelo e engraçado. (leia aqui)
Caso você goste da idéia e se interesse em fazer, já inclui os links dos contos para facilitar sua leitura.

Beijos,





2
Comentários via FaceBook

2 comentários:

  1. Leio muito para os meus filhos, eles adoram.
    Ótima dica.

    ResponderExcluir
  2. Faz bem Antonieta, eles são o futuro e a bagagem a gente que fornece...
    Beijoss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...