Image Map

12 setembro 2018



Museu do Instituto Biológico | Exposição Planeta Inseto

Sempre que temos oportunidade, gostamos de fazer passeios culturais com os nossos filhos, fazíamos muito com a Rafa, minha filha mais velha, e agora começamos a levar o nosso caçula João Pedro, até porque nesta idade (6 anos) ele tem aproveitado mais esses passeios.
Planeta Inseto
Museu do Instituto Biológico | Planeta Inseto
Final de semana passada levamos nossos filhos ao Planeta Inseto, o museu está situado num casarão na Vila Mariana em São Paulo, e não só a atração do museu vale o passeio, como também o espaço e o jardim super agradável em meio a cidade, o torna ainda mais atraente.

Tanto a entrada ao museu, como o estacionamento foram totalmente gratuitos, por isso, ficamos ainda mais admirados pela conservação do espaço e pelo ótimo atendimento dos funcionários, pois era um domingo a tarde e você via satisfação no rosto de quem trabalha com o que gosta.

Falando em satisfação... olha essa carinha mais linda sorrindo de orelha à orelha.😍
Lá dentro os ambientes são separados por grupos de insetos, logo no inicio nos entretemos com o painel sobre os Insetos da Fauna Brasileira, havia bandejas de ciclo do Bicho Pão, um com lagarto e o outro já transformado em besouro. Baratas nojentas, mas que o biólogo não cansava de me dizer que eram bem limpinhas... (kkk talvez porque são criadas em cativeiro, né?) mesmo assim, não tive coragem de pegá-las.
Podemos também ver alguns insetos por microscópio, como o mosquito da dengue e uma joaninha, alguns insetos em réplicas em tamanho bem grande, mas que João não chegava perto de jeito nenhum. rs



Eu adorei os Bichos Paus, e claro que não perdi tempo de colocar um deles no braço. Essa na foto abaixo é uma fêmea, elas são maiores que os machos, e duas curiosidades sobre eles é que somente os machos possuem asas e eles que vão atrás das fêmeas, elas só ficam esperando, folgadinhas rs. Outra curiosidade é que geralmente nós os encontramos em goiabeiras, pois a folhas faz parte da alimentação deles. Na área deles também havia gaiolas com Bichos Paus adultos e outra com filhotes, que sinceramente levei muito tempo pra acha-los em meio às folhas, a camuflagem deles é perfeita.

Os Bichos da Seda dá vontade de levar pra casa, são lagartos macios e super fofos. A bióloga nos contou sobre o ciclo de vida deles, e nos disse que atualmente não os encontramos mais na natureza, apenas criadoros para a retirada dos fios dos casulos. A parte triste é que assam os casulos com o lagarto ainda dentro 😭,  para que os fios sejam retirados inteiros, pois a borboleta ao romper o casulo quebra o fio.

Outra sala interessante é o da abelhas, em uma das tevês fica passando um desenho o tempo todo explicando praticamente tudo sobre elas, sua importância para nós não só pelo mel, mas pelo que ela faz pela natureza também, sem elas praticamente acabariam as flores e os frutos, me fez lembrar do filme Bee Movie, também mostra o ciclo de vida, os cargos que cada uma ocupa na colmeia, como se cria a rainha, ... Outra curiosidade da sala é que em outra tevê fica passando em tempo real as abelhas dentro de uma dessas caixas colmeias (rs... não sei se são chamadas assim).
Existe outras salas que passamos muito rápido, como o das formigas, acabamos saindo correndo para ver a Corrida de Baratas, as crianças fazem a maior algazarra nessa hora, torcendo para a sua escolhida ganhar, é muito engraçado.

Para fechar o passeio ficamos um pouco nos jardins, um espaço foi dedicado com caixas de diversas abelhas preparando o mel, nenhuma delas possui ferrão, por isso, é super tranquilo observá-las de perto.

Depois é só aproveitar mais um pouco o espaço e fazer uns cliques neste verde lindo, eu adoro...

Achei o Planeta Inseto perfeito pra idade do João, mas que agrada também os mais velhos, eu sou uma mãe que adora esses passeios e incentivar os filhos fica fácil demais. rs
Já conhece o museu? Deixa nos comentários alguma sugestão de passeios interessantes para fazermos com os nossos filhotes.


Um beijo grande e até mais...

Alê


Sobre: 

  • Museu do Instituto Biológico
  • Exposição Planeta Inseto
  • Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 64 – Vila Mariana, São Paulo/SP (próximo estação Ana Rosa do metro)
  • Aberto de terça a domingo, das 9h às 16h
  • Preço: Gratuito



1
Comentários via FaceBook

Um comentário:

  1. Oi Ale!
    Ai gente, Rafa e João estão tão lindos!
    Ale, eu até iria nesse museu, mas nunca tocaria em nenhum bicho desses.
    Que nervoso, você é muito corajosa!
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!

P.S. Você pode adicionar o link do seu blog, desde que o comentário seja referente ao post e não propaganda particular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...